Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O software público e o Programa de Aceleração do Crescimento

Saiu a nova edição da coluna de Corinto Meffe, da SLTI do Ministério do Planejamento, na ComputerWorld. O tema relaciona o software público ao PAC, e selecionei um trecho: "Um caso de sucesso de tratamento de bens intangíveis tem sido encarar o software como bem público de uso geral, com produção colaborativa, disponível em espaço coletivo, para o uso e desenvolvimento de toda sociedade. O Portal do Software Público vem conciliar de forma objetiva tal estratégia pesquisada pelo Gartner Group. Ao atender demandas do setor público se atinge diretamente demandas reprimidas da sociedade. A expansão da demanda influencia o lado da oferta de serviços e, como o economista Castanhas da FGV colocou, pode-se estruturar um ciclo virtuoso na economia, só que neste caso para o mercado de bens intangíveis.

Como uma experiência tão recente pode ajudar o PAC? A resposta pode ser obtida no Livro Wikinomics, onde os autores defendem que “a competição através da livre iniciativa e de mercados abertos está no cerne da economia dinâmica, e não podemos depender apenas da competição e interesse próprio de curto prazo para promover a inovação e bem-estar econômico. Mercados dinâmicos repousam sobre robustas bases comuns:...”. Tal ponderação significa que o Portal do Software Público pode ser a base comum, inicialmente, sob a coordenação do setor público para o desenvolvimento do mercado, dando garantias universais para todos os setores da economia."

Saiba mais (computerworld.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alsampaio
Na teoria Microeconômica: Na teoria Microeconômica costuma se dizer:

Um dos principais fatores que impedem um mercado de ser competitivo são as barreiras econômicas encontradas daquele mercado, estando nesta classificação inclusos as patentes e os segredos industriais.

Fazendo uma analogia entre os software proprietários e a características inerentes às barreiras econômicas, podemos, sem pestanejar, deduzir que sua natureza é a mesma.

Logo, o software livre sem dúvidas é um grande passo para o desenvolvimento de mercados mais competitivos e economias mais sadias.
Comentário de Augusto
Porquê não te CALAS ?: Porquê não te CALAS ?
Comentário de Corinto Meffe
Concordo com sua análise e: Concordo com sua análise e acrescentaria que o software proprietário gera um artificialismo para um bem que em sua natureza é intangível: o software.

Os mercados intangíveis ainda são estruturas incipientes, mas tem um potencial microeconômico gigantesco, pois pode resolver questões como desigualdades regionais.

A intenção da nossa experiência é estruturar um mercado de bens intangíveis e potencializar uma base comum de produção para o bem software.

Att. Corinto
Comentário de josevitor
PAC, que PAC?: Interessante como este governo tem a capacidade de dar nome as ações que está obrigado por lei a fazer e vende isto como "algo a mais"! O Programa nada mais é do que o repasse ou investimento direto, nada além disso. A última piada foi o PAC da segurança que em 4 anos "vai" investir menos do que o estado de são paulo reservou para este ano....

Outrossim, pode ser esta a primeira ação concreta dos "PAC's" que este governo tanta alardeou e nada fez.

Ademais, o ponto comum de todos os PAC's a promessa de que um dia a coisa mude.. estamos a 5 anos esperando e nada foi feito, muito menos alterado para melhor...

José Vitor Lopes e Silva
Florianópolis/SC - http://josevitor.blog.br
http://wiki.ubuntubrasil.org/JoseVitor
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004