Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opera 9.5 em QT4


“Opera 9.5 em QT4! Pelo menos é o que estão prometendo. A atual versão alpha do navegador Opera, codinome Kestrel, traz algumas novidades como busca no histórico e um melhor suporte a bittorrent (sim, já é suportado). Com destaque para a sincronização online de favoritos, barra de ferramentas e speed-dial. A idéia é que os arquivos de configuração fiquem online e são sincronizados quando você logar pelo Opera novo. Legal para quem usa mais de um PC ou OS e acaba deixando os favoritos uma bagunça. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o seguinte: Eles estão prometendo uma compilação em QT4, o que deve melhorar ainda mais a sincronização das versões entre plataformas. Além de pacotes 64-bits para linux e FreeBSD. A versão atual usa GTK, o que pode ser um pouco desconfortável para quem KDE. Sem falar de problemas de dependências que alguns encontram.”


Enviado por Fabio de Oliveira Lima (fabiolimathΘgmail·com) - referência (opera.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de j.
GTK?: Só uma correção, a versão atual do Opera usa Qt3, não GTK. Opera sempre usou Qt até onde eu sei. :)

[13:40]$ ldd /usr/lib/opera/9.23-20070809.6/opera | grep qt
libqt-mt.so.3 => /usr/lib/libqt-mt.so.3 (0x474aa000)

Comentário de Oceanos
A versão atual usa Qt3...: A versão atual usa Qt3...
Comentário de tenchi
Sim, até porque o GTK nem: Sim, até porque o GTK nem oferece suporte para os recursos que o Opera necessita. Por isso, Qt é a melhor opção para ele. Mas há uma versão do Opera que já vem com o Qt, não importando tanto o ambiente que o usuário use.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de vini_bill
hehehe: Achei muito sinistro o Opera ter aquele visual "estilo QT" e ser GTK ( o que não é impossivel, só improvavel ). A parte boa do QT é o C++ a parte ruim é a documentação ( considero um pouco escassa, apesar de existente e de boa qualidade ) e o fato de não suportar tantas linguagens quanto o GTK.

Gosto do Opera, uso ele nas estações windows que sou obrigado a trabalhar. Melhor que o firefox em alguns momentos ( velocidade de renderização de página e de carregamento ). Pena que eu não conheço tantas ferramentas de desenvolvimento para Opera quanto para IE e Firefox ( webdeveloper toolbar, firebug, Dom inspector, IE Developer Toolbar )

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de feraf
O Opera sempre foi Qt: O Opera sempre foi Qt (versão 3), porém não há nenhum problema em usá-lo no GNOME. Vale ainda ressaltar que o Opera não é Software Livre, por não permitir a redistribuição nem acesso ao código-fonte. Por enquanto o Mozilla Firefox está suprindo todas minhas necessidades como Browser e não pretendo mudar tão cedo. É interessante ver as aplicações Qt3 migrando para o Qt4, pois o KDE 4 está quase aí.
Comentário de manoelhc
gtk2qt4: Só sendo ninja para converter GTK para QT4 em tão pouco tempo. :P
------------------------
Manoel B H Carvalho
Comentário de pauloerweber
GTK?!: Acho que essa última frase deixou todo mundo que conhece o Opera de cabelo em pé! Hehehehehe... O Augusto bem que pode corrigir essa informação no post.

P.S.: Mesmo usando bibliotecas Qt num ambiente como o Gnome não torna o Opera pesado.
Comentário de el_mariachi
Opera && GTK: Lá diz:

"When running Gnome, Opera will now use the native GTK file chooser when opening and saving files"
http://my.opera.com/desktopteam/blog/

:-)

Para mim, o Opera é o top dos navegadores atuais. Rápido, bonito, mtas funcionalidades importantes e que funcionalidades sao nativas e nao atraves de addons que possam ocasionar problemas de segurança.
Comentário de tenchi
Eu gosto dele pela questão: Eu gosto dele pela questão do desempenho, mas acho ele o pior renderizador de páginas. Até no konqueror fica melhor... Mas em compensação lida melhor com "coisinhas em ajax" que o firefox e o konqueror.

Este navegador é o que sempre inova, mas nunca ganha o crédito ;-))

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de ccaldas
Eu tb gosto dele...: >Este navegador é o que sempre inova, mas nunca ganha o crédito ;-))
Concordo plenamente.... muito antes de existir Firefox o Opera ja era multiplataforma e tinha abas. E vejo muitas pessoas dizendo que o IE 7 copiou as abas do firefox..... :-)

Nao sei pq vc acha que ele renderiza mal paginas.... mas o que eu gosto mais dele é o fato de que ele é o mais compativel com a W3C patterns.... além de ele ser muito mais rapido e economizar ram(dizem que essa nova versao vai ser mais eficiente ainda). Tem um site que vai um comparativo muito legal entre os browsers http://www.howtocreate.co.uk/browserSpeed.html

Por incrivel que parece o IE também trouxe varias inovações legais: por exemplo mesclar javascript com CSS para tratar layouts "mais inteligentes", xml data island, adicionar o tipo de fonte ao css, etc.... Algumas inovacoes IE viraram padrao W3C e outras nao....

O fato é que para a maioria das inovacoes adotadas pela W3C (originais, do IE e de outros) o Opera é sempre o primeiro a implementar a maioria delas... ao contrario do IE(que nunca tentou) e do firefox (que ainda nao acompanha o ritmo)

Comentário de tenchi
Opensource?: Não sei. É sempre alguma coisa na página que fica num lugar errado, um campo de entrada de textos que fica meio deslocado, os textos não ficam alinhadinhos, fontes "serrilhadas" em algumas páginas - embora isso também aconteça no firefox, mas com menos freqüencia.
Também tem o suporte á multimídia e java, que funcionam "menos pior" ;-) no firefox.
Mas o fato de o Opera impedir aquele monte de janelas, juntando tudo numa só é uma ótima pedida para a organização. Pena que não é opensource ;-) Mas nem por isso deixa de ser bom.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de nemesis
é, muito legal, né?: "o IE também trouxe varias inovações legais: por exemplo mesclar javascript com CSS para tratar layouts "mais inteligentes", xml data island, adicionar o tipo de fonte ao css"

legal quando padrões abertos são adotados e reformulados de forma maliciosa e "fácil" até os padrões originais se tornarem irrelevantes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
exemplos?: "até porque o GTK nem oferece suporte para os recursos que o Opera necessita"

quais?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tenchi
No ponto: Qual é a principal característica do opera no modo de ele gerenciar todas as páginas? Organizar lado-a-lado, cascata, etc.
Não sou programador, mas sei que há alguns recursos gráficos que o Qt tem e o GTK não tem - o oposto também vale.
Veja aqui do que estou falando.

Não estou criticando o GTK, mas só mostrando o que eu considero como fatos: O pessoal do Opera não escolheu o Qt por acaso (C++?).


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Elias Amaral
Só não é software livre.: Só não é software livre.
Comentário de Bah
huh?: Você foi a primeira pessoa que vi que reclamando da documentação da Qt... normalmente até quem não vai com a cara da Qt reconhece que a documentação dela é ótima.

http://doc.trolltech.com/latest/

Sobre bindings... conheço em Java, Ruby, Python e JavaScript, o que para mim e boa parte dos programadores basta :-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004