Este artigo do International Business Times sumariza uma visão sobre as dificuldades que o OLPC vem encontrando ou pode encontrar para conquistar o nicho que planejara para o XO, seu laptop de 100 dólares (cujo preço se aproxima dos US$ 200, na verdade), ao concorrer com gigantes como a Intel e a Microsoft.
A Intel já chegou ao mercado e já está entregando o seu Classmate PC (um deles está aqui na sede do BR-Linux neste momento), e sua proposta de valor parece ter conquistado países que anteriormente haviam anunciado que comprariam milhões de XOs, como a Líbia.
Segundo o artigo, a Microsoft também tomou o cuidado de tornar um pouco mais difícil o uso do argumento "preço do software" a favor do OLPC neste nicho, ao baixar o preço do conjunto Windows + Office para US$ 3 nestes mercados.
Apesar da ênfase inicial, a proposta do OLPC não precisa ser baseada em custo, portanto ainda teremos que esperar como o mercado-alvo reagirá quando o equipamento estiver de fato disponível para entrega em grandes volumes.
Saiba mais (ibtimes.com).
Com o hardware do XO mais o software desenvolvido pela equipe do projeto se cria uma PLATAFORMA COLABORATIVA jamais vista!
Quem já utilizou 2 XOs sabe do que eu estou falando!
O conceito de Atividades que são compartilháveis é fantastico! A rede Mesh e tudo mais que o sistema oferece!
Analisando o XO, fico muito mais fascinado com as possibilidades criadas pelo software existente nele do que pelo proprio Hardware.
Quero ver o pessoal da Microsoft, Mandriva e etc fazer tudo que o sistema do XO faz!!