“Como já deve ser de conhecimento de todos o Laptop XO da organização OLPC (também conhecido como laptop de $100 ou Childrens Machine) usará como interface gráfica o Sugar. Essa interface foi escrita em Python, é baseada em Gnome e roda sobre um X Window System.
O Sugar não faz uso da metáfora convencional para desktop encontrada em outros computadores pessoais, mas de um enfoque bastante original. E se propõe a estimular uma interação direta entre as crianças usuárias do computador através de um ambiente de colaboração em rede local (sem fios). Ela materializa também o esforço em tornar o equipamento o mais funcional possível com o consumo mínimo (ou mais eficiente possível) do hardware disponível.
E como era de se esperar um mudança tão radical de paradigma não poderia mesmo agradar a todos.
Que pesem nesta análise os objetivos do projeto do OLPC e o fato de que esta é uma oportunidade precisosa para se construir algo realmente novo, a partir do zero.”
Interessante notar que ela ainda passará por várias revisões de acordo com a retro-alimentação obtida das interações das crianças com a máquina.
Pode parecer simples, mas é algo extremamente complexo e requer inclusive a compreensão da psicologia e psicanálise.
Pelo menos, em matéria de interface, o projeto está sendo levado de forma bastante competente.