Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Oooops: Ao escorregar na tradução, IDGNow acusa Linus Torvalds de se basear no código-fonte do Windows [atualizado]


“O IDGNow publicou na sexta-feira uma matéria da PC World com o sugestivo título de Lista traz dez coisas que amamos e dez que odiamos na Microsoft. Li e achei bem sem graça, pois não sou de amar nem de odiar empresas, mas concordei com alguns pontos, como a crítica aos padrões despadronizados e a atitude careta da empresa.

Mas logo na segunda página do artigo encontrei algo que me desagradou bastante: a afirmação de que Linus Torvalds estudou o código-fonte do Windows, e que isto era parte da razão de sucesso do Linux. Para garantir a integridade, vamos a uma citação literal: "Se Linus Torvalds não experimentasse o código fonte do Windows e o tivesse personalizado como quis, ele talvez nunca tivesse criado o kernel Linux."

O Google é meu amigo, e me ajudou a encontrar rapidinho a versão original do artigo, publicada pela PC World gringa. E o que eu li lá me ajudou a mais uma vez acreditar no conhecido corolário da Lei de Finagle, que diz: "nunca atribua à malícia aquilo que pode ser explicado pela ignorância".

É isso aí, o texto da versão em inglês diz exatamente o oposto do que saiu publicado aqui na Terra Brasilis. Traduzindo livremente: "Se Linus Torvalds pudesse ter experimentado com o código-fonte do Windows e customizado como ele quisesse, ele poderia nunca ter criado o kernel Linux".

Pelo jeito o responsável pelas traduções lá na redação que fez a versão nacional está precisando de uma reciclagem. E uma correção, com nota de esclarecimento e pedido de desculpas em público ao Linus Torvalds, cairia muito bem.”


Enviado por André Cruz - referência (idgnow.uol.com.br).

Atualização: outros leitores sugerem traduções diferentes da enviada pelo André Cruz, nos comentários abaixo. Veja o texto alternativo sugerido por Felipe A. van de Wiel: "Se Linus Torvalds tivesse sido capaz de experimentar com o código fonte do Windows e personalizá-lo para suas preferências, ele poderia nunca ter criado o "kernel" Linux".

Atualização 2: Após meu contato por e-mail, a redação do IDGNow retornou para avisar que já retificou e publicou uma errata. E eu corrigi também o texto da tradução livre , após contato adicional do leitor faw.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de geekbr
É .. virus revista info ?: Já algum tempo eu deixei de ler o idg now por conta da simplificação comum dos jornalistas que cobrem tecnologia.

Ainda fico com o infoguerra !!

--
" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
=================

Comentário de David C. Jorge
Interessante o artigo,: Interessante o artigo, porém a tradução não seria:
"...Se Linus Torvlads pudesse experimentar o código fonte do Windows e personalizá-lo como desejava, ele poderia nunca ter criado o "kernel" do Linux..."
Um grande abraço e muito obrigado pelo excelente trabalho em suas notícias sobre o Linux!
Comentário de jlcarneiro
O Infoguerra ainda existe?: Depois do assassinato do editor (Giordani Rodrigues), não tenho visto mais novidades no Infoguerra. Por exemplo, a notícia de hoje "Microsoft anuncia nova campanha contra pirataria" data de 23/03/2006!

Há algum endereço novo?
Comentário de miguel
Mídia nacional: Mais um exemplo que me lembra por que eu deixei de ler os sites nacionais de TI há muito tempo. Notícias superficiais, incorretas e boa parte do conteúdo é um simples espelho mal refletido do conteúdo em inglês, como nesse caso.


Comentário de llp
reclama da idgnow e comete o: reclama da idgnow e comete o mesmo erro, hehehe XD
Comentário de sem@email.org
Trapalhada? Acidente de: Trapalhada? Acidente de traduçao?

Ta bem, fica sendo assim...

Eu so substituiria a ilustraçao do post (os saudosos Trapalhoes) por esta aqui, por exemplo:

http://www.gpdesenhos.com.br/imagens/disney/pataconcio.jpg

E o pataconcio, o arquinimigo do SoftwareLi... quero dizer; do Tio Patinhas.

O Tio Patinhas, apesar dos quaquilhoes ia adorar o Linux, porque ele eh free como em free soup! E o Tio Patinhas nunca deixa passar um prato de sopa gratis. Ele jamais pagaria milhoes para o Pataconcio para usar o sistema operacional cheio de bugs dele. Ele provavelmente desenvolveria a versao dele do Linux (ajudado pelo prof. Pardal, Huguinho, Zezinho, Luizinho e o Pato Donald, e claro).

Provavelmente se chamaria "Quackix".
Comentário de Felipe Augusto van de Wiel (faw)
A tradução do BR-Linux também está errada.:

  • O Artigo em inglês contém:

  • "If Linus Torvalds had been able to experiment with the Windows source code and customize it to his own liking, he might never have created the Linux kernel."


  • A tradução do IDG Now! (Brasil):

  • "Se Linus Torvalds não experimentasse o código fonte do Windows e o tivesse personalizado como quis, ele talvez nunca tivesse criado o kernel Linux."

  • A tradução Livre do BR-Linux:

  • "Se Linus Torvalds pudesse ter experimentado com o código-fonte do Linux e customizado como ele quisesse, ele poderia nunca ter criado o kernel Linux".

  • A tradução mais indicada seria muito próxima da sugerida:

  • "...Se Linus Torvalds tivesse sido capaz de experimentar com o código fonte do Windows e personalizá-lo para suas preferências, ele poderia nunca ter criado o "kernel" Linux..."


Acho que não é só o pessoal da redação da IDG Now! que precisará escrever uma pequena nota de correção.
Comentário de brain
tradução livre: Não acho que a tradução livre enviada pelo André esteja errada. É uma tradução livre, afinal de contas, e não uma tradução literal. E ela passa longe de chamar o Linus Torvalds de plagiário.

De qualquer forma, incluí no texto uma nota dizendo que outros leitores sugerem traduções diferentes, aqui nos comentários.
Comentário de MARCELO2007
A grande arte de tirar o fiofó da reta: Eu acho muito engraçado o autor da crítica dizer que a tradução está errada (está mesmo) e, na hora de corrigir, alegar que está "traduzindo livremente" antes de dizer qual seria a tradução correta.

Está claro como o dia que "tradução livre" não passa de uma desculpa super manjada de quem não tem muita certeza da tradução que fez e já se previne avisando que a tradução é "livre", como quem diz que já sabia que ela não era rigorosa e que fez assim de propósito.

É a mesma desculpa de muito músico que, antes de cantar, avisa que "é mais ou menos assim..."

É a mesma desculpa de muito escritor que escreve um conto ou artigo e o chama de "ensaio".

É a mesma desculpa de muita empresa de software que lança o aplicativo para o público em geral e passa anos dizendo que o programa é "beta".
Comentário de brain
tradução livre X literal X juramentada: Eu acho que a tradução livre é o que o nome indica, uma tradução descomprometida, focada na visão geral e não no compromisso com a correspondência completa com o texto original. Quem faz tradução livre, e não literal, não pode deixar de avisar - para que as pessoas que não irão ler o texto original não pensem que estão tendo uma tradução literal.

Da mesma forma, o intérprete que anuncia "é mais ou menos assim", antes de tocar a música no violão, está fazendo seu papel ético ao não permitir que as pessoas pensem que a culpa por não soar muito bem não é do compositor. Ele poderia simplesmente não cantar, assim como o leitor poderia simplesmente não ter enviado pra cá a sugestão de notícia com uma tradução que não agrada a todos. Mas não necessariamente isso seria melhor.

Neste caso específico, ainda que claudicante, a tradução livre que foi oferecida foi suficiente para ilustrar para mim que o texto que foi publicada pela imprensa nacional dizia algo bem diferente do que o autor original escreveu, e principalmente que o autor original não implicou que Linus Torvalds seria um plagiário ou que se apoiou no código da Microsoft.


Comentário de MARCELO2007
Ou faz ou não faz: Augusto, sua resposta é coerente mas deficiente, pois passa ao largo de dois aspectos importantes:

1) Coerência: quem se mete a corrigir o serviço dos outros tem que fazer direito. Não fazer serviço meia boca, e se o fizer, não se esconder atrás de desculpas. A rigor, o tradutor do IDG também poderia se esquivar com desculpas como alegar que a tradução era "livre".

E vamos deixar de papo furado: tradução "livre" é sempre uma desculpa esfarrapada. Ou faz direito, ou não faz, ou faz mal feito mesmo e aceita as críticas de peito aberto.

2) Dimensão: o autor do post (André Cruz?) faz um belo escarcéu. Em vez de um singelo comentário com a mera intenção de avisar os desavisados, o autor anunciou o fato como "notícia", sambou na cova de um erro de tradução, coisa que se vê todos os dias, e encerrou com um comentário bem sarcástico contra a (in)competência da redação da revista. Para completar, "retificou" o problema oferecendo outra tradução meia boca e uma desculpa esfarrapada e picareta que não é nada além de um escudo contra exatamente a mesma crítica que ele fez ao IDG.

A dimensão da zombaria ficou maior ainda com a foto dos Trapalhões. Os leitores podem enviar figuras com as sugestões de notícias ou essa idéia engraçadinha foi sua?
Comentário de brain
sempre bem-vindo: Marcelo, suas críticas são sempre bem-vindas. Eu discordo do seu ponto de vista, entretanto. Alguma deficiência da tradução livre fornecida junto do texto não torna menos válida a crítica à tradução publicada no IDG, que de fato inverte completamente o texto original e transforma o comentário bem-humorado original em uma acusação ao Linus Torvalds, que na minha opinião merece mesmo retificação.

Antes de publicar o texto, inclusive, fiz questão de enviar mensagem ao editor do IDGNow, para avisá-lo e apresentar a ele a minha própria sugestão de que o texto seja retificado.

Não vejo problema em você preferir manter o foco na tradução livre oferecida, mesmo assim. Esteja à vontade caso queira enviar, no futuro, indicações de notícia redigidas de acordo com suas próprias preferências e com citações no padrão que você preferir.

Enquanto isto, já aviso, não estranhe se o BR-Linux continuar publicando material enviado pelos demais integrantes da comunidade, redigidos de acordo com as preferências deles e com citações no padrão que eles oferecem. E seja bem-vindo se desejar continuar acompanhando!

Discordo também da sua generalização contra as traduções livres, como já registrei acima. Acho um instrumento valioso, e adequado ao fim a que se destina. No caso específico deste artigo, acredito que a tradução livre oferecida foi suficiente para esclarecer que a estranha acusação contra o Linus Torvalds foi um artefato surgido na versão nacional, e não algo que tenha sido intencionalmente publicado pelo autor original da matéria.
Comentário de Marcos J.T
Oh, Marcelo!!!: Oh, Marcelo!!!
Vai dormir meu!!Isso está parecendo sono...cara cri cri meu!!!
Comentário de nobody
Meu, tanto a redação: Meu, tanto a redação quanto o autor da notícia cometeram erros de tradução, "tradução livre" é um eufemismo...
Comentário de geekbr
Corrigindo: Na verdade o que tentei dizer foi que o infoguerra era um dos únicos nacionais que eu acompanhava !!!

atualmente no rss só os internacionais mesmo !!

--
" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
=================

Comentário de Mim
???: "kernel" do Linux..." ?????

O linux é o kernel.
Comentário de Fábio Prudente
Trabalho Colaborativo: O objetivo de qualquer blog é permitir o trabalho colaborativo, com a contribuição livre das várias pessoas, visando sempre a melhoria do conteúdo...

O André Cruz (autor) trouxe uma contribuição importante, apontando a tradução equivocada do IDGNow, que inverte completamente o sentido original, e sugere a tradução correta.

O David C. Jorge também contribuiu, sugerindo uma tradução melhor.

Não é exatamente isso que fazemos no desenvolvimento de SL, ou de qualquer trabalho colaborativo? Quanto aos demais comentários... que contribuição trouxeram para a melhoria do conteúdo?

Frequentemente, aqui no br-linux, tenho visto discussões tomarem um rumo agressivo, de troca de farpas e ironias entre os participantes, que se preocupam exclusivamente em mostrar que sabem mais que todos os outros, deixando completamente de lado o próprio tema que está sendo debatido.

Comentário de MaxRaven
Concordo: Acho até que a foto estampada na noticia (que já diz não ser da equipe de tradução da revista) é na realidade desses "comentaristas".

Convenhamos, se querem uma tradução exata tem de contratar um tradutor juramentado, todas as outras são livres e não cabe a nós criticar, apenas opinar o que ficaria melhor como foi feito pelo Andre Cruz e outros, agora, pior seria se ele não tivesse apontado o erro, ai sim ficaria pior, imaginem o Linus copiando o Windão. :/
Comentário de Daniel Santos
A tradução sugerida pelo: A tradução sugerida pelo Felipe Augusto está mais coerente com o texto original.
Comentário de popolony2k
Tal fato e foto...: ...ilustra a realidade da "midia especializada" no Brasil !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Jayme Kessedjian
Ttradução do IDGNow sobre a lista do Windows: Experimentar algo
Experimentar com alguém ( junto de )
Eu nunca experimentei com nenhum código.
Se a tradução foi ruim, o português está pior.
Comentário de Claudio Soriano
Traducao e Linux: "If Linus Torvalds had been able to experiment with the Windows source code and customize it to his own liking, he might never have created the Linux kernel."

Concordo com a traducao do comentarista externo, porem com as minhas modificacoes, observando as peculiaridades do idioma ingles:

"...Se Linus Torvalds tivesse sido capaz de experimentar o código fonte do Windows e personalizá-lo para suas preferências (ou necessidades), ele nunca poderia (no sentido de possibilidade) ter criado o "kernel" Linux..."

Percebo que o tendencioso artigo original procura desqualificar o Kernel do Linux mesmo. Mas isto eh pressao do Gates, porque ele sabe que o Sistema Operacional LINUX eh mais poderoso do que o Windows, mais estavel e cientificamente mais rico.

Pra quem trabalha com dados cientificos, analise de dados cientificos, sistemas de compactacao de dados HDF5, codigos, simulacoes, analise de imagens astronomicas, o Linux (ou UNIX) com o C-Shell ou bash eh imbativel.
Praticamente faco tudo na linha de comando, desde copiar colunas, concatenar arquivos, ordenar arquivos de dados numericos com o comando sort, etc, sem a necessidade da mediocre cultura do CRTL+C e CRTL+V, de ter que abrir com o excell para ordenar tudo, com caracteres escondidos no fim da coluna. Pra computacao cientifica, o Windows nao serve. Pra quem gosta de copiar e colar, no Linux basta selecionar e "clicar com o botao central do mouse" ...
Gerencio os meus processos, escrevo os scripts e gerencio as minhas conexoes, sem a paranoia dos anti-virus e troianos me atormentando.

Nao desqualifico os usuarios do Windows, mas este sistema eh bastante pop. Quando a gente migra pro Linux, recebe logo de cara uma pancada cultural: protocolos, ssh, telnet, ftp, ploteamento por linha de comando,puxa vida ! Coisas que o usuario do Windows nao precisa saber necessariamente pra usar a maquina. Dai o usuario do Windows faz a pirataria, porque os aplicativos pra windows sao geralmente pagos.

Mas tanto esforco de Linus T. tem o seu retorno. Esta na ilha, tem um micro com o Fedora Core com a distro completa, pra que Windows? Voltar para a computacao mediocre dos programas pre-compilados, do estouro de pilha (hoje em dia tiraram aquele aviso, jogaram a sujeira pra debaixo do tapete) e dos demos?

O Gates esta zangado e faz lobby.
Comentário de popolony2k
Gostei da sua tradução ...: ...e voltando aos fatos sobre o que o autor original (em Inglês) quis dizer sobre o que ele citou (considerando a sua tradução)....

"Se Linus Torvalds tivesse sido capaz de experimentar com o código fonte do Windows e personalizá-lo para suas preferências, ele poderia nunca ter criado o "kernel" Linux."

...me leva a não concordar com o autor dessa "blasfêmia", pois ninguém ficou atento ao fato de que quando Linus Torvalds lançou a primeira versão do kernel do Linux (5 de outubro de 1991 - versão "oficial" 0.02), o Windows estava em sua versão 3.0 ou 3.1 e portanto (conforme a própria M$ citava na época) era apenas um "ambiente operacional gráfico que rodava em cima do seu verdadeiro kernel (MS-DOS 6.x), e se o autor dessa matéria ridicula acredita que o DOS é um kernel de respeito, então ele não sabe a diferença entre um Kernel e um "executador de programas" ou carregador de programas para a memória, para quem assim desejar !!!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de itamarnet
Minix: Acho que a única maneira do Linux não ter a oportunidade de existir seria se o Prof. Andrew Stuart Tanenbaum fosse menos didático e aceitasse as sugestões que recebia para o Minix, então se isso acontecesse, não existiria Linux, mas sim o Minix, ou algum outro nome que seria o herdeiro direto do mesmo.... Qualquer outra suposição é mera falácia
Comentário de Felipe Augusto van de Wiel
Tradução livre tem Linux duas vezes.: Augusto,

A tradução sugerida originalmente no artigo enviado está errada pois utiliza o Linux como contraponto para o próprio Linux. Note:


"Se Linus Torvalds pudesse ter experimentado com o código-fonte do Linux e customizado como ele quisesse, ele poderia nunca ter criado o kernel Linux".


Em linhas gerais, ele diz que se o Linus tivesse experimentado com o Linux ele não teria criado o Linux. :-) Isso é incoerente e parece ser o motivo pelo qual alguns ficaram chateados, ao chamar a atenção para o erro de tradução, outra foi cometida, em linhas gerais, quase tão grosseira quanto a primeira.

Abraço,

--
Felipe Augusto van de Wiel (faw)

Comentário de Knux
http://idgnow.uol.com.br/comp: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/07/30/idgnoticia.2007-07-30.9021638556/

já tem errata
--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de brain
Tem razão!: É mesmo, estava tão claro e eu não vi. "Oooops" pro editor do BR-Linux também (ou seja, eu), que deixou passar o furo. Vou corrigir.
Comentário de Oksigeno
tradutor juramentado: Se cinco tradutores juramentados traduzirem o mesmo texto, ele diferirá na sua tradução entre todos os cinco, em muitas pequenas nuances. Mas se for bem traduzido nas 5 vezes ele significará exatamente a mesma coisa em todas, o resto é boiolice.

--
Engli$h = discriminação e hegemonia cultural
Esperanto = cultura -100%- livre

Comentário de sem@email.org
"Prof. Andrew Stuart: "Prof. Andrew Stuart Tanenbaum fosse menos didático"

Na mosca!!!
Comentário de FabianoCTBA
Eles já corrigiram a: Eles já corrigiram a tradução, mas mesmo assim, continua dizendo outra coisa, não tão grave quanto o primeiro erro, mas ainda definitivamente outra coisa.

A "correção" está assim:
Se Linus Torvalds pudesse ter feito experiências com o código-fonte do Windows e tivesse customizado o sistema, ele nunca teria criado o kernel do Linux.

Ou seja, está afirmando, com certeza, que se Linus tivesse acesso ao código do Windows, ele definitivamente nunca teria criado o Linux. O que, claro, não é verdade. O artigo diz que então _TALVEZ_ ele não tivesse criado o Linux.

E essa suposição de que talvez não tivesse criado o Linux nesse caso, eu discordo completamente (por motivos que eu citarei a seguir), mas de qualquer forma, isso seria um erro de opinião/falta de conhecimento do autor original, e não do tradutor do IDGNow.

Discordo que o Linus poderia não ter criado o Linux caso ele tivesse acesso ao código fonte do Windows por diversos motivos, entre eles:

Eu li o livro da autobiografia do Linus Torvalds, e nele ele diz que odiava o DOS, que queria um sistema operacional unix-like como o que usava na universidade, porém, esses sistemas era muito caros, e a única alternativa livre disponível/usável era o Minix. Porém, o Minix não atendia às suas necessidades e ele não concordava como o design baseado em microkernel do Minix, e prol do design Monolítico, adotado posteriormente no Linux.

Na época que ele lançou a primeira versão do Linux, ainda não existia o sistema operacional Windows, mas apenas uma interface gráfica chamada Windows, que era tecnicamente um programa pra DOS. E como já dito, Linus odiava o DOS.

Se não me engano, inclusive o computador que Linus usou pra escrever o Linux veio com DOS e ele chegou a programar nessa plataforma. Pra que já estudou um pouco sobre sistemas operacionais (como nós alunos de ciência da computação =) fica meio óbvio o porque Linus nunca usaria nada baseado no DOS/Windows por mais seu fonte fosse aberto.
Comentário de fabianoengler
Continua errado!!: Eles já corrigiram a tradução, mas mesmo assim, continua dizendo outra coisa, não tão grave quanto o primeiro erro, mas ainda definitivamente outra coisa.

A "correção" está assim:
Se Linus Torvalds pudesse ter feito experiências com o código-fonte do Windows e tivesse customizado o sistema, ele nunca teria criado o kernel do Linux.

Ou seja, está afirmando, com certeza, que se Linus tivesse acesso ao código do Windows, ele definitivamente nunca teria criado o Linux. O que, claro, não é verdade. O artigo diz que então _TALVEZ_ ele não tivesse criado o Linux.

E essa suposição de que talvez não tivesse criado o Linux nesse caso, eu discordo completamente (por motivos que eu citarei a seguir), mas de qualquer forma, isso seria um erro de opinião/falta de conhecimento do autor original, e não do tradutor do IDGNow.

Discordo que o Linus poderia não ter criado o Linux caso ele tivesse acesso ao código fonte do Windows por diversos motivos, entre eles:

Eu li o livro da autobiografia do Linus Torvalds, e nele ele diz que odiava o DOS, que queria um sistema operacional para usar em casa que fosse unix-like, como o da sua universidade, porém, esses sistemas eram muito caros, e a única alternativa livre disponível/usável era o Minix. Porém, o Minix não atendia às suas necessidades e ele não concordava com o design baseado em microkernel do Minix, e prol do design Monolítico, adotado posteriormente no Linux.

Na época em que ele lançou a primeira versão do Linux, ainda não existia o sistema operacional Windows, mas apenas uma interface gráfica chamada Windows, que era tecnicamente um programa pra DOS. E como já dito, Linus odiava o DOS.

Se não me engano, inclusive, o computador que Linus usou pra escrever o Linux veio com DOS e ele chegou a programar nessa plataforma. Pra que já estudou um pouco sobre sistemas operacionais (como nós alunos de ciência da computação =) fica meio óbvio o porque Linus nunca usaria nada baseado no DOS/Windows por mais seu fonte fosse aberto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004