Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do leitor: estamos vivendo um remake do "Piratas do Vale do Silicio"?


“Muitos aqui provavelmente assistiram ao filme [docudrama não-autorizado] Piratas do Vale do Silício e muitos provavelmente acompanharam a visão do autor sobre como foi o nascimento do computador pessoal com a Apple e como foi a ascensão da Microsoft no mercado. Muitos devem se lembrar que Steve Jobs, o presidente da Apple, na época acreditava que o grande inimigo da sua empresa era a onipresente IBM, a famosa "Big Blue", quando na verdade ele não enxergou que seu verdadeiro inimigo era uma modesta e pequena empresa de um tal Bil Gates. E como conseqüência viu todo o projeto de sua empresa ser copiado pela Microsoft.

Bom, agora vai a pergunta, será que nós do mundo open source, ou melhor do mundo Linux, estamos "mirando" no inimigo certo? Será que nosso grande arqui-inimigo é mesmo a empresa de Bill Gates? Será que nosso grande rival não é alguma empresa que esteja agora ao nosso lado, como o Google? O que você leitor do Br-Linux.org pensa disso?

Quem me quiser pode conferir o trailer do filme no youtube, é só acessar a referência.”


Enviado por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de brain
Mirando em inimigos: Eu particularmente não estou mirando em inimigo nenhum.
Comentário de Dm7
Acho que a idéia disso tudo: Acho que a idéia disso tudo é que as previsões frequentemente falham! Essa idéia deveria ser observada pelas empresas que seguem o conceito de "conheça seu concorrente, seus pontos fortes e fracos". Provavelmente existe um bom limite para isso, para não se perder o foco...
Comentário de dudous
Abuso de poder: Na minha opinião, qualquer um que detenha poder demais e tenha condições de influir de forma a tornar sua vontade prevalescente sobre a da maioria, deve ser combatido.
Em se tratando de empresa de TI, a Microsoft é a um bom tempo a grande "vilã", mas nada impede que o foco se volte para qualquer outra empresa no futuro. Inclusive o Google.
Comentário de Felipe Ferreri Tonello
Nesse mundo todos podem ser inimigos: Hoje em dia todos só pensam em dinheiro então as vezes agente pensa que uns podem até ser amigos mas na realidade estão alí só pelo dinheiro e quando o dinheiro migrar eles vao junto! não adianta!
Comentário de Dm7
Mas no caso do Linux e do: Mas no caso do Linux e do Open-source, existe um elemento ideológico bem forte, que acho que poderia sobreviver a isso... acho!
Comentário de deysonthome
Se houver um vilão...esse: Se houver um vilão...esse ainda é a M$....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de jobdrb
Tempos diferentes ,,,: Em primeiro lugar a Apple era uma empresa de Hardware e Software
mas era o Hardware sua grande fonte de lucro.
E para a IBM à época o hardware era tb sua grande fonte de lucro.

O que as 2 não viram era que o software é mandava no hardware.

Assim, a IBM, terceirizou o software e se ferrou.
A Apple insistiu em ser fabricante de hardware e tb se ferrou.

Agora, a MS tem o monopólio dos SO, e isso vai continuar por muito tempo. Muito experta a MS vem comprando e fechando tudo que posso ameaçar seu monopolio, mesmo quando não paraece ter nada a ver.

O Linux é um software, e o negócio do Linux é venda de expertise.
em serviços.

O Google é uma empresa que da serviços que vende propaganda.

O grande concorrente da Google, são as teles e mídias em geral.


Ou seja a google não tem o software como venda, é apenas um grande usuário e desenvolvedor.

Comentário de andremagoo
Concordo...: Concordo com o brain, não me procupo com essa de "inimigo". Sou do tempo em que basicamente se construia todas as ferramentas que se precisava usar e o Linux é o ambiente que me proporciona isso se eu quizer, sem um grande custo adicional e com ampla documentação do sistema e aplicativos que o rodeiam disponível.

Então uso porque acho divertido! E claro, atende as minhas necessidades.
Comentário de rednaxel
O Triunfo dos Nerds: Muito melhor que o filme "Piratas do Vale do Silício" foi o documentário chamado "Triumph of the Nerds: The Rise of Accidental Empires (1996)", de Robert X. Cringely. Ele cobre desde os primórdios do PC, com o Altair 8800, até o lançamento do Windows 95. Cringely também fez um outro documentário, "Nerds 2.0.1: A Brief History of the Internet (1998)", que conta sobre o nascimento da Internet até o fenômeno dot-com.

Ambos são imperdíveis pra quem quer saber a real história contada pela boca dos protagonistas: Bill Gates, Steve Jobs, Edward Roberts, Steve Woziak, Douglas Adams, Gordon Moore, Dan Bricklin, Gary Kildall, Steve Ballmer, Tim Patterson, Charles Simonyi e muitos outros estão entre os entrevistados. No segundo documentário, sobre a Internet, os entrevistados incluem Marc Andreessen, Steve Ballmer, Tim Berners-Lee, Vint Cerf, Larry Ellison, Bill Gates, Steve Jobs e Scott McNealy.

http://en.wikipedia.org/wiki/Triumph_of_the_Nerds

http://en.wikipedia.org/wiki/Nerds_2.0.1

Comentário de XAngel
Opções: Também não miro em inimigo algum, esse esquema de monopólio hoje com a internet e o software livre está muito complicado.
Veja bem, a comunidade de SL já desenvolve alternativas a várias opções de software que são considerados "controladores do mercado", se de alguma forma a Google começar a mostrar algumas garras e abusar da minha paciência eu simplesmente migro para outro sistema.

O mesmo vale para Windows e até a minha distribuição Linux atual. Ser livre é justamente isso, usar o que você quer. Uma empresa hoje em dia, com tantas alternativas disponíveis, só domina o mercado pq o usuário caseiro é otário e comodista.
Mas no meu caso não me incomoda mesmo.

O que me incomoda mesmo é esse esquema da M$ e da Novell, que fere algumas coisas do GPL. A M$ já vai querer começar a meter as "garrinhas" nas leis do SL. Maldita seja...
Isso me incomoda, pq fere algo pelo qual eu luto.


Comentário de Manoel Pinho
Monopólio: A IBM, Sun, Google, HP, Novell, etc podem não ser nenhumas santinhas e nos apunhalar de uma hora para outra como a SCO fez e a Novell talvez esteja fazendo agora, mas não há dúvidas de que o inimigo número 1 do linux e do software livre em geral porque é a que mais depende do modelo tradicional de negócio de software proprietário para sobreviver. Pode ser que mude mas ainda vai levar um bom tempo.

Por acaso saiu no Slashdot hoje que a Europa deu um ultimato para a M$ abrir todos os segredos de seus protocolos proprietários ou será multada pesadamente. As informações em imglês ainda são escassas mas significa que a MS terá muita mão de obra para lançar o seu Vista e Office 2007 e para manter o seu estilo de negócios, pelo menos na Europa.

Esses últimos "movimentos de xadrez" como o acordo com a Novell e a mudança do discurso em relação ao SL por parte da empresa não foram à toa...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de André Cabral de Melo
Área meio e área fim...: O Google tem a informação como negócio não a produção de software.

Se teu objetivo for dominar o mundo provavelmente o Google é um concorrente teu, mas se teu objetivo for produzir software vc pode ficar sossegado e até vender softwares para ele.


Abraço
Comentário de Tiago Cruz
O velho ditado da máfia: "Mantenha seus amigos por perto
... e seus inimigos mais perto ainda"

É o que mais me preocupa com essas últimas atitudes da Microsoft, visto que foi a mesma tática usada para dar o golpe na IBM/ Apple e passa-las para trás.
Comentário de Bruno Braga
aff: Comparar Google com M$crosoft é sacanagem.

Google faz vários projetos para a comunidade, inclusive Open Source.

E não cobra diretamente por nenhum dos seus serviços.

Cara viajou.
Comentário de Javalee
A comunidade costuma gastar: A comunidade costuma gastar esforços em discussões irrelevantes, e o que é pior, sem muita fundamentação.

Lembre-se, ainda estamos na fase embrionária da colaboração.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004