Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

openSUSE 11.0 Alpha1


“Com um dia de atraso o time do openSUSE está disponibilizando para download o openSUSE 11 Alpha 1, como de costume da distribuição com os releases x.0 promete vir recheado de novidades. A primeira delas, parece ser o novo instalador gráfico, substituindo o antigo e também bonito instalador em QT3 que agora foi portada para a QT4 e ganhou um novo look. Ainda pode ter muitas melhorias até a versão oficial.

Além de resolver os muitos bugs do Alpha 0, o Alpha 1 substituiu o KDE 3.5.8 pelo KDE 4.0.0, mostrando então que a versão 11 do calango virá sim com o KDE 4 como seu desktop KDE padrão, lembrando também que o openSUSE suporta o Gnome, que foi o padrão da distribuição nas versões 10.1, 10.2 e 10.3, não se sabe ainda se a distribuição irá voltar usar o KDE como padrão ou não, porém tudo indica que sim.

Outro detalhe muito importante foi a integração com o "Sat Solver", que será o novo verificador de dependências do Libzypp, que promete tornar mais preciso e rápido o processo de checagem de pacotes.

Para fazer o Download do openSUSE 11.0 Alpha 1 visite: software.opensuse.org/developer.”


Enviado por Wallacy (wallacyfΘgmail·com) - referência (news.opensuse.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wallacy
Capado....: A imagem era tão bonitinha, mais pensando bem não era importante :).

Nossa, relendo agora percebi a bagunça que fiz com as virgulas... Sorry.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Haisen
Novo SUSE: Parece que o OpenSUSE será uma das poucas distros a adotar o kde 4. Os desenvolvedores tem muita coragem. Testando no openSUSe 10.3, o kde 4 tem explodido diversas vezes na minha cara.

Estou a espera das novidades do openSUSE para usuários do Gnome. A versão 10.3 mostrou um visual bastante atraente e polido.
Comentário de Wallacy
Coragem: Nem é coragem, e sim competência, boa parte do KDE team do openSuSE tem ligação com o time desenvolvimento do KDE4, ou seja, no caso, eles possuem muito conhecimento de causa.

Veja que até o port do instalador do yast para qt4 foi anunciado no site KDE devs antes mesmo de sair no site do openSUSE, pois justamente quem fez foi um dev do KDE.

Hehe, SuSE e KDE são ambos da Alemanha, devem ter um bom ciclo de amizade.

Além do mais, a versão 11 só vai sair em junho... Tem muito tempo....

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.


Comentário de marcelovborro
Gnome padrão??: "openSUSE suporta o Gnome, que foi o padrão da distribuição nas versões 10.1, 10.2 e 10.3, não se sabe ainda se a distribuição irá voltar usar o KDE como padrão ou não, porém tudo indica que sim."

Estranho, usei (e uso) todas versões citadas e nunca vi referência em nenhum lugar que o Gnome seja o gerenciador padrão do Opensuse. Na instalação você simplesmente escolhe qual ambiente pretende usar, não há nem uma opção pré selecionada. E existem versões em qt e gtk dos componentes do Opensuse ( yast, etc ).

Na verdade os dois ambientes principais são perfeitamente suportados e ainda o devem ser na versão 11.

E não tenho tanta certeza que o KDE4 será a única versão do Kde disponível. É muito mais provável que exista a opção de uma versão KDE3.5.X, mas tudo isso vai depender do desenvolvimento do KDE4 até os Release Candidates.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Wallacy
Foi a mesma pergunta que o: Foi a mesma pergunta que o Túlio Magno fez para min via email.

Oficialmente falando o openSUSE sempre teve como desktop padrão tanto o KDE quanto o Gnome.

Porem quando saiu a versão 10.1. O desktop "padrão" não oficialmente falando foi o Gnome, o compiz foi feito nos "padrões gnome", no mesmo período a Novell comprou uma empresa que trabalhava só com Gnome, e todos os softwares que eram desenvolvido pela distribuição eram feito nos "moldes Gnome".
Não sei se você usava o SuSE antes, mais uma coisa que foi até muito comentada quando saiu o 10.1 foi a alteração da ordem KDE / Gnome para Gnome / KDE na media de instalação, e todas as noticias "oficiais" sempre fazia referencia a versão do Gnome usada não do KDE como de costume, os tutoriais no site do oficial também no inicio não tinha referencia ao KDE, só depois....

Etc.. etc... oficialmente falando é ambos os desktops, porem nas versões 10.1 e 10.2 pouco se fez pelo KDE, pouca personalização (que sempre foi marca da distribuição), e muitos bugs. Na versão 10.3 já pouco se viu disso, mais o "menu" com opção gnome em primeiro ainda continua, e os "changes logs" ou muitas outras coisas no site oficial ainda faziam referencia sobre as versões do gnome (mal era citado o kde)....

Dessa vez como pode conferir no site oficial, citaram somente o KDE (mesmo estando o gnome presente na media, e também está atualizado e personalizado).

Citei como um padrão não oficial, mais por causa do comportamento em relação ao KDE nas ultimas 3 versões da distribuição, que havia mudado. Não lembro-me direito qual foi o desenvolvedor, mais na epoca, (quando saiu o 10.1) ele havia dito que agora era a "hora do Gnome reinar na distribuição", e não foi por menos na versão 10.1 o Gnome era muito mais bem polido e personalizado que o KDE, depois na versão 10.2 ganhou o KDE ganhou um novo menu, e só...



E sobre o KDE4, eles misturam os pacotes no CD, basicamente estão usando o KDE4 com muitos recursos do KDE3 como por exemplo o kicker.


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004