A Suécia, que havia previamente votado favoravelmente à aprovação do MS OOXML como um padrão ISO, mudou de idéia e agora optou pela abstenção, após receber que um dos membros do grupo de votação participou mais de uma vez no processo. Recentemente foi divulgado também que
a subsidiária local da Microsoft enviou por escrito oferta de "compensação monetária" a seus parceiros suecos que votassem a favor do OOXML. Mas a Microsoft diz que a oferta foi rapidamente retirada, e que a empresa notificou voluntariamente o órgão de padrões da Suécia a respeito. Mesmo assim, há relatos de que muitos (mais de 20) parceiros certificados da Microsoft se filiaram à organização sueca de padrões com o único objetivo de votar no OOXML.
Os Estados Unidos, que
já haviam decidido votar contra a padronização do OOXML na ISO, também vão alterar seu voto, após a súbita
mudança de idéia do GS1, Lexmark, National Institute of Standards and Technology (NIST) e Departamento de Defesa dos EUA. "O grupo americano que vai representar o país na votação da ISO do próximo dia 2 de setembro finalizou ontem (29/08) planos de votar a favor do formato OpenXML como padrão."
Saiba mais (groklaw.net).
--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")