“Um artigo publicado no meu blog comenta o caso "Debian vs. Firefox", analisando o impacto que isso pode ter no sucesso do software livre. Um trecho: Na última semana, todos vimos atentamente a decisão do projeto Debian, uma das mais conhecidas distribuições linux comunitárias, de criar um fork do Firefox no Debian, trocando seu logotipo e chamando-o de IceWeasel. A comunidade se dividiu. Enquanto os mais puristas aplaudiram o anúncio, em nome da liberdade, outra parte da comunidade, viu com ceticismo e críticas a atitude dos desenvolvedores do Debian.”
Mentira. O Debian usa vários logotipos que são marcas registradas, e não tem nada no Debian que é contra marcas registradas. "Debian" é uma marca registrada.
O Debian não pode usar o logotipo do Firefox porque ele não é livre, questão de copyright e não de trademark. Se um usuário do Debian quiser customizar o logotipo do Firefox para uso próprio (ajustar as cores, por exemplo), a licença do logotipo não permite.
O projeto Debian gostaria de usar a marca Firefox, tanto é que obtiveram autorização para usar o nome sem o logotipo. Também sugeriram 'a Mozilla como eles poderiam alterar a licença do logotipo sem perder controle sua marca registrada, mas a Mozilla ignorou.
Agora, A MOZILLA CORPORATION REVOGOU O DIREITO DO DEBIAN DE USAR O NOME FIREFOX. O Debian não pode usar o logotipo porque o copyright dele não é de acordo com o CONTRATO SOCIAL da distribuição Debian. O Debian QUER USAR O LOGO E MARCA FIREFOX, MAS A PERMISSÂO PARA FAZER ISTO FOI REVOGADA.
O projeto Debian está comprometido em distribuir um sistema operacional onde o usuário é livre para usar, copiar, modificar e distribuir o código fonte, imagens, fontes e tudo mais. Marcas registradas não impedem isso, mas o copyright do logotipo do Mozilla sim.
Se você quer abrir mão de algo, vá em frente. Não espere que o Debian faça o mesmo.