Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OOXML: às vésperas do final do prazo, EUA e Suécia mudam seus votos

A Suécia, que havia previamente votado favoravelmente à aprovação do MS OOXML como um padrão ISO, mudou de idéia e agora optou pela abstenção, após receber que um dos membros do grupo de votação participou mais de uma vez no processo. Recentemente foi divulgado também que a subsidiária local da Microsoft enviou por escrito oferta de "compensação monetária" a seus parceiros suecos que votassem a favor do OOXML. Mas a Microsoft diz que a oferta foi rapidamente retirada, e que a empresa notificou voluntariamente o órgão de padrões da Suécia a respeito. Mesmo assim, há relatos de que muitos (mais de 20) parceiros certificados da Microsoft se filiaram à organização sueca de padrões com o único objetivo de votar no OOXML.

Os Estados Unidos, que já haviam decidido votar contra a padronização do OOXML na ISO, também vão alterar seu voto, após a súbita mudança de idéia do GS1, Lexmark, National Institute of Standards and Technology (NIST) e Departamento de Defesa dos EUA. "O grupo americano que vai representar o país na votação da ISO do próximo dia 2 de setembro finalizou ontem (29/08) planos de votar a favor do formato OpenXML como padrão."

Saiba mais (groklaw.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
se isso fosse no Brasil,: se isso fosse no Brasil, essa maracutaia toda ia deixar o governo brasileiro na poeira...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de fcima
Estados Unidos não mudou o voto: O voto dos Estados Unidos foi sempre pela aprovação do OpenXML. Eles não mudaram o voto - a notícia anterior é que estava errada.
Comentário de Paulo Pontes
como assim?: no país do mensalão, algo assim não ia merecer uma notícia de rodapé no fim do jornal
Comentário de maiconfaria
Qual a diferença entre o: Qual a diferença entre o lobby da microsoft e o do Marcos Valerio ?

A diferença é que os rombos nos cofres públicos é bem maior no caso da microsoft, e este "roubo" não seria ilegal !

Esta votação na abnt mostra que o Brasil tem instituições e pessoas que deveriam servir de exemplo para muitos.

--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de salvador
Só por curiosidade, numa: Só por curiosidade, numa notícia anterior não estava mostrando como poderiamos ajudar o ODF no Brasil entrando nas organizações daqui para ajudar na votação?

Posso estar errado, mas, não é a mesma coisa que a Microsoft fez pedindo para seus associados entrarem e votarem? :)

Me pareceu um pouco de "dois pesos e duas medidas" a nota nesse caso.

Valeu

S.
Comentário de marcon
ISO: I "I" da ISO é de "Industry"? Não é de "International"?
Comentário de brain
qual parte?: Qual parte da nota você achou desequilibrada?
Comentário de brain
inventando siglas: Tem razão, o IDG inventou um novo significado para a ISO ;-) Vou remover!
Comentário de salvador
Dae Augusto,: Dae Augusto,

Nossa, acho que misturei duas notícias na minha cabeça e comentei na errada. Considerando que essa notícia não comentou anda sobre associados entrando nas organizações pra votar no favor.

Se você puder remover esse post, seria legal. Em todo caso vou votar ele negativamente pra "sair" da lista ;)

Valeu

S.
Comentário de hamacker
Dinheiro é poder ? Pelo: Dinheiro é poder ? Pelo jeito, sim. Mas é uma VERGONHA uma empresa agir assim, será que o OOXML não tem seus méritos próprios ?

Também é uma VERGONHA para uma instituição votante na ISO julgar um padrão sabendo que seus integrantes estão votando politicamente e não por critérios técnicos, mas deixa de ser uma vergonha para ser um escandalo saber que seus votos foram comprados. Se essa instituição sabia que isso ocorreu e não fez nada então esta deveria ser varrida do comitê ISO, e se não sabia e depois ficou sabendo então haveria uma razão para “ser contra” e não “abster-se”, não conheço ninguem que ao ser roubado aja de forma tão frívola, só se for na suécia mesmo.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de P.
O caso da Microsoft pagar: O caso da Microsoft pagar para os parceiros votarem a favor seria lobby e não roubo (o dinheiro é deles, não nosso). E, no Brasil, lobby é ilegal.

O caso do mensalão é mais grave porque compra membros do Legislativo - instituição central na Democracia. O uso de dinheiro público torna tudo ainda pior.

Mas não é porque o caso da Microsoft é menos grave que ele deixa de ser ilegal. Tivesse acontecido por aqui, deveria ser punido.

E, sim, estou satisfeito com o voto do Brasil no comitê. Não por ser contra a Microsoft, mas sim porque o OOXML não é aberto o suficiente para merecer a padronização ISO.
Comentário de fcima
Ingerência política em comitês técnicos: Hamacker, também acho que é uma vergonha votar politicamente e não por critérios técnicos.
Comentário de nemesis
também achei estranho o: também achei estranho o Bush deixar um dos maiores financiadores de sua campanha levar uma sova na própria casa...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de wizz
Aposto que o pessoal que: Aposto que o pessoal que exige um treinamento para usar o Broffice, pra usar msn, orkut, emule e etc aprendem sozinhos neh?
Comentário de ThiagoArbex
A Info: Engraçado que a info que em geral apóia a Microsoft fez bem mais estardalhaço sobre uma coisa que é apenas mencionado nesta notícia. A última notícia no meu RSS da Info diz: "Luta por OpenXML abre crise ética na MS".
Acho que pra quem acompanha as notícias pelos blogs OpenSource é aceito como procedimento padrão da Microsoft enquanto a Info parte do ponto de vista que este é um caso isolado (ou, como eu penso na verdade, se esforçam muito para acreditar nisso).
O que eu acho mesmo é que enquanto a Microsoft fica no limite da lei os sites de notícia "imparciais" nem evidenciam certas atitudes como golpes baixos, como o acordo com a Novell e outras distros por exemplo.
É até mesmo admirável, um indício de visão estratégica né? É acima de tudo, "aceito socialmente" (muito asco no tom de voz dentro destas aspas) não?
Comentário de U.K. Nowle
Ironizado pelo MS?: Não é sempre que alguém é ironizado pela MS. Isso aqui está ficando muito mal freqüentado, for the likes of me.

Well, para não deixar um bom argumento do Hamacker morrer, gostaria de deixar claro o que é votar por dinheiro do que votar por argumentos técnicos.

Se você pede para mais pessoas votarem por que o padrão é inferior, por motivos técnicos bem divulgados, senão um comitê poderá tomar uma decisão política pró um produto muito controverso. Isso é votar por argumentos técnicos.

Já se você paga para empresas sem expressão, ex-evangelistas de código aberto (é ex né?) e qualquer MCXYZ para ir falar bem de algo inferior e com críticas bem claras e específicas, e votar em uma padrão que faz referências à binários e a outros (Des)padrões de documentos, só por causa que uma empresa gigante e inescrupulosa pediu e pagou por isso. Isso se chama votar por dinheiro.

Viu como são diferente as coisas, fernandinho? Álias, bela camisa!

PS: As empresas e pessoas são fictícias. Aren't they?
Comentário de maiconfaria
É este ponto é importante: É este ponto é importante !
--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de popolony2k
A M$ compra votos...: ...e depois ainda tem gente que se diz do SL que reclama quando alguns (aka Popolon Y2k) chamam essa empresa de "empresa do mal".

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de sem@email.org
"http://blog.estadao.com.br/b: "http://blog.estadao.com.br/blog/cruz/?title=medo_do_google_1&more=1&c=1&tb=1&pb=1"

"Para a revista, uma saída seria o Google se tornar mais transparente: "Não parece mais razoável fingir que, porque seus fundadores são jovens legais e você oferece vários serviços de graça, a sociedade não tem o direito de questionar seus motivos"."

A afirmaçao acima eh procedente!

Mas a questao eh porque os dois pesos e duas medidas?

Por que a M$ eh protegida e agora o google esta sob suspeita?

Por que ninguem questionou os donos da M$ quando eles eram jovens e legais?

Por que a revista mencionada na nota nao questiona a M$ pelo seu XML do mal?
Comentário de talexbh
Mudar para continuar igual: Achei estranho a surpresa com que esta notícia foi recebida. Para mim, não tem jeito: a M$ é movida pura e simplesmente pela avidez de seu conselho de acionistas. Quem trabalha na iniciativa privada sabe que 99,9% das empresas são assim. Em 99,9% dos casos tb esse papo de responsabilidade social é pura balela... vcs se lembram daquela indústria de calçados do sul (acho que do RS), que comprava horário nobre da televisão para falar que fazia isto e aquilo pelos seus "colaboradores" (aaargh palavra que me dá nojo) e depois se mandou para o Nordeste para aumentar a lucratividade,
largando a comunidade que tanto lhe ajudou na mão?

Sendo assim, **eu** só espero da M$: lobby's, aliciamento de membros da comunidade do SL (e de outras empresas tb, i.e. Anders Hejlsberg) , compra de empresas para copiar/tirar do mercado seus produtos e outras coisas do gênero. Eles são até bonzinhos, pois já tomei conhecimento de vários casos de assassinato/tentativa de assassinato cujas vítimas eram pessoas que não queriam colaborar "mais entusiasticamente". Pelo ou menos eu nunca vi falarem disto sobre a M$ aqui no Brasil ;-)

Não se iludam!



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004