Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OLPC x Intel Classmate na Globo, e o acidente com Seymour Papert

O BR-Linux registra seus melhores votos de pronta recuperação para Seymour Papert.


“Eu assino uma lista de discussão sobre o OLPC e esta semana recebemos duas mensagens. A primeira diz respeito à saúde do criador da linguagem Logo e um dos colaboradores do projeto OLPC. Seymour Papert sofreu um acidente de trânsito em Hanói e está em coma.

A segunda mensagem indica uma reportagem local de um dos telejornais da (um doce para quem adivinhar... isso mesmo) Rede Globo, mostrando os protótipos dos dois modelos de laptops educacionais que podem(?!?!) ser adotados pelo governo federal.

Ficam aqui meus votos de melhoras para o Cientista e a torcida para que ele se recupere o mais brevemente possível.”


Enviado por CWagner (cwagnerΘbol·com·br) - referência.

Eu assisti a matéria da Globo e avalio como bastante equilibrada. Veja mais detalhes do Classmate PC no artigo de hoje do IDGNow.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alessandro
Reportagem local?: A reportagem eu assisti ontem, 07/12, e não foi uma reportagem local e sim foi no jornal da globo que é transmitido para todo o Brasil.

Também achei bem equilibrada, no modelo OLPC apareceu o mascote do Linux na tela.

Quanto a compararão das máquinas ai sim o modelo da Intel é superior em tudo, até no preço sugerido de $400,00 contra $150,00 do modelo do OLPC.

Comentário de CWagner
Desculpe Alessandro, esqueci: Desculpe Alessandro, esqueci de enviar o link do vídeo que veio na lista que assino: http://www.youtube.com/watch?v=TEm_6W1ZsY4

Aí está.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de darkmagus
Quase equilibrada: Diria quase equilibrada, ele infatizaram bem que o classmate seria superior ao olpc em hardware, o OLPC tem rede Mesh.
O classmate tem rede mesh ou só wifi??? Quanto o Windows start Edition ou o Linux que vai com ele ocupa do HD? O OLPC ocupa cerca de 100 mb.
Fora isso, quanto o classmate consome de energia?
O OLPC consegue ficar + de 10 horas ligado se for usado no modo de "leitura", me corrijam se eu estiver errado

Mas ainda acho que o OLPC que será adotado, por causa do preço
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Quase equilibrada: Olá,

Em Sex, 2006-12-08 16:03, darkmagus escreveu:

O classmate tem rede mesh ou só wifi??? Quanto o Windows start Edition ou o Linux que vai com ele ocupa do HD? O OLPC ocupa cerca de 100 mb.

Até onde eu sei o Classmate, na versão inicial, só dispõe de WiFi. Está planejada uma atualização do hardware para WiMax. Quanto ao espaço em disco (na verdade flash), no modelo com Linux ele é de 1 GB, enquanto no modelo com Windows® é de 2 GB, o que deixa claro qual é a necessidade de espaço de cada um dos sistemas. Somente esse fato, somado à inexistência do custo da licença do Linux - no Brasil, haverá duas opções de distribuição Linux diponíveis, uma da Metasys e uma da Mandriva -, indica o modelo com Linux deverá ser mais competitivo do ponto de vista financeiro. A Intel está prometendo que ambos os sistemas operacionais gozarão do mesmo nível de suporte.

Durante o Intel Developer Forum (IDF), evento do qual a Linux Magazine foi mídia oficial, experimentei um pouco o protótipo do Classmate com a distribuição Linux da Metasys (atualmente baseada no OpenSuse), e tudo funcionou direitinho.

Acho apenas interessante que, qualquer que seja a proposta, os preços ainda tornam inviável a chegada dessa tecnologia em todas as escolas. O Brasil tem, atualmente, 55 milhões de crianças em idade escolar. Se considerarmos esse número, seriam necessários bilhões de dólares em investimentos para viabilizar qualquer uma das duas propostas, mesmo considerando a redução de preço devido ao volume.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de CWagner
Bilhões?: Bilhões?

Isso parece um trabalho para o FUST!!!

Por falar nele, o PT esqueceu o assunto depois que conseguiu barrar a liberação da aquisição de micros com softwares da M$.

Agora seria uma boa destrancar os cofres do FUST para aquisição desses equipamentos e de outros que formariam a estrutura para esse grande projeto de inclusão digital.

Pena que no Brasil uma verba tão vistosa costuma escoar "misteriosamente" para os paraísos fiscais e bolsos de políticos "desavisados" que sofrem de amnésia seletiva.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Prof. Jean
Acidente com Seymour Papert: Colegas,

É com imensa tristeza que recebi a notícia. Papert foi o criador da linguagem de programação LOGO, e além de Matemático, é ums primeiro a falar de inclusão digital, e mencionou várias palestras (muito antes de falar-se em laptop para estudantes) de que um dia teríamos computadores nas escolas e um para cada aluno.

Ele trabalha no MIT, focando suas pesquisas na qualidade de ensino utilizando como ferramenta o computador.

Vamos torcer para que ele melhore e continue a contribuir em suas pesquisas.

Prof.Jean
Comentário de Marcos D|anilo
OLPC x Classmate x Cownboy: Eu estou acompanhando de perto este passo importante pro software livre e o (notbook) que seria de $ 100 (cem dolares), ja não é mais, agora vai ser $ 150 (cento e cinquenta), mas tudo bem, o Classmate que veio pra concorrer é realmente melhor, em tudo, ate no preço, e ai vejo a noticia que o brasil pode fabricar o seu proprio (notbook) e que se chama Cownboy , mas ele vai custar $ 250 (duzentos e cinquenta dolares), isso mesmo, $250 dolares, e ainda usa o windows ce, fala serio, com o Kurumin ai, não precisava de mais nada pra concorrer direto com a OLPC, e ainda ser melhor, fico empolgado em cada vez mais o linux ganhar espaço como desktop, porque,como servidor nem preciso comentar, espero que as pessoas que estão empenhadas neste projeto (Cownboy)reavaliem e passam a usar o Linux(Kurumin):-), abraço.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004