Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Opiniões de um GNU/Chato sobre o Xiitismo Linuxista"

O tempo passou e o GNU/Linux continua sendo chamado só de Linux... Mas evoluiu bastante! E está brigando pelo Desktop também. O problema é que para essa briga há um número muito grande de pessoas que ouvem falar do negócio. E o efeito telefone sem fio termina por distorcer, truncar ou anexar informações a respeito dos conceitos de Software Livre, GNU/Linux e etc.” A nota foi enviada por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘswissinfo·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
Que furada!: Eu acompanho diariamente o Planeta Ubuntu Brasil, de onde sempre vejo os comentários dos amigos fãs do Ubuntu, igualmente o Monthiel.

O Monthiel está sempre colaborando com artigos legais, e fazendo comentários bacanas, mas dessa vez ele cometeu um exagero.

Infelizmente nesse momento o blog está fora do ar, mas pelo que eu me lembre, ele comentou negativamente e considerou minoria as opiniões de pessoas como a Bia.

Basta ler o blog dela para ver que a opinião dela é simplesmente a verdade sobre o Linux e o Windows: os dois tem suas vantagens e desvantagens!

Não quero viver num gueto de isolamento! Eu não recomendo o Linux para usuários que claramente necessitariam de coisas que o Linux ainda não tem, ou onde o Windows possui clara vantagem como jogos e entretenimento.

Há muitas coisas que estão melhorando no Linux, e tantas outras que não chegaram lá por falta de atenção da indústria e do software propietário. Isso ainda é uma vantagem do Windows, devido a atenção que essa plataforma tem.

Utilizo Linux e adoro o Ubuntu! Tiro o máximo de proveito desse sistema maravilhoso, e procuro tirar a vantagem que ele me provê naquilo que ele é melhor. Mas principalmente eu utilizo o Ubuntu porque no meu dia-a-dia ele me provê tudo aquilo que eu preciso, e digo, tenho sorte por isso!

Não é o mesmo para muitos usuários acostumados e atrelados ao legado deixado pelo Windows. Não é o mesmo para a Bia, que infelizmente precisa e gosta de tecnologias que o Linux ainda não suporta com facilidade e transparência.

Vamos recomendar o Linux, assim como o Ubuntu, naquilo que eles são melhores! Vamos reconhecer as deficiências do Linux e fazer dele melhor até ultrapassar as qualidades dos outros sistemas.

Isso sim é liberdade de escolha. Essa é a comunidade que eu gostaria de ver, e é isso que eu faço no meu dia-a-dia de simples usuário de computador. Nada de extremismos!

----------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de escovadordebit
Atrair fabricantes de hardware: Por isso que eu acho muito importante que se estabeleçam relações com os fabricantes de hardware, principalmente no que serefe a drivers e processo de instalação.

Recentemente tive de configurar um HP Color Laser Jet. No Rwindows foram só alguns cliques. Qualquer um com mínimos conhecimentos em computação poderia fazê-lo.

Ja no Linux, tomei um chapéu... Tive que correr atraz de driver, compilá-lo (nem preciso dizer que deu trocentos erros de dependências), configurar o acesso ao IP da impressora, etc.(foi um bom divertimento pra tarde de sábado :D ) Enfim, imagino que aquele usuário com conhecimento mínimo nunca iria chegar até o fim.

Agora imagina a frustração que você tem quando compra uma impressora novinha e quer imprimir algo nela (afinal você a comprou para isso) e tem de passar horas correndo atraz de documentação, processos de configuração, etc. E o cara do Rwindows a seu lado faceirinho da vida...

Eu não estou defendendo Rwindows até porque sei que estes instaladores são desenvolvidos pelos fabricantes. Mas reconheço que alguns pontos ainda devem ser melhorados e que atrair fabricantes de hardware para o mundo Linux é muito importante.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Fábio Emilio Costa
Com certeza...: Ano passado camelei por uns quatro meses tentando por uma impressora multifuncional EPSON CX4500 no Slackware, até que desisti e passei para o Mandriva... O que mais impressionou é que o Mandriva pegou no Autodetect...

Por outro lado, no mandriva a camelação é com a placa WiFi (DLink DWL-520+). O ndiswrapper foi a melhor solução, mas o estranho foi que eu não consegui compilar o driver acx100 free que compilou "de prima" no meu antigo Slackware...

De qualquer modo, fica o recado aos fabricantes (nós linuxers existimos!!!) e aos analistas (uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa... :P)

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de vmedina
Sobre a opinião da Bia: Eu achei isso:

Tenho que elogiar uma pessoa que escreve isso e não é usuária freqüente de Linux/SL. Gostaria até de deixar um convite para testar o Ubuntu 6.06, que saiu ontem, e me por a disposição para qualquer dúvida.


As pessoas não perceberam que ela elogiou mais do que criticou, e não criticou o Ubuntu em si!

Se quiserem ver uma lista de elogios que eu destaquei, cliquem no trecho que eu citei acima.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ricarab
Exato!: Exato! Ela não fez nenhuma crítica infundada ao sistema Linux, ela apenas mostrou o que REALMENTE não funciona bem, ELOGIOU o sistema naquilo em que ele é melhor e se lamentou por não poder utilizá-lo, devido as suas dependências relativas a hardware.

Enquanto continuarmos mandando os usuários comprarem Play Statios se quiserem jogar no computador, o Linux vai continuar sem excelência justamente nessas áereas que são o diferencial de qualidade do Windows.

----------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de vmedina
Vale apontar que::
"se lamentou por não poder utilizá-lo, devido as suas dependências relativas a hardware."


Porém não culpou o sistema operacional, apontou o dedo para quem deve, os fabricantes de dispositivos.




Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004