Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenXML pode virar padrão ISO - Atenção, articuladores políticos da comunidade: eis um projeto interessante para vocês!

Russel Ossendryver, ativista dos formatos abertos, catalisador de diversos projetos relacionados ao OpenOffice.org e diretamente ligado à World Label (empresas que colocam a compatibilidade com o OOo na capa de seu site ganham minha simpatia bem mais rapidamente), escreveu para me lembrar que o padrão OpenXML da Microsoft está em processo acelerado para aprovação pela ISO, de forma similar ao que ocorreu com o formato multiplataforma ODF no ano passado.

Se nenhum membro da ISO registrar uma razão contrária até 5 de fevereiro, o OpenXML torna-se um padrão.

As entidades governamentais responsáveis por padrões, de modo geral, têm status de membros da ISO, e podem levantar suas objeções neste prazo. E nem é necessário pesquisar muito por objeções, pois a comunidade já fez o seu dever de casa e preparou uma lista de objeções técnicas à padronização do OpenXML pela ISO.

Provavelmente o Russel me procurou pela projeção que o BR-Linux tem, mas eu certamente não sou a pessoa certa para encaminhar este tipo de assunto. Por outro lado, a comunidade tem abundância de pessoas anexas a ela e que afirmam corriqueiramente ter grande acesso ao executivo federal e aos órgãos tecnológicos do governo. Este pode ser um bom momento para estas pessoas demonstrarem este discurso na prática!

E como uma notícia do BR-Linux pode não ser um bom argumento para passar através das barreiras dos gabinetes, sintam-se à vontade para ignorar o que eu e o Russel Ossendryver escrevemos, pois as autoridades certamente não ouviram falar em nenhum dos dois. Citem o que o Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, escreveu a respeito (com muita propriedade, aliás), e receberão bem mais atenção.

Sugiro aos demais leitores também uma leitura atenta do texto do Taurion, que inclusive explica como os indivíduos também podem se manifestar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de manoelpinho
Mais informações: No blog do Consórcio ODF há informações atualizadas sobre os últimos "movimentos" e sobre as restrições ao OpenXML que foram apresentadas nesses últimos dias

http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20070125060934582

http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20070131184453743

Informações sobre esse problema são sempre postadas em

http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/

Pelo que parece já foram apresentadas diversas justificativas técnicas para NÃO aceitar o OpenXML como padrão. Mas como isso é uma tremenda politicagem e, no meu entender, se já existe um padrão este da M$ nem deveria ter dado entrada nesse processo, principalmente porque a M$ teve oportunidade de participar da elaboração do ODF ao participar do consórcio OASIS e deu uma de criança mimada que não quer jogar se não for com a sua bola.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Morvan
Assustadora a pressa: ... da Mike Row Soft para apresentar este trabalho à apreciação do Comitê. Nem o bug do Excel, tão velho como o bug do Lotus 123 (É o novo!!!), d´onde houvera sido importado, foi resolvido! A expressão chula para isto é "trabalho feito nas coxas". Desculpem a rudeza. Mas é algo notoriamente mal-feito, feito para conseguir coisas ao arrepio da boa norma.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de call
Essa perseguição toda é: Essa perseguição toda é pq o padrão é da microsoft, se nao...
Comentário de popolony2k
Sim é verdade, só porque o padrão é da M$ ....: ....só que vc se esqueceu que se trata de algo estratégico e que mantém a M$ o monopólio da M$ na questão de softwares de escritórios.

Talvez a comunidade seja critica por ser um "padrão" da M$, mas a verdade é que a M$ controla o "OpenXML" e jamais sinalizou positivamente em aceitar a opinião da comunidade ou concorrentes que tentam adequar um produto similar ao seu M$-Office, agora que a M$ sofre pressão de seu lado e também a possibilidade de perder tal mercado a médio prazo, ela vem sinalizar que pode cooperar ??

Entende o porque do ceticismo da comunidade quanto a aproximação da M$ ??

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Bruno Laturner
Alguém sabe se há pelo: Alguém sabe se há pelo menos duas implementações em código aberto de programas que lidam com o formato OpenXML?

Se não me engano esse foi um dos pré-requisitos da aprovação do ODF.
Comentário de JPayne
Talvez uma seja o Openoffice da Novell....rs...: Talvez uma seja o Openoffice da Novell... depois do acordo, vai saber se a MS e a Novell não desenvolveram nenhum plugin ou coisa do tipo para o Office da Novell ter suporte ao OpenXML ???


--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de JPayne
concordo com vc...: Se a comunidade é tão radical quando se trata da MS é porque a MS fez por merecer... afinal... bobo de nós se ainda acreditassemos que ela é uma empresa que pensa no melhor para os usuários... ela pensa no melhor para os cofres dela...

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Valerio
A novell já anunciou que: A novell já anunciou que está desenvolvendo um plugin para que o OpenOffice salve os documentos em 'Open'XML.
E realmente fez parte do acordo entre as duas empresas.
Comentário de The Darkness*
O detalhe é que não pode: O detalhe é que não pode (ou pelo menos não deveria poder) existir um OpenOffice da Novell.
Se ela desenvolver o tal plugin ele tem que ser OpenSource e portanto, a não ser que seja muito ruim, poderá ser incluido no OpenOffice oficial.

A M$ está tentando usar sua força para aprovar o seu padrão, cabe a ISO mostrar que é uma entidade séria e somente aceitar se o padrão for realmente aberto e interoperável.

Não será uma maravilha ter dois padrões para a mesma coisa, mas se os dois forem bons logo surgirá um terceiro que funda os dois originais, ou então um deles irá se sobresair e ganhar o mercado do outro.

Comentário de francisco prates
mas por que o plugin tem que: mas por que o plugin tem que ser open source (gpl)? se não mexer no código fonte do oo.org, não precisa ser distribuído via gpl. e nem acho que vai, pois se não me engano, a ms teria licenciado a tecnologia para a novell (pelo "evil deal"), e portanto, até onde sei, somente ela poderá fazer uso (receio que a tecnologia em questão, sejam as extensões proprietárias do openxml que só servem no ms office, e estão sendo discutidas nas objeções do formato).
Comentário de a13x
Miguel de Icaza fez um: Miguel de Icaza fez um ótimo texto falando sobre a guerra entre os dois formatos (ODF e OOXML). É difícil de concordar com tudo que ele diz, mas faz sentido...

http://tirania.org/blog/archive/2007/Jan-30.html
Comentário de Ramon Gadelha
Agora está ficando cada vez: Agora está ficando cada vez mais claro o real objetivo do acordo entre Microsoft e Novell.

A Novell quer divulgar e distribuir seu produto, ou seja, faturar com isso e com o apoio da Microsoft então...

A Microsoft quer aprovar seu padrão OpenXML, que de Open não tem nada, então se aproveita de um acordo com uma empresa que desenvolve software livre (novel), já que (se não me falha a memória) um dos requisitos para a ISO aprovar, ele tem que ter uma certa participação em SL.

Aí vem a sacada: o formato é aprovado, a Microsoft dá um chute na Novell, faz mais sacanagens até a Novell quebrar, tira o SuSE do mercado e compra a Novell.

O Microsoft Linux, está cada vez mais longe de ser uma utopia, para se transformar em uma realidade.

Depois não digam que o cigano não avisou!

Ramon Gadelha
Fortaleza/CE
Comentário de manoelpinho
Milguelito: O Miguelito é mais um daqueles mexicanos que teve como sonho cruzar a fronteira com os EUA. O sonho dele assumido sempre foi trabalhar na M$.

Já não chega as suas defesas do .Net e agora ainda defende essa aberração de "Open"XML ? Ele trabalha na Novell, que se vendeu à M$, mas poderia ficar na dele.

A Novell deve estar trabalhando bastante para ajudar a M$ porque eu li em algum lugar que acabaram de lençar a versão 1.0 do conversor ODF para M$ Word

http://odf-converter.sourceforge.net/download.html

(aqui está dizendo janeiro de 2007 a versão 1.0 final)

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004