“Lembra do AMD PIC, vendido no Brasil pela Telefônica a R$ 800, com o nome de FIC Conectado, aquele terminal de acesso à Internet por linha discada com Windows CE, intencionalmente capado pelos projetistas para não permitir o uso para outras aplicações (não dava de instalar outros sistemas operacionais, não tinha placa de rede e nem mesmo drive de CD) e cujo visual lembrava um toca-fitas da CCE do final da década de 70?
Não vamos sentir saudades
Pois então. Alguns meses após a Telefônica desistir de vender o produto aqui no Brasil por falta de demanda - a previsão era vender 40.000 unidades por mês, mas de dezembro a maio foram vendidos apenas 10.000 micos (nossa, por que será?) - a AMD também jogou a toalha, anunciando o fim da produção do PIC. Tchau! E que outros projetos de inclusão digital que não limitem intencionalmente as aplicações o substituam.”
Mas nem tudo está perdido, ainda há uma luz no fim do túnel para estes usuários, usando o LinuxBIOS, que a equipe do OLPC desenvolveu, um laboratório tailandês conseguiu instalar o Linux no aparelho:
http://pclab.nectec.or.th/wiki/index.php/Hardware#AMD_Personal_Internet_Communicator
Creio que se a AMD tivesse utilizado Linux ao invés de WinCE o resultado seria outro, pois os usuários teriam mais opções e mais poder em suas mãos.
Um abraço,
Alan