Vi no ITWire um relato sobre a situação do formato OOXML, proposto pela Microsoft como alternativa ao padrão ODF, já aceito pela ISO, no que diz respeito à adoção na Europa. Segundo o artigo, cuja fonte é um representante da IBM - que já se posicionou fortemente a favor do ODF e está adotando o formato em algumas de suas linhas de produtos - uma série de países europeus vem adotando ou considera adotar formatos padronizados para seus documentos.
E mesmo com toda a campanha da Microsoft, a Noruega, Polônia, Croácia, Bélgica, França, Dinamarca, Alemanha e Holanda padronizaram ou estão considerando padronizar outros formatos, como o ODF ou, alternativamente, o PDF.
O artigo usa a expressão "
on the ropes" (nas cordas) para se referir à posição do OOXML neste importante mercado. É uma figura de linguagem oriunda do pugilismo, que se refere à situação do lutador que está precisando se segurar nas cordas para manter-se de pé - geralmente perto do fim da sua participação ativa na luta.
Saiba mais (itwire.com.au).
Quando o boxeador está nas cordas, ele está acuado.
Geralmente por causa de um ataque contínuo e efetivo do oponente ele é obrigado a recuar e quando chega às cordas, não tem mais para onde ir e, neste momento, ou ele contra-ataca, ou fica se defendendo enquanto pode até o soar do gongo caso contrário, é nocaute, sem contar que enquanto nesta posição, está perdendo pontos. Aliás, dependendo da situação, o juiz pode até paralizar a luta se verificar que o lutador nas cordas não tem mais condições de se defender.
--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca