Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do leitor: Linux para não-micreiros


“O Linux pode e é funcional para pessoas comuns, precisamos conquistar essas pessoas, não só os 'ratos da informática', os profissionais de TI. Temos que nos disseminar entre estudantes, professores, todos trabalhadores entre outros. Linux esta consagrado para servidores todos já sabemos, precisamos vencer a barreira Desktop que tem tantas utilidades escondidas atrás dessa barreira que foi criada, o linux é funcional para pessoas comuns.

Ajude a disseminar essa idéia, leia o texto completo do desabafo sincero de um usuário que quer ajudar nossa causa.”


Enviado por Rafael Gimenes (falecomΘrafaelgimenes·net) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dyego Leal
Problema mais grave !: Eu considero o problema mais grave do linux os drivers... meu deus... que coisa mais chata é botar um equipamento novo... e ter a infelicidade de nao ter driver (90% dos casos) , aquela camerazinha... aquele scanner... po... que chatisse... fora que se vc tem um driver funcionando MUITO BEM , ae vc atualiza o kernel... puft... foi-se tudo por agua abaixo... acho isso MUITO ruim....

O dia que um usuario de casa puder espetar uma WebCam que ele comrou na esquina e o linux reconhecer... talvez o usuario em casa consiga usar numa boa...


Comentário de glaydsonlima
Será que não estamos chegando?: Em um tópico no fórum do Ubuntu, um usuário perguntou "Sou estudante de Direito! Mais alguém usa ubuntu e não trabalha com informática?". O que parecia ser a exceção foi negado pela maioria (pelo menos que responderam) que não são da área de TI. Existem dentistas, médicos, escritores, advogados, psicólogos, biológos (vejam o resto da lista no tópico).

Em relação a problema de drivers, confesso que não tenho problema. Ao instalar uma impressora laser recente fiz uma instalação gráfica no Gnome. O usuário Windows teve que procurar na internet e baixar um arquivo de 600Mb. Também não tenho problema com atualização de kernel que hoje é feito sem escrever nenhuma linha de comando.

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de jluis
Opinião do Leitor.: Sobre o texto em referência existe uma grande verdade. Criou-se realmente um tabu que o Linux era para expert. Agora existe uma certa dificuladade em reverter a situação.
Como o texto mesmo diz, existem distros para todos os gostos. Mas o que esta em discurssão é o Linux para Desktop. Ubuntu, Kurumin, Fedora, BigLinux e outras mais, já estão prontas para esta finalidade. Agora só resta convercer os amigos, parentes, colegas a usarem Linux. Não é muito fácil porque eles estão acostumados com outro Sistema. Tampouco adianta agredir o Sistema por ele usado pois criaria uma enorme barreira e uma antipatia de imediato. A abordagem mais facil, na minha opinião, seria tentar mostrar ao usuário em tela, as vantagens oferecidas pelo Linux. Não porque ele poderia ser adquirido gratuitamente, mas sim pelas qualidades que ele possui. Para conquistar um usuário é preciso ter paciência e leva muito tempo. Convencido, faz-se necessário mostrar e demonstrar o que o sitema é capaz de fazer. Um rapido passeio pelo navegador, amsn, editor de texto, modificar as aparencias do sistema. Pronto! Agora ele decide. Tolice pensar que os mais jovens são os que estão mais abertos a mudanças.Os mais velhos também estão. Aqui tenho os dois sistemas instalados. Apenas meu filho usa o windows pra jogar. Minha filha, eu e minha mulher só usamos o Linux. Agora façam sua parte. Exercite seu poder de convencimento. Com certeza voce vai conseguir.
Comentário de lebeziatnikov
Esse dia é hoje, e esses: Esse dia é hoje, e esses problemas que vc descreveu são de 2 anos atrás. O Ubuntu (como exemplo) reconhece muito mais hardware do que o windows e isso não é de hoje, a muito tempo.

Inclusive, instalar qualquer dispositivo no linux, quando ele não é reconhecido, é muito mais simples do que no windows. Experimente usar de verdade antes de apresentar um dado absurdo como esses seus 90%, eles não fazem o menor sentido.

[]'s
Comentário de Manoel Pinho
Micreiros: Eu diria que o perfil da maioria dos usuários de linux hoje não é de micreiros, muito pelo contrário. A maioria dos usuários são de estudantes/profissionais de informática e de áreas exatas e pessoas curiosas (de qualquer formação).

Para mim o perfil típico de micreiro pode ser muito bem exemplificado na maioria dos colunistas de informática de grandes jornais e revistas. Os micreiros são aqueles que sabem tudo de windows e dos principais softwares proprietários da moda e costumam ter em seus micros sempre as últimas versões desses programas, quase sempre piratas, e geralmente resistem irracionalmente a aprender linux ou qualquer software livre. Sentem-se ameaçados na sua suposta sapiência conseguida durante anos de uso daqueles programas proprietários e zomam ou simplesmente ignoram o fenômeno crescente do software livre, que costumam confundir com freeware. Geralmente usam frases como "deve ser ruim porque ninguém quer usar mesmo sendo gratuito" e coisas do gênero.

Eu particularmente conheço diversas pessoas assim e são as que resistem absurdamente mais em migrações para SL nas empresas e instituições. São pessoas com profundo conhecimento em certos softwares mas costumam saber pouco de informática como ciência, mas mesmo assim julgam saber tudo.

O problema dos drivers não é só do linux, mas de qualquer sistema que não seja o windows e a culpa única e exclusiva são dos fabricantes que insistem em ignorar os outros sistemas. Isso só vai mudar quando as pessoas começarem a não prestigiar esses fabricantes ao não comprar hardwares incompatíveis e sempre pesquisar por compatibilidade antes de comprar hardwares.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de J.Luiz
Linux Pronto: Falta visão em alguns desenvolvedores Linux,esquecem que em paises da America Latina e Africa,a conexão discada é a opção mais usada,pois justamente,Debian,Kubuntu,Suse,Muriqui,e,ubuntu (após instalar o kde),não permitem conectar com o kppp,o usuario recebe respostas do tipo: "não pude encontrar kppp executavel" ou "o serviço kppp terminou inesperadamente",voce cria o /etc/resolv.conf com nameserverde provedor,dá permissão "chmod ..." e nada,se quiser,use o wvdial ou o ppp-config (nos quais não se sabe a velocidade de conexão),eles pensam que todos tem rede,conexão DSL,ou ADSL a vontade.
O google está cheio de questões sobre os problemas citados acima,mas respostas satisfatorias,não existem,a solução é usar distros que aceitam o uso do kppp.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Já instalou um windows?: Primeiro ponto:
Vamos usar o seguinte exemplo:
Um micro com hardware de boa qualidade e periféricos de boa qualidade. Instale um Linux nele. Vc vai precisar de menos de uma hora para ter TUDO instalado e configurado.
Instale o windows nele. SE você tiver TODOS drivers dos fabricantes, vc vai levar BEM mais que uma hora para ter tudo instalado e configurado. E se não tiver por exemplo drivers de modem ou placa de rede, vai precisar de outro micro com acesso à Internet para acabar a instalação.

Segundo ponto:
O Linux não tem culpa se os fabricantes de hardware não fazem um driver para linux e pior ainda, não abrem as especificações para que um driver seja feito.
Solução? USE HARDWARE DE QUALIDADE.
O Windows fornece driver de scanner? Nunca ouvi falar.

Terceiro ponto:
Se você usa os pacotes da sua distribuição é muito improvável que ao atualizar o seu kernel algo pare de funcionar. Se é algo de terceiros, você precisou compilar para fazer funcionar. Basta repetir o make; make install

Existem muitos hardwares baratos, comuns e com bom suporte ao Linux. Use um Kurumim por exemplo. Em 2 minutos vc tem todo o hardware do seu micro instalado e configurado. E isso em 90% do harware por ai.
Apenas escolha o hardware. Isso obrigará os fabricantes a fornecerem melhor suporte ao Linux. Seu modem não funciona? Compre um que funcione por 30 Reais. Bem mais barato que pagar um windows pelado.

O Windows tem suporte melhor a hardware?? Por favor. Você sabe o que é preciso fazer para instalar windows XP em uma máquina com HD SATA? Se você não tiver os CD's da placa mãe para poder gerar um *DISQUETE* com os drivers, trate de baixar tudo pela Internet. Usando o Linux ;-)

Marcelo Vivan Borro
Comentário de popolony2k
Desculpe mas você tá viajando.....: ...nem a mais de 5 anos atrás era desse jeito que você escreveu.

Sempre utilizei o Kppp sem ter que configurar nada disso que você está se referindo desde os tempos de Conectiva Guarani. Foi só no clique do mouse, bem a lá Windows e nada de resolv.conf e talz.....super sussa.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Topeirice: A verdade é que a grande maioria dos usuários que está surgindo nesse período, pós computador para todos é de topeiras que querem fuçar na máquina.

Mas para ter experiência naquilo que você deseja trabalhar ou até mesmo brincar, você precisa aprender, o que aconteceria também se o mesmo estivesse no Windows, portanto, nada de ficar passando a mão na cabeça de usuário topera e sim que o mesmo aprenda...de preferência do jeito certo e no Linux.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Alessandro
"topeira": Acho que um dia tu também foi “topeira”, como é fácil culpar o usuário.

Na verdade é mexendo, tendo curiosidade que se aprende, e quem aprende assim nunca mais esquece. O bom é tentar, pesquisar, perguntar.

Outro grande problema é que não temos na maioria das cidades brasileiras cursos para o Linux, e ainda existem várias faculdades de informática que nem tocam no assunto.

Com esta situação como os novos usuários vão apreender? Acho que só mesmo fuçando, mexendo. Esta é uma das situações que atrapalham o desenvolvimento do Linux nos Desktops.

Comentário de popolony2k
Você não sabe ler ??????: Isso é típico de programadores típicos que lêem no impulso e respondem sem ao mesmo analisar o conteúdo do tema discutido.

Escrevi anteriormente:

"Mas para ter experiência naquilo que você deseja trabalhar ou até mesmo brincar, você precisa aprender, o que aconteceria também se o mesmo estivesse no Windows ...."

Portanto, REPITO, não passo a mão em cabeça de usuário que entra na minha casa (Linux) com pé sujo e desarrumando a ordem de tudo que está lá corretamente organizado e ainda sai criticando.
Se o Sr. Usuário for educado, e agir educadamente, contestando as diferenças e discutindo para chegar ao ponto de acordo com a finalidade construtiva de descobrir onde estão as similaridades, aí é outra história, caso contrário, que fique fora do mundo eletrônico.

Quanto a sua afirmação:

"Acho que um dia tu também foi “topeira”, como é fácil culpar o usuário.

Achou errado. Nunca fui usuário, na época que comecei a mexer com computadores, nem interface gráfica existia e tudo ou você fazia via MSX-DOS ou em MSX-Basic ou M$(ASCII) C ou Borland Turbo Pascal 3.0 ou Assembler Z80, mas tem quem veio dos Apples que tiveram experiências similares em sua plataforma. E vc ??? Veio do Windows né !!!

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de bebeto_maya
Usabilidade e organização!: __Penso que o grande problema do Desktop ainda está na usabiliade para leigos...Não que KDE e Gnome não tenham os recursos, é que a a maioria das empresas empacotadoras não consegue uma boa customização do Desktop.

__Uma boa idéia seria gerar uma lista de "IRQs" para o usuário leigo, assim por exemplo, criar-se-á uma lista com as dez funções prioritárias para um usuário leigo num PC...Video, mouse, Teclado, Impressora, Scanner, Pendrive, Câmera, Internet, Texto, Planilha...etc.

__Quem chegou mais perto da usabilidade para um leigo, ao meu ver, foi o Ubuntu e, empatado, a Mandriva...Temos o Kurumin, mas o grande trunfo desta distro é o suporte fácil a hardware, se não funcionou, não tem problema, usa um ícone mágico, mas a desorganização do menu e uma área de trabalho estranha para um novato podem confundir...SUSE também pode brigar de igual com Mandriva e Ubuntu, mas acho que não ganha...

__Acho que a primeira coisa que deveria vir na área de trabalho do Ubuntu,por exemplo, deveria ser um ícone do Automatix. Depois de configurar a Internet, você colocaria o Automatix em ação e ele transformaria seu PC em um sistema usável para multimídia.

__Usabilidade é tudo, os ícones certos com a intuitividade certa, numa área de trabalho simples e familiar, colocam qualquer usuário diante de uma experiência rica em seu desktop...Outro detalhe são os mime-types, eles têm que estar corretamente associados a pelo menos uns 200 tipos de arquivos mais comumente utilizados pelo usuário simples, sem essa de clicar com o direito para escolher um aplicativo, ou pior, digitar o nome do programa, que o usuário,na maioria das vezes, não sabe qual é.

__Thunar é o nome, pra mim o melhor, mais simples e funcional gerenciador de arquivos para Linux. Além de usável, bonito e leve. Testem! Nautilus tem muito que aprender com ele. Infelizmente está num projeto ainda imaturo, que é o XFCE 4.4..Que sinceramente dará um show quando estiver pronto.

__Automount, colocou mídia, abre logo gerenciador, não tem outra, nenhum usuário leigo vai querer abrir linha de comando para desmontar e montar uma mídia. Isso deveria ser padrão de fato, sem gambiarras para enganar. Já deveria estar no Kernel.Mas, muitas distros populares e seus desenvolvedores, relegam isso a categoria secundária, o que ao meu ver, é uma gafe fatal.

__Design é isso: Usabilidade, Ergonomia visual, beleza, simplicidade e funcionalidade. É preciso focar nisso.Nós já temos as ferramentas, mas falta usá-las com configurações adequadas.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de J.luiz
Linux facil: Não,não estou viajando,visite os foruns Linux,poe exemplo: www.forumdebian.com.br e voce vai encontrar muita coisa sobre o que falei,ah, visite os foruns do suse tambem,e,claro que o kppp funciona no conectiva marumbi no slackware,no mandrake/mandriva o problema se restringe a algumas distros.
Comentário de J.Luiz
Topeirice: O maior problema do linux,é a grande quantidade de elementos que adoram xingar os outros,tentando desmentir o que é verdade,no afã de "baixar o cacete no outro" nem procuram ler com calma a opinião alheia,eu uso linux em casa,não sou expert,mas tenho a certeza que "topeira" é uma deturpação da palavra "toupeira" que designa um animal de pouca visão,por problemas geneticos,a sua insistencia em usar um termo errado para tentar chamar os outros de asno,tentando,por exemplo negar o problema que as distros citadas apresentam no uso do kppp,me lembra que os militares erraram ao extinguir o "MOBRAL".
mire-se no exemplo de outros que postaram coisas positivas sobre este assunto.
Comentário de popolony2k
MOBRAL: Erraram ao extinguir o MOBRAL ??? Hummmmmmm. Tá explicado o porque do nível dos nossos usuários.

Quanto a Topera ou Toupeira, tantufas, ainda mais porque Toupeirice nem Topeirice não existe jamais.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004