Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OLPC: New York Times analisa o notebook XO

O Slashdot informa que o NY Times publicou uma análise de David Pogue sobre o XO, popularmente conhecido como o laptop de 100 dólares do OLPC.



Segundo o Slashdot, o texto é bastante favorável, como conseqüência de diversos critérios de testes. "Apesar de todos os obstáculos e pessoas com dúvidas, o OLPC chegou a um laptop que é resistente e simples o suficiente para localidades quentes, úmidas e poeirentas; legal o suficiente para manter conectadas as mentes das crianças, tanto na escola quanto em casa; e aberto, flexível e colaborativo o suficiente para dar suporte a um milhão de estilos diferentes de ensino e aprendizagem".

Saiba mais (nytimes.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo
Vale Lembrar...: Que quem realmente ensina e faz a diferença, por melhor e mais sofisticado que sejam os equipamentos, é o Prefessor. Espero que os valorizem mais do que qualquer tecnologia.

E já resolveram o problemas com os países excluídos comercialmente das américas?


Até mais!
Comentário de Alex
Professor.: Concordo com o Paulo.
Pelo menos aqui em São Paulo, desconheço qualquer tipo de treinamento para professores.
A grande maioria deles, mal sabe ligar um computador(minha esposa é professora) ela usa bem o windows, eu sou iniciante em linux.

Não sei se o investimento vai valer a pena diante deste cenário.
Fui...


Comentário de Henrique
Vocês não leram a: Vocês não leram a reportagem, e ficam escrevendo besteiras. A frase final da reportagem é dedicada a vocês: o XO tem que ultrapassar a barreira humana.

O ensino usando computadores em escolas públicas não existe. Em escolas privadas, usa-se pacotes fechados que são brinquedinhos. E os pouquíssimos que investem em TI em escolas tem uma infra-estrutura educacional e computacional moderna, mas ensino mesmo é pouco.

Se você ler a reportagem vai ver que a possibilidade de usos do XO é tão grande que não há limites. Sem enganação, sem licenças absurdas de software, sem upgrades a cada três anos, etc. A libertação da mesmice que a Microsoft propõe há 15 anos, e que as pessoas, iletradas em termos de computadores, não conseguem se livrar.

O computador, de acordo com a reportagem, é excepcional. Ele parece, para quem ve de fora, excepcional. E ele assim será, deixe acontecer para ver.

Se venderem no Brasil, compro no mesmo dia, e com certeza toda a comunidade Linux. Isto não é pouco, e ocorrendo o mesmo em vários países, você pode estimar 20 milhões de unidades em uso, em dois anos. E o fim do monopólio do SO dominante.
Comentário de sergio lenzi
Another Brick on the Wall.....: Parece que a turma nao leu a experiencia do NegroPonte...

O XO é para ser usado por crianças para crianças... SEM PROFESSORES !!!! SEM DOUTRINADOES... Lembram do Pink Floyd??? Another brick on the wall??? Ouçam a mensagem... "Leave the kids Alone...."

Parece uma idéia de maluco... que nao tem sentido... etc...etc.... mas com eu digo, contra fatos NAO HÁ argumentos... O Sr Negroponte demostrou que um conjunto de crianças deixados a sós com o XO em algumas HORAS estao descobrindo o funcionamento, da maquina, as funcionalidades, ensinano umas as outras.. pois diferentemente de nós os adultos "informatizados" elas tem a mente aberta.. sao seres imensamente inteligentes (nao tem a nossa cultura, claro...) mas sobra inteligencia pois a mente esta na fase de descobrimento... Isso vimos acontecer nao somente na narrativa de Negroponte como em Porto Alegre, nas comunidades carentes onde foi demonstrado.. Estamos sim vendo o nascimento de uma nova era (a do descobrimento) em substituiçao ao doutrinamento... a era do pensamento em grupo (via wi-fi/mesh) Isso sim é uma revolucao...

Sergio
Comentário de maiconfaria
Concordo totalmente com: Concordo totalmente com você, muito bem colocado...
esses alunos ainda não passaram pelo processo completo de lavagem cerebral da professorinha e da mídia, elas são sim capazes de ser independentes!

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Mauricio
Mesmo assim os professores: Mesmo assim os professores precisarão de um treinamento, nem que seja só para informá-los sobre a necessidade de deixarem os alunos dedscobrirem as coisas por si mesmos, que é algo que eu vejo que a maioria dos professores tem dificuldade em deixar acontecer.

Eu vejo que o XO pode ser uma revolução e tem potencial para isto, mas também pode ser uma enorme vergonha, dependendo da visão daqueles que terão a responsabilidade de implantá-lo.

Eu não tenho filhos, mas se eu tivesse com certeza compraria um no primeiro dia de vendas do XO por aqui.
Comentário de CWagner
Há quanto tempo ouve-se: Há quanto tempo ouve-se falar do OLPC e suas "mirabolantes" idéias?

E há quanto tempo ouve-se falar em squeak, smalltalk, rede mesh, linux, etc?

E onde estão nossos professores esse tempo todo? Reclamando dos baixos salários (principalmente), das condições de trabalho (tem teto de escola caindo na cabeça de aluno e professor no país). Mas onde estão suas sugestões para melhorar o processo de ensino/aprendizagem? Basta mudar do quadro de giz para o quadro branco e agora pro Power Poitnt com Data Show?

E de onde os professores irão tirar as idéias para essas sugestões sem ESTUDAR e APRENDER? Eles estão esperando do MEC e dos governos Estaduais? Sinceramente, pois esperem sentados ou deitados, pois nossos políticos estão preocupados com outras coisas mais importantes (para eles).

Cada um de nós, e não falo apenas de professores mas de todos que podem ou querem fazer alguma diferença nesse mundo tem por OBRIGAÇÃO estar atualizado, APRENDENDO CONSTANTEMENTE, seja por meio de um jornal, livro, revista, how to, blog, conversas, seja o que for..

Não podemos esperar que liberem o acesso ao fonte do conhecimento, devemos aprender com o Software Livre e construir conhecimento aberto e livre para toda população. Pensando não apenas em nossa geração, mas nas vindouras, pois elas precisarão bem mais que nós, pelo andar da carruagem.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de cppware
Em tempo: Tá bom. Eu sou um professor pobre que ganha baixíssimo salário, mas sou a favor deste projeto.
Comentário de Wallacy
Isso me lembra de frase de: Isso me lembra de frase de um ex-professor meu, que dizia, "Ganho porque trabalho, não trabalho porque ganho", quando lhe foi perguntado o porque era o professor mais bem pago da instituição(particular). Minha mãe é professora da fundação, e sozinha sustenta aqui em casa (3pessoas), sim, hoje o salário médio dos professores gira em torno de 2mil reais (na fundação), não é um salário de fome, na verdade é muito mais que muitas pessoas ganham, porem está longe do ideal. Eu sempre que vou nessas reuniões da escola, vejo que muitos tem vida muito boa (seja porque ganha bem, ou porque tem poucos gastos familiares), e ainda assim simplesmente se recusam a aprender e se atualizar, usando de justificativa seu salário, que não é pago para isso, vejo professores com as mesmas atitudes de alunos, dependentes de idéias, se ninguém(governo) mandar ele se informatizar, ele não faz, uma colega da minha mãe tem um pc em casa a mais de 8 anos, o filho é programador e ela mal sabe mecher no mouse, um absurdo ao meu ver, minhã vó foi costureira e se interessou a aprender a usar um pc, como um "professor" pode ignorar isso!!! Creio que nem se triplicar o salário dos professores essa realidade vai mudar, pois existe um numero muito grande de profissionais do ensino (no geral), que simplesmente não são capacitados para isso, não me refiro a informatização dos mesmos, mais que muitos parecem não preencher os requisitos mínimos para serem chamados de professores!!
No mais, espero que esse projeto abra muitas portas, e que essa autonomia no aprendizado possa gerar melhores estudantes no futuro, e fazer com que os atuais e futuros professores abram mais suas mentes para a importância de seu trabalho, pois não é só o governo que ignora a importância dos mesmos, os próprios professores parecem fazer o mesmo as vezes.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004