Russel Ossendryver, ativista dos formatos abertos, catalisador de diversos projetos relacionados ao OpenOffice.org e diretamente ligado à
World Label (empresas que colocam a compatibilidade com o OOo na capa de seu site ganham minha simpatia bem mais rapidamente), escreveu para me lembrar que o padrão OpenXML da Microsoft está em processo acelerado para aprovação pela ISO, de forma similar ao que ocorreu com o formato multiplataforma ODF no ano passado.
Se nenhum membro da ISO registrar uma razão contrária até 5 de fevereiro, o OpenXML torna-se um padrão.
As entidades governamentais responsáveis por padrões, de modo geral, têm status de membros da ISO, e podem levantar suas objeções neste prazo. E nem é necessário pesquisar muito por objeções, pois a comunidade já fez o seu dever de casa e preparou uma
lista de objeções técnicas à padronização do OpenXML pela ISO.
Provavelmente o Russel me procurou pela projeção que o BR-Linux tem, mas eu certamente não sou a pessoa certa para encaminhar este tipo de assunto. Por outro lado, a comunidade tem abundância de pessoas anexas a ela e que afirmam corriqueiramente ter grande acesso ao executivo federal e aos órgãos tecnológicos do governo. Este pode ser um bom momento para estas pessoas demonstrarem este discurso na prática!
E como uma notícia do BR-Linux pode não ser um bom argumento para passar através das barreiras dos gabinetes, sintam-se à vontade para ignorar o que eu e o Russel Ossendryver escrevemos, pois as autoridades certamente não ouviram falar em nenhum dos dois. Citem
o que o Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, escreveu a respeito (com muita propriedade, aliás), e receberão bem mais atenção.
Sugiro aos demais leitores também uma leitura atenta do texto do Taurion, que inclusive explica como os indivíduos também podem se manifestar.
http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20070125060934582
http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20070131184453743
Informações sobre esse problema são sempre postadas em
http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/
Pelo que parece já foram apresentadas diversas justificativas técnicas para NÃO aceitar o OpenXML como padrão. Mas como isso é uma tremenda politicagem e, no meu entender, se já existe um padrão este da M$ nem deveria ter dado entrada nesse processo, principalmente porque a M$ teve oportunidade de participar da elaboração do ODF ao participar do consórcio OASIS e deu uma de criança mimada que não quer jogar se não for com a sua bola.
------------------------------------------------
Usuário Linux #100343