Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O 'castelo' de código do Windows

John C. Dvorak - PC Magazine, apresenta este excelente artigo, comparando o desenvolvimento do Windows com projetos OpenSource.

Se na Microsoft está desse jeito, vai chegar o dia em que nínguem vai saber o que realmente está fazendo, e o 'castelo' de código desaba de uma vez.
” A nota foi enviada por Nélio D. Vieira (neliodvΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Trecho: "A chave para fazer com que minha idéia funcionasse seria glorificar e pagar milhões de dólares a um Papa de Código. Ele saberia tudo sobre o Windows e teria emprego vitalício.

Pode funcionar mesmo se houver uma equipe de Papas de três ou quatro que têm a palavra final nas decisões. Esse tipo de estrutura realmente funcionaria bem em situações complexas. O Linux tem um pequeno grupo de cardeais com um papa—Linus Torvalds—então o modelo realmente funciona.
"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
mais um artigo do Dvorak: mais um artigo do Dvorak cujo único propósito é criar polêmica. sou definitivamente anti-M$, mas é de uma palhaçada atroz...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de philippe
não esquenta a cabeça não: Acredito que os números de leitores Windows da sua coluna tenha diminuido nos últimos tempos, então, está na utilizando a estrategia que, segundo ele, nunca falha: primeiro fala mal, depois diz que pode estar enganado e finalmente faz uma matéria cheia de elogios e exageros.

Depois daquela declaração (furo, ou burrice) lí 2 veces mais a coluna e realmente ele não tem posição alguma a não ser a polêmica. Parei de ler, ja uqe não acresenta nada. Fazer o que?
Comentário de Damarinho
Realidade: (*_*)

Parece conversa de botequim.
Mas, na realidade, já há consenso sobre o "Maior Sistema(Programa) Beta da História".

No Windows 2000, buscaram fontes e inspiração no Unix/Linux para melhor segurança e desempenho.

Há anos, foi convidado um grupo (equipe) de analista/programadores indianos para administrar futuras versões do Windows.
Após análise dos Fontes, decidiram que, mesmo com salário a peso de ouro, não seria conveniente concordar com a proposta da MS.





(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Ataliba
realmente: achei também o artigo sem pé nem cabeça e simplesmente para tentar torná-lo uma polêmica. No fim, ele não discute nada e nem apresenta nada ...

Comentário de Pode
Podem: Podem falar o que quiser, mas que a Microsoft tem gente super competente trabalhando la , ninguem pode negar...

O caras sao mto feras em desenvolvimento.
Comentário de nemesis
verdade. os inúmeros bugs: verdade. os inúmeros bugs e deficiências da plataforma são só estratégia de mercado, para forçar ciclos de upgrades de produtos e parcerias comerciais rentosas com firmas de antivírus e outras...

;; ((lambda (x) x) "Isto é ironia e não será compreendida nunca")

Comentário de Donnie Darko
(¨|¨): (¨|¨)

Verdade! E Dvorak é nome de teclado heheheheheh
Comentário de Damarinho
Planejamento estratégico: (*_*)

Aconteceu:
A MS sendo informado de que o estado de Goiás estaria implementando o Linux, ofereceu 200 computadores, Sistema Operacional e Office, *** gratuitamente *** inicilamente. De mão beijada ?!
Não. O trôco viria no futuro.



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de iamah
Mãe Dvorak consultou os: Mãe Dvorak consultou os búzios, jogou as cartas, e chegou a mais uma previsão!
Comentário de Damarinho
Eminente Dvorak: (*_*)

Dvorak:
http://en.wikipedia.org/wiki/Anton%C3%ADn_Dvo%C5%99%C3%A1k





(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Connochaetes Taurinus
Lendo a coluna do Dvorak: Lendo a coluna do Dvorak fiquei com a impressão desta ser escrita por algum ardoroso defensor do software livre. À sua maneira, obviamente, sustenta que a Microsoft deveria mudar seu modelo de desenvolvimento ou acabará. Nada diferente do que já ouvi da boca de muitos manés do software livre.

Pérolas semelhantes à esta a seguir, ouvi incontáveis vezes, e tenho certeza que vocês também...

"A Microsoft não mantém na equipe ninguém que entenda como o Windows funciona. Então se tornou um código-espaguete. É uma bagunça—e funciona na base da gambiarra e do milagre."

Palhaçada atroz é queimar o Dvorak por isso. Ou é autocrítica ?
Comentário de Bruno Laturner
Ele já está queimado há: Ele já está queimado há muito tempo, ele próprio já reconheceu que é um troll profissional.

Por acaso alguém aqui já viu o código-fonte recente do Windows? Por que será? Ele é fechado é claro.

Acham mesmo que o Dvorak sabe do que está falando? Ele trabalha na equipe de desenvolvimento da MS?

Já estou há mais de 2 anos sem ler notícia alguma desse troll, e não vai ser com ele mudando o discurso que vai me fazer mudar a minha opinião sobre esse hipócrita.

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de CWagner
Lembro que eu sempre lia o: Lembro que eu sempre lia o Dvorak nas páginas da InfoExame (no tempo que essa revista tinha boas matérias, não havia outra alternativa no Brasil, ou eu não era nem um pouco seletivo), mas o tempo foi passando e como eu tipo colecionava as revistas percebi um ciclo nas "previsões" do mesmo, por isso parei de comprar a revista e ler qualquer coluna do Dvorak, e pelo fato do mesmo até há bem pouco tempo não dar atenção ao SL e até mesmo fazer pouco caso da turma do Stallman e do Linux.

Depois disso veio a declaração do mesmo de que escrevia suas colunas para provocar os ânimos dos leitores. Realmente, não creio que o mesmo seja digno de crédito, pelo menos não da minha parte.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Dm7
É tanta competência que: É tanta competência que eles até se perdem...
Comentário de Renato
Código fechado.: O windows tem o código fonte fechado por pura necessidade: quem conseguiria entender toda aquela salada!
Comentário de popolony2k
Ele quer ser consultor de idéias na M$: Pelo que li na matéria, algumas coisas concordei e no final percebi que Dvorak deu uma grande idéia ao Tio Bill. Vamos lá:

O que concordei:

* O melhor windows que existiu foi o Win2K e a M$ conseguiu piorar (WinXP) algo que hoje poderia estar mais estável.

* O Win tem um código espaguetti. Não vi, não comi esse espaguetti, mas mesmo sem ver tem cara de ser código espaguetti mesmo.

A grande consultoria (gratuita) do Dvorak para a M$:

* Contratar um Guru do Windows. Na verdade se forem espertos e contarem com seu excelente marketing (a M$ é a melhor empresa de marketing do mundo - não espalhem pro Lula senão ele contrata a M$ pra campanha dele), vão transformar esse guru no que o Linus Torvalds é hoje para o Linux. A Sun tentou fazer isso com o James Gosling, mas em menor escala.

* Concordei que o Windows precisa de um fork, mas não acho que do Win2k...eles poderiam pegar o Kernel 2.6.x - KDE 3.x e fazer um fork a partir daí.


O que vcs acham ?


Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaGol.com.br
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de hamacker
Nao é preciso ver o codigo: Nao é preciso ver o codigo para saber a quantas anda o codigo do mswindows. A propria MS diz quantas linhas de codigo existem, toda vez que ela anuncia uma nova versao para a data X o lançamento é adiado, as features prometidas são retirados e assim por diante.

Não há dúvidas de que os profissionais da MS sejam competentes, no entanto, é sobrehumano debulhar sobre um programa assim.

A tecnica da MS para manter um codigo assim é semelhante ao estudios Walt Disney, onde há pessoas contratadas para somente desenhar a mão do mickey. Diferentemente de desenhos, um Sistema Operacional que baseia-se em retro-compátibilidade é bem mais complexo de manter, é por isso que dá para entender a preocupação e compara-lo a castelo de cartas.
Comentário de hamacker
Eu acho que a MS tá: Eu acho que a MS tá preparando sua API WIN32 para lança-lo sob BSD semelhante ao que a Apple fez. Pense bem, ela só cuidaria da API e deixaria para os fabricantes os drivers, testes,... "agora competimos com o linux sob terrenos iguais, o livre" - iria dizer o 1o. ministro da MS.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004