Como está sendo escrita a GPLv3? Considerando o quanto a licença revisada e seu sucesso ou fracasso poderiam afetar as comunidades de software livre e de código aberto, a questão é quase tão importante quanto o conteúdo final. Mesmo assim, até agora, a resposta é amplamente desconhecida. A única informação pública sobre o processo era o documento Definição do Processo, disponibilizado em janeiro, e o que mais pudesse ser obtido indiretamente do restante do site. Agora conforme as reações ao segundo rascunho vão chegando e inicia a escrita do terceiro, uma resposta mais completa está surgindo. O NewsForge conversou com vários envolvidos no processo, e em particular com Richard Fontana, um advogado no Software Freedom Law Center e um dos principais autores da licença revisada.
Os comitês em si são extremamente abrangentes, todo mundo importante está lá.
Os comitês A e B são os mais interessantes, pois no A você tem gente dos projetos bem relevantes de SL e no B os fabricantea principais. Muita gente da IBM, HP e etc.
O processo em si tb é muito bom. Parabéns ao Linux.com pela matéria e à FSF pelo bom processo, que está escutando todo mundo, ou uma boa parcela.
Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!