Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenBSD 4.1: série de entrevistas com desenvolvedores apresenta a nova versão

O OpenBSD 4.1 foi lançado no início desta semana, e o ONLamp publicou uma entrevista com uma série de desenvolvedores deste sistema, discutindo alguns dos novos recursos de rede, esforços ativos de adaptar o sistema a arquiteturas adicionais (landisk e UltraSPARC III), trabalhos relativos a multiprocessamento e as melhorias no combate ao spam.

Fundado em 1995, o OpenBSD mantém um ciclo regular de novas versões lançadas a cada 6 meses. Segundo estatísticas coletadas pelo projeto BSD Certification, trata-se da segunda variante do BSD mais usada (à frente do NetBSD, e atrás apenas do FreeBSD).



O projeto é reconhecido pela insistência de seus desenvolvedores em qualidade na documentação e código aberto, posições firmes quanto a questões de licenciamento, e foco na segurança do código. O projeto é um dos raros sistemas operacionais livres a manter uma rotina permanente de auditoria de segurança do código de todos os softwares livres distribuídos por ele, e por isto o OpenBSD ostenta a marca de ter tido apenas 2 falhas de software exploráveis remotamente, em mais de 10 anos de existência.

Quanto às licenças, o OpenBSD manifesta a intenção de preservar o espírito do licenciamento original do código desenvolvido em Berkeley (o qual deu origem a todos os BSDs, e desempenhou papel importante da gênese dos demais Unix e clones livres, e também de diversos softwares proprietários relacionados), e por isto prefere a licença do Internet Systems Consortium (versão simplificada da licença BSD original), a própria licença BSD e a licença do MIT. As licenças adotadas pelo OpenBSD são reconhecidas como livres e de código aberto pelas respectivas entidades responsáveis.

O projeto OpenBSD também mantém e fomenta uma série de outros projetos de software, como o onipresente OpenSSH, o filtro de pacotes pf (alternativa ao IPFilter, cuja licença havia recebido restrições adicionais, de forma similar ao que ocorreu na origem do OpenSSH), OpenBGPD, OpenOSPFD, OpenNTPD, OpenCVS.

Saiba mais (onlamp.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de call
da pra usar progamas do mac: da pra usar progamas do mac nele??
Comentário de Ricardo Carvalho
Depende o que você quer: Depende o que você quer dizer por programa de Mac. Se programa de Mac for Apache, gcc e outros softwares do mundo unix, a resposta é sim dá. Se software de Mac for Photoshop, Safari, iTunes, então não. Nem o Darwin que é o sistema livre que dá forças ao OS X roda estes softwares (o Mac OS X é um Darwin com algumas coisas a mais).
Comentário de Wilfredo
aproveitando a pergunta...: Aproveito para perguntar se existe algum projeto ao estilo WINE que permite executar programas compilados para MacOS X em ambientes tipo Unix, como por exemplo Sun Solaris, GNU/Linux, Free\OpenBSD.

???
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004