Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O que o Ubuntu Edgy Eft nos reserva ?

O Ubuntu Edgy Eft, sucessor do Ubuntu Dapper programado para lançamento em outubro, já dá seus primeiros passos de desenvolvimento. A comunidade foi convidada a sugerir e discutir através de wikis que recursos e melhorias desejam no Edgy. Dessas sugestões, 12 relevantes foram selecionadas e explicadas no Planeta Ubuntu Brasil. Confira o que o Edgy Eft pode reservar para você ainda este ano.” A nota foi enviada por KurtKraut (ubuntuΘkurtkraut·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

As que eu gostei mais foram a 8, a 9 e a 11. Mas acho que as mais importantes são a 1 e principalmente a 2.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
7: Para mim é a mais importante. A frustração de um usuário é muito grande quando se depara com o ambiente texto, principalmente se é novato. Quem tem mais experiência e paciência, configura com a ajuda do xorgcfg ou xorgconfig. Quem não sabe nem o que que é isso, fica perdido.
Comentário de nemesis
tenho que concordar. e: tenho que concordar. e admitir que realmente seria algo insano trazer Xgl por padrão, já que ele depende de drivers proprietários para performance decente.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de .;.;
A 12 é a mais interessante,: A 12 é a mais interessante, sem dúvida!

Ps. Não consigo não ler o nome dessa nova versão como Edguy.. XD
Comentário de Isaac S. Dias
Diva, um excelente programa: No link é mencionado um programa editor de vídeo chamado Diva, que é excelente.
Mais um bom programa para o Linux.
Realmente, colocar o XGL já de cara, não é uma boa.
Ele ainda não está 100%.
Comentário de alexandre_parente
para quem gostou da 12, no: para quem gostou da 12, no que diz respeito a ompactacao. eu tenho uma sugestao para substituir o 7zip.

O kgb eh uma daquelas coisas boas que voce encotra no sf.net e talveis nunca seja aproveitado. O nivel de compactacao dele eh incrivel e a velocidade é aceitavel.
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=162546

Se o problema é velocidade existe tambem o pimpe (LZPX) que jah eh relativamente conhecido no win e estavel e bastante rapid
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=147712

Sou contra o 7zip (a pesar de utiliza-lo) pois ele eh desenvolvido pensando soh no win por um russo cabeca dura, o codigo segundo os comentarios eh ilegivel e ate hoje soh um caro conseguiu o porte e trabalha para disponibilizar possibilitar o p7zip (com muito trabalho) junto ao igor(russo do 7zip)


Comentário de Bruno Gonçalves
Eh...: Eu gostava mais da idéia de uma versão a cada 6 meses.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de brain
6 em 6 meses: Me parece que essa programação continua mantida - lançamentos em abril e outubro. Os desenvlvedores decidiram atrasar o dapper (http://br-linux.org/linux/node/3020), mas os lançamentos futuros permaneceriam nas datas originalmente definidas.
Comentário de lordello
alexandre_parente, : alexandre_parente,

O 7zip é perfeitamente integrado ao File-roller, é só você ter o p7zip instalado. Provavelmente ele é aceito por outros programas, como o Ark do KDE. Então não vejo a necessidade de portar a interface gráfica do Win7Zip pra Linux.
Eu só uso 7zip, ele é o melhor.

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello

Comentário de lordello
"Sistema de arquivos: "Sistema de arquivos amigável" dinovo??

Então o Linux para ficar "amigável" precisa ter pastas "/Arquivos de Programas" "/Linux" "/Documentos e Configurações Locais"...
Fala sério né! Não é por causa das pastas que o usuário vai se sentir mais a vontade, já que o gerenciador de arquivos sempre abre na pasta $HOME. Acho bem simples, usuário novato simplesmente não precisa acessar outra pasta que não seja "/home/ubuntu", se ele quer gerenciar a instalação de qualquer progrma, ele o faz usando o Synaptic.

"No sistema de boot atual, qualquer serviço instalado (ex: apache, MySQL) será iniciado automaticamente no boot."

Mas para que a pessoa iria instalar o apache se não quer que ele inicie no boot? No Gnome existe um programa gráfico que gerencia a inicialização do sistema, bem fácil e rápido.

Por fim, imagens de CD traduzidas para os mais diversos idiomas, como o português. Assim, desde a telinha de boot do GRUB no CD de instalação até o sistema instalado, todo o processo seria em português.

Seria legal mesmo, mas imagina a quantidade de banda do servidor necessária para transmitir 50 CDs diferentes... Fora o Ship-IT... seria viável??? O Grub aceita chamar um outro menu dentro do menu principal, assim o primeiro menu teria uma lista de idiomas e cada um chamaria um grub.conf diferente, apartir daí o sistema ficaria todo no idioma selecionado no Grub. Mas vamos lembrar que ao pressionar F2 uma lista de idiomas é mostrada, o que gera uma alteração total do idioma no sistema, inclusive na tela de boot do LiveCD.

Resumindo, tem idéias interessantes, tenho que admitir que as dicussões em cima de alguns tópicos iria trazer melhorias para o Ubuntu. Mas não posso deixar de rebater as idéias que acho absurdas.

O tópico 2 é importantíssimo, o fedora sofre até hoje ocm usuáris praguejando a não existência de ocdecs para mp3 e wma, claro, os usuário usam sistema pirata e não sabem nem o que é propriedade itelectual =\
O mesmo pensamento deveria ser extendido aos famigerados Softmodems, a maior dor de cabeça dos usuários, acredito eu. Eu ia instalar Ubuntu na máquina da minha cunhada (Ela coprou um PC com Insigne Linux), mas a máquina vem com modem Motorola, e aparentemente ele não funciona (ou pelo menos dá um trabalhão) com o kernel mais novo do Linux.

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello

Comentário de Eduardo Mo
Um sistema mais amigavel nao: Um sistema mais amigavel nao quer dizer que seja o mesmo sistema que o windows usa... não confunda as bolas!
Considero que tenho um bom conhecimento em linux e as vezes me perco nas pastas onde devo instalar, ou onde estão instalados alguns programas. Isso que ele deve facilitar, visto que nem sempre a pessoa vai instalar um programa que venha por apt ou .deb. E mesmo nesses casos, quero saber e ter certeza daonde estão os arquivos que instalei antes.
Quanto aos serviços, não sei porque você achou uma má idéia. Trabalho com java/mysql/postgresql. Só que não utilizo os dois bancos ao mesmo tempo, tem dias que trabalho em projetos com um, outros com outro... porque tenho que carregar os dois serviços ao iniciar ele? É mais do que correto que eu tenha e possa dizer ao meu sistema operacional que eu quero que esse ou aquele serviço seja inicializado!
Bom, eu acho que também nao vao ser necessário os 50 cds diferentes que vc citou... =) Um cd já faz isso que eles pretendem
Comentário de OperadorNabla
4: ocultação de diretórios: A idéia é ocultar por padrão pastas que o usuário dificilmente teria a necessidade de manipular (...)

Como eles pretendem fazer isto (caso venham a fazer)? Seria uma solução à MacOS (ocultar as pastas apenas na interface gráfica) ou uma à brasileira (utilizando/desenvolvendo alguma ferramenta do tipo GoboHide[*])?

Acho que esta proposta pode agradar mais do que simplesmente renomear os diretórios. Mesmo porque alguns diretórios do sistema (como o /lib/modules, até onde eu sei) não podem ter a sua estrutura alterada.

[*] Para quem não conhece, o GoboHide é uma ferramenta (que consiste em um patch para o kernel e uma aplicação em espaço de usuário) cuja finalidade é ocultar "realmente" arquivos e diretórios do sistema de arquivos. Uma vez ocultos pelo GoboHide, eles não aparecem nem mesmo num "ls -a" ou num completamento TAB.
Comentário de ars351
achei interessante a: achei interessante a mudança da montagem do /home fora do / já como padrão de instalação.

a seleção automática de kernel otimizado é muito boa também.

não acho que o ubuntu precise de um sistema de arquivos amigável ou mesmo integração com o windows.

repiso o que já escrevi no forum do ubuntu, o grande erro do linux é tentar ser igual ao windows e assim, dar margem de comparação.

enquanto formos quase tão bons como o windows, quase tão iguais como o windows, nunca chegaremos lá.

é preciso nova visão para o mundo linux.

já existe no site da ubuntu, não me lembro em qual seção, a sugestão de melhoria de um DVD inicializável com todas as versões do *buntu num dvd só... ubuntu, kubuntu, edubuntu e xubuntu.


Comentário de Phantom X
O alexandre_parente não: O alexandre_parente não disse que não existe essa integração com estes programas, e sim que mesmo tendo o 7zip portado para Linux não foi pela ajuda do desenvolvedor do 7zip, que parece não querer ajudar muito no porte - "segundo os comentarios eh ilegivel e ate hoje soh um caro conseguiu o porte e trabalha para disponibilizar possibilitar o p7zip".

E 7zip é bom mesmo!

Falow!

-----
Onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004