Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Opção eficaz e barata" - Jornal O Dia


“Saiu no Site do Jornal O Dia no Rio de Janeiro: "Com a volta às aulas, muitos pais cogitam investir num computador para ajudar os filhos nos estudos. Mas será que a única forma de permitir que as crianças acessem a Internet para pesquisar, trocar e-mails e mensagens instantâneas, além de usar recursos multimídia, é gastar muito por um computador de ponta com o mais novo sistema operacional pago? Felizmente, não. É possível encontrar no mercado máquinas por cerca de R$ 1 mil configuradas com sistema operacional Linux (livre e gratuito) em vez de Windows."”


Enviado por Silvio Cesar (silviocesarΘgulbf·com·br) - referência (odia.terra.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ThiagoMMe
> Bom: Sim.. isso é bom.
O problema é essas pessoas que comprar os computadores com linux que até morrem por jogos e etc, instalarem o windows pirata depois. Já vi isso acontecer em muito lugares, inclusive de pessoas conhecidas.
Mas sempre tem uma luz no fim do túnel. A questão é conscientizar, digamos assim.
Em um dos casos que já presenciei aconteceu o contrario. A pessoa preferiu o linux pois o win32 pegava virus/*ware's e estava lento no computador vendido. E tem se dado bem até hoje, com detalhe pra impressora Lexmark que não funcionou, e que ele a vendeu e comprou uma HP.

Bom graças ao M$ Windows Vista XX, o linux irá se popularizar mais ainda, pois hoje em dia a grande população do Brasil não tem computadores pra atender os requisitos necessários e nem dinheiro pra upgrade.

...
Viva o Software Gratuito.
Comentário de JPayne
Não querendo te criticar mas....: Cada um brinda o que quiser.... eu prefiro brindar ao software livre a brindar o software gratuíto.

PS: não é uma critica... é apenas um comentário !!!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de tenchi
É cara, eu mesmo já tive a: É cara, eu mesmo já tive a "oportunidade" de ter que instalar um windows num computador desses. A pessoa compra o computador com linux. Olha aquilo e diz: Cadê o messenger?". Você diz que há vários clientes msn para o linux, mas só querem o M$N mesmo... Depois de uma semana usando Linux: "Será que dá para você vir instalar o windows aqui no meu computador. Eu não tô mais aguentando esse negócio de Linux". Bem, se você não instala, outra pessoa o faz. Ponto a menos para o SL (em boa parte pelos fabricantes do computador, que nem colocam uma distro com suporte a autorun), e um ponto a mais para a pirataria (É duro de admitir, mas a gente às vezes tem que fazer coisas que sabe que não devem ser feitas).
Infelismente é assim, quase nenhum computador destes baratos termina com um windows mesmo...

Talvez o que esteja em questão seja o preço... Quando pararem de "enfiar" o linux pela garganta do usuário novo, as coisas não vão mudar.

Fazer o quê, todos são culpados até que se prove o contrário.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
Sobre SO OEM e pirataria:
Por lei, um computador só deve ser vendido acompanhado de seu sistema operacional. Se a pessoa compra uma estação barata justamente por não oferecer Win OEM, ela não pode reclamar.

Se um usuário ao qual fiz o favor de instalar e configurar o Kurumin apresentar um "favoritismo" infundado pelo Windows (questão de gosto ou de preguiça) e me pedir para instalar o Windows, minha resposta é sempre a mesma:

Compra o Windows (original) que eu instalo pra você. Não mexo com pirataria.

Ao "falar bem" de um sistema proprietário, um usuário deve ter sempre em mente o quanto sua licença custa, o quanto ela ainda custará no futuro e quais os direitos dos quais estará abrindo mão ao usá-la.

As empresas fazem isso. Principalmente pq para elas esse custo é maior e os direitos mais importantes. Mesmo que usem sistema proprietários, isso está contabilizado.

Sim, sempre vai haver um qualquer que vai fazer pirataria no meu lugar, mas eu não tenho que lidar com ela.

Um recado para quem trabalha com suporte: vc. não precisa de clientes que te pagam para cometer crimes.
Comentário de tenchi
Recado computado...: Recado computado...
Não, não sinto prazer em instalar um soft pirata num computador. Procuro sempre mostrar para os usuários do windows o que é linux (já distribuí vários cds do ubuntu, mostrando como funciona e tal).
Não estou tentando me justificar - "Sou culpado, eu confesso!" -, mas é muito complicado explicar para uma pessoa quanto custa uma cópia original d um soft desses. "Olha, um original custa R$tal,tal". O usuário comum não liga (e não quer investir tanto dinheiro), e como disse, me sinto mal em fazer isto, mas estou procurando outra maneira.

Vou levar essa sua dica mais à sério.

"Um dia a gente tem que confiar no que acredita"
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
Parabéns:
Um dia a gente tem que confiar no que acredita...


Essa é, sem sombra de dúvida, uma das frases mais importantes que já foi escrita por aqui no BR-Linux.

Meus sinceros parabéns. Não tinha certeza de que vc. atuava profissionalmente ou por hobby.

Trabalhar de suporte no Brasil é difícil, principalmente concorrendo com empresas que nada mais são do que representantes - oficiais ou não, remuneradas ou não - dos fornecedores de softs proprietários estrangeiros.

Se posso acrescentar alguma coisa, seria que quando seu usuário diz que "não aguenta mais o Linux" isso geralmente significa que ele precisa de mais treinamento. Significa que quando ele tem um problema e pergunta para o filho, vizinho, etc. não obtém resposta ou escuta: "Se fosse no Windows eu saberia". Ele prefere fazer isso a perguntar a você, pq seu suporte é pago e o do vizinho não é.

Se um cliente faz questão de um determinado soft proprietário, é importante ouvir seus motivos, para saber como melhor atendê-lo.

Outra questão é que muitas vezes seu usuário já investiu algum tempo aprendendo a usar seus softs no Windows (não costumam ser muitos) e não quer perder esse investimento. Pode valer a pena vc. otimizar o sistema do usuário para usar virtualização e continuar rodando esses softs.

Um problema nesse caso de virtualização é que vc. vai esbarrar de novo no problema da pirataria. Rodar no Linux não vai fazer o soft ficar mais barato ou sair de graça. Aí vem uma conversa com o usuário para que ele decida o quanto seu treinamento prévio é importante. Ele prefere gastar os "déz reáu" pelo CD pirata de cada atualização do soft proprietário (e não ter o seu suporte, nesse caso) ou aprender a usar um novo soft, muitas vezes melhor que o anterior e não pagar nada por ele o resto da vida?

Jogos Windows também se beneficiariam da virtualização, mas daí vc. tb. precisa comprar tanto o Win quanto o jogo. Daí pq não fazer dual boot? Questão de gosto. Eu mesmo mantenho dual boot, em vez de virtualizar no meu notebook (pq o fornecededor já fornece o Win OEM mesmo, afinal) só para rodar meus jogos favoritos. Quando quero trabalhar eu reinicio e dou boot no Kurumin.

Essa bobagem toda vai acabar na medida em que softs importantes para usuários Windows forem escritos em plataformas portáveis (é por isso q eu adoro Java e o uso sempre), de forma que possam ser usados no Linux sem nenhuma modificação.

Acho que é uma boa atitude oferecer o Ubuntu, mas não basta, sem investir no treinamento ou manuais. O sistema é maravilhoso, com usabilidade boa para quem conhece Linux. O problema é que geralmente o usuário win mais preguiçoso vai achar ele muito bonito, mas não vai saber o que fazer com ele.

Minha dica nesse caso seria uma pequena propaganda gratuita: eu acabo de comprar lá do guia do hardware o conjunto do Kurumin 7 + seu manual de uso. Achei o manual bastante leve e ideal para usuários finais e a distro está cada vez mais fácil. Vou fazer a experiência com alguns amigos (não trabalho mais com suporte a muitos anos, agora é só hobby - ou melhor, lobby :] - mesmo). Se tiver sucesso, conto aqui pra vocês o resultado.

[]s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004