Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Open XML, da Microsoft, se torna padrão internacional do ECMA


“"A Assembléia Geral da ECMA votou a favor do padrão em encontro em Zurique nesta quinta-feira (07/12), e agora enviará o formato para a Organização Internacional para Padronização (do inglês, ISO) para aprovação. O único voto contrário à decisão foi do representante da IBM." mas...

"Caso não haja problemas, o Subcomitê 34 do ISO passará mais seis meses examinando comentário sobre o padrão recebidos os órgãos, para que, apenas então, o Comitê Técnico 1 do ISO vote no padrão."

Então o Open XML ainda não é um padrão ISO, coisa que o ODF já é. Mas para quê 2 padrões para fazer a mesma coisa?”


Enviado por marcon (elmarconΘig·com·br) - referência.

Saiba mais sobre o ECMA e sobre o potencial de confusão no mercado que este segundo padrão de formato de documentos pode causar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Carvalho
A pergunta poderia ficar: A pergunta poderia ficar assim:
Para que usar IMAP? Existe POP.
Ou em tempos mais remotos:
Para que HTTP? Gopher é o que há!
Brincadeiras a parte, existem muitos padrões que fazem [quase] a mesma coisa que outro.
Comentário de hamacker
Entendí sua idéia, mas: Entendí sua idéia, mas voce colocou péssimos exemplos.

Comentário de popolony2k
A aceitação do OpenXML é estratégica....: ....apenas e desconsiderando ideologias e o fato de que a M$ deseja entrar no mundo OpenSource e interoperar como mesmo, existe primeiramente a pressão de governos ao redor do planeta sobre a utilização de um formato aberto em seus orgãos governamentais, inclusive aqui no Brasil a pressão é grande e está em estágio avançado.

Como a suite de escritório da M$ necessita se adequar a algum padrão aberto, eles pegaram o padrão de seu Word/Excel & CIA e a transformaram em um padrão aberto (OpenXML) pois é melhor manter suas especificações abertas e portanto de acordo com as exigências dos governos ao redor do mundo, do que perder seu monopólio junto a esses orgãos.

Tudo bem que ao abrir seu padrão, a mesma dá munição para OpenOffice, KOffice e outros concorrentes para alcançar o M$Office em um futuro próximo, mas pelo menos no momento a M$ ainda não perderia seus clientes governamentais apenas por um capricho de não abrir sua especificação e manteria seu produto mais lucrativo com forte presença nessas instituições.

O ODF estava sozinho e com muito mais chances de aceitação pelos governos e caso a padronização do ODF se tornasse um ponto essencial e obrigatório, a M$ estaria em maus lençois pois precisaria adequar sua suite de escritório para suportar completamente o ODF e com isso estaria atrás do OpenOffice e lhe custaria alguns milhões para realizar tal adequação.

É um jogo de Xadrez, o ODF deu um cheque na M$ com a padronização ISO (Internacional), a M$ se defendeu e avançou abrindo seu padrão junto ao ECMA (Europa, talvez seu maior mercado depois dos EUA), acalmando assim os governos Europeus a principio.

E como o Brasil e América do Sul não possuem nenhum orgão padronizador forte como o ANSI (Americano) e ECMA (Europeu), será sempre dependente dos rumos desses orgãos mais fortes e ficando cada vez mais distânte de ter força política junto a comunidade padronizadora internacional.

Por favor não me falem de ABICOMP e outros orgãos nacionais que na realidade são "traduções" dos ISO's e ECMA's e sem nenhuma projeção internacional.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de nemesis
ECMA já come na mão da M$: ECMA já come na mão da M$ há tempos, vide os padrões .NET... comprar a ISO é um problema por causa das muitas empresas envolvidas, mas uma menor e menos conhecida é mais fácil...

"para quê 2 padrões para fazer a mesma coisa?"

oras, pq um é da M$! Não sabe que tudo da M$ é um padrão?

;; ((lambda (x) x) "Isto é foi sarcasmo e não será compreendido nunca")

Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Num comentário: : Num comentário:

"However, because Office has more advanced features than OpenOffice, making conversions of sophisticated Office spreadsheet and presentation documents will not be perfect, Novell's Steinman said."


Mas Novell, até pouco tempo atrás você apoiava o OO.org..
Comentário de eje del mal
2K3 pré-alfa ou XP pós-beta: Qual versão?

Aliás, se bem me lembro, este formato está mais para a lambança do SGML do que para a organização do XML, como o ODF. Sei não, mas a ECMA vai padronizar prego como parafuso-sem-rosca ... tem chuchu nessa goiabada...
Comentário de popolony2k
ISO não aprovará o OpenXML segundo o Gartner...: ...conforme diversos sites de notícias internacionais e inclusive conforme notícia do próprio br-Linux do mês de maio.

http://br-linux.org/linux/microsoft_lana_nova_verso_rascunho_de_seu_padro_openxml

Até mesmo porque não faz sentido o mesmo orgão estimular 2 padrões iguais, o que faria do ISO o um orgão padronizador que incentiva a despadronização.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
As diferenças técnicas entre os padrões ....: ...são visíveis e grandes. O padrão OpenXML é confuso no que diz respeito a sua estrutura de XML.

Veja um exemplo de OpenXML para fazer um texto em negrito:

<w:r>
  <w:rPr>
    <w:b />
  </w:rPr>
  <w:t>this is bold</w:t>
</w:r>

Agora o similar em OpenDocument Format (ODF):

<text:span text:style-name="Strong_20_Emphasis">
   this is bold
</text:span>

Outro ponto positivo do ODF em relação do OpenXML é que o mesmo faz uso extensivo de outros padrões para renderizar os documentos, como por exemplo o uso de XLink e SVG para inserção de imagens e animações em documentos enquanto o OpenXML usa formato próprio como por exemplo Windows Metafile Format (WMF) ou algum outro que você deverá escrever "na unha", ou como dizem os defensores do ODF, reinventar a roda.

Outro ponto negativo e muito negativo a meu ver é a dificuldade de implementar, pois a especificação do ODF está descrita em 700 páginas (3MB), pois faz uso de outros padrões abertos. Já o OpenXML tem 4000 páginas (24.4MB) pois não faz uso de outros padrões abertos, tendo você que implementar todos os wrappers e bindings com outras tecnologias necessárias para o OpenXML conseguir rodar perfeitamente, e tudo isso já está redondo no Office da M$.

Referências

http://opendocumentfellowship.org/introduction/odf_vs_oxml

http://opendocumentfellowship.org/introduction/odf_vs_oxml_part_II

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_OpenDocument_and_Microsoft_Office_Open_XML_formats


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de RogerYoda
e 3 vivas para a: e 3 vivas para a Novell...



RogerYoda | A essência da força está na liberdade
--
Campanha | Ignore o Mono!
Comentário de bebeto_maya
E como fica a ciência...: __Enquanto isso vamos jogar nosso conhecimento científico debaixo dos tapetes em pro dos melhores interesses das grandes organizações.É lógico que o ODF é melhor, ele usa SVG para incorporação de vetores mais bonitos e mais definidos, tem um código mais intuitivo e mais limpo...Mas nada disso interessa quando a Microsoft entra.

__Um problema com o ODF é a sonoridade do nome, é horrível, especialmente para um usuário simples acostumado com .DOC de documento WORD.O ODF simplesmente não pegou no Brasil, e dificilmente pegará, visto que a Microsoft não dá suporte.

__Essa é a qualidade da ciência moderna. Algum grande computológo uma vez disso que estavamos comprando lixo das multinacionais de informática, e de fato, tirando a computação gráfica holywoodiana, basicamente tudo de bom e inovador que temos está nas mãos de estudantes universitários. A Microsoft tem inovado tanto, que quando vejo um MAC ou Linux, penso que o resto do mundo está na Era do Bronze.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de nemesis
huhu: "Um problema com o ODF é a sonoridade do nome, é horrível, especialmente para um usuário simples acostumado com .DOC de documento WORD."

bem, não acho que "OpenXML" ajuda muito a M$, como um usuário comum pronuncia isso? ah, claro! doc...

mas já pensou se ao invés fosse "Format for Open Documents"?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Estou imaginando a: Estou imaginando a conversa:

- Ei! Tu recebestes aquele memorando que o gerente enviou no email?
- Qual? Aquele feito na nova versão do Word?
- É aquele formato que não é mais DOC, agora é...
- É FOD.

"Mei feim né, sô?"

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de popolony2k
Era do Gelo !!: "__Um problema com o ODF é a sonoridade do nome, é horrível...."

Baseado nesse seu comentário, então será fácil desbancar o formato de planilhas XLS e de apresentações PPT da M$ que não tem nada de sonoro em suas extensões... nada que uma campanha de marketing bem feita não resolva.

"O ODF simplesmente não pegou no Brasil, e dificilmente pegará, visto que a Microsoft não dá suporte."

Existe uma pressão de governos para que seus orgãos transfiram documentos em formato aberto e não mais DOC, e isso leva tempo para implantar uma nova cultura e mudar a plataforma, até mesmo porque a M$ tem força juridica e vai brigar se não existir base juridica para tal exclusão de seus produtos, portanto, o tempo continua sendo nosso amigo.

"A Microsoft tem inovado tanto, que quando vejo um MAC ou Linux, penso que o resto do mundo está na Era do Bronze."

Se não foi ironia sua, então vc está precisando refazer seu exame de vista...hummm exame de VISTA.....deixa pra lá, não faz não.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004