Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do leitor: O KDE em casa e o GNOME no escritório?


“Quando um novo software ou sistema é lançado, normalmente os interessados procuram saber quais são os diferenciais que eles oferecem. E normalmente tais diferenciais surgem para atender necessidades específicas. Mas se o inverso ocorrer? Ou seja, se necessitarmos de procurar um software, um sistema ou uma solução para atender a uma determinada necessidade?

O fato de nos identificarmos com uma determina distribuição ou ambiente gráfico não nos impede de conhecer as demais opções existentes. Assim, poderemos realizar indicações mais precisas a quem nos solicitar uma opinião pessoal. Um exemplo clássico está no caso das distribuições: é comum encontrarmos um usuário de uma determinada distribuição, que por sua vez, indica outras distribuições para interessados com perfis diferenciados. E isto acontece devido a riqueza de recursos e variedade de opções das principais distribuições. Mas com os ambientes gráficos, a coisa tem sido um pouco diferente...

Para começar e, evitando questionar os tradicionais flames, temos para os sistemas GNU/Linux, "apenas" dois grandes ambientes desktops: o KDE e o GNOME. Digo isto porque eles são utilizados por mais de 80% dos usuários. E ambos têm como objetivo tornar o uso do desktop uma experiência agradável e prazeiroza. Mas cadê os diferenciais?

O KDE é na atualidade o ambiente gráfico mais poderoso por ser rico em recursos e funcionalidades, se partirmos do princípio que o seu "rival" tem como lema "menos é mais". Já o GNOME se concentra em manter apenas as funcionalidades essenciais, pois o objetivo é de garantir a seus usuários uma excelente performance em termos de usabilidade (e consequentemente, produtividade). Que interessante! Temos respectivamente um ambiente gráfico poderoso em recursos e outro com excelente usabilidade! E onde iremos aplicá-los?

Geralmente os PCs dedicados aos usuários finais são largamente utilizados em casa e nas estações de trabalho. E para cada situação, existem determinados requerimentos que devems atenciosamente observados. Por exemplo, numa estação de trabalho, a rapidez na execução das atividades e a boa produtividade de modo geral é essencial. Já num ambiente doméstico, o atendimento das necessidades pessoais de cada indivíduo, além da diversão e do entretenimento são fundamentais. Enfim, acredito que já devem ter entendido onde quero chegar. E sem demoras, deixarei minha opinião pessoal.

Dada as particularidades do KDE, me parece mais sensato utilizá-lo em ambientes domésticos para o uso e entretenimento destes usuários. As vantagens de sua adoção neste segmento estariam na riqueza de recursos, funcionalidades e uma grande flexibilidade para customizações, além da existência de uma diversidade de ferramentas para as mais variadas necessidade. Ele possui também um painel de controle centralizado, intuitivo e fácil de usar. Sem contar ainda que boa parte das melhores aplicações multimídia, (AmaroK, K3b, Kaffeine, entre outros) são desenvolvidos especialmente para serem integradas ao KDE.

Já o GNOME, com a sua interface limpa e sua incessante busca pela simplicidade, me parece ser a opção ideal para as estações de trabalho. O fato de disponibilizar apenas os recursos essenciais o torna mais atrativo para aqueles que usam apenas as aplicações básicas no trabalho do dia-a-dia. E por falar em aplicativos, eis sua outra grande vantagem: os principais softwares existente (BrOffice.org, Firefox, Thunderbird, GIMP, entre outros) foram desenvolvidos com o uso da biblioteca gráfica GTK+; portanto, poderemos esperar com ele um desktop melhor integrado, embora tais projetos sejam independentes do ambiente gráfico em uso.

O inverso também poderia ser feito? O uso do GNOME em PCs domésticos e do KDE em estações de trabalho seria válido? Acredito que sim e perfeitamente, sem complicações! Tanto o KDE quanto o GNOME também provêm soluções para as respectivas necessidades. Embora tenham conceitos diferenciados, ambos foram destinados para reinarem nos desktops em geral. Pois afinal de contas, "para cada caso, há uma solução!"

Ah, antes que eu me esqueça: flamers, se comportem! &;-D”


Enviado por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafa spoladore
gnome eh antiquado e instavel: todos dizem que uma diferenca entre gnome e kde eh que o gnome presta atencao na usabilidade. ora, a intencao de prezar pela usabilidade pode ser muito boa, mas isso nao significa automaticamente que as decisoes dos 'especialistas' da novell sejam as melhores. apesar do tema padrao do kde ser proximo ao do windows, com poucas modificacoes vc coloca tudo no lugar, do jeito do gnome se preferir, e com muito mais opcoes de configuracao, alcancando em minutos a tal usabilidade do gnome. o kde eh robusto, enquanto o gnome eh uma colecao de bugs organizados em conjunto de pacotes imensos em forma de interface grafica, ou algo assim... kubuntu ou xubuntu! gnome so no inferno, ou seja: corporativamente, gnome so se for na novell ou na microsoft!
Comentário de popolony2k
Facilidade é tudo....: ....e percebi isso ontem quado instalei o Fedora 6, que vem com o Gnome como interface padrão, e não consegui configurar nada nele.

O KDE é sempre foi e se o Gnome não melhorar, sempre será superior em todos os aspectos.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Dm7
Partindo dessa linha de: Partindo dessa linha de raciocínio (não que eu concorde com ela!), ao autor eu diria: Você consideraria então o Gnome mais indicado para uso no PC popular, por exemplo?
(A propósito, uso KDE na maior parte do tempo)

Comentário de sergiolenzi
gnome instavel..: Realmente é instavel no computador do nosso amigo.
Minha especialidade sao notebooks com sistema operacional open source para uso em executivos e empresas. Sao projetos com 400 notebooks, e
da ordem de 1000 thin clients rodando gnome... Que o KDE faz mais coisa isso é certo, so que confunde o usuario.. sabe, aquele leigo que quer dar UM click e ver acontecer.. tem que ser rapido.. iniciar em 30 segundos tudo... nao pode parar, tem que detectar hardware automagicamente, alem de ser leve pois os notebooks tem somente 256Mb de memoria. Como sistema operacional foi escolhido FreeBSD.. versao 6.1 como multimedia -> totem + gxine email -> evolution com ligacao para ldap, openexchange... integra a empresa inteira, inclusive os notebooks dos executivos.. Treinamento em media de 3 horas... alem da solucao funcionar diskless/thin-client sem modificacao ou kernel especial tipo assim: cada notebook (acer,vaio,pavilion) pode ainda ser servidor de thin client... Foi comparado ao OS/X (que tb é BSD...) inclusive em multimedia... tem que produzir CD ou DVD somente arrastando arquivos (nautilus-cd-burner) um executivo que quer produzir um dvd nao vai ter tempo de ler o manual do nero ou saber que precisa usar o kefeine...
Com um dvd, v. instala tudo em 30 minutos (590 aplicativos) configura UM arquivo e tudo esta funcionando... Estamos implantando em 8 empresas nos proximos 2 meses... aliás... estamos contratando para suporte e treinamento para usuarios, preferencia meninas...
Coisa facil tipo assim para que serve o botao direito do mause, como acessar coisas no painel, como mandar um email, como esquecer dos virus, como usar arrastar-colar, como transferir arquivos no gaim....

Me avisem email -> lenzi@k1.com.br
Comentário de Dm7
Comentário apócrifo,: Em parte talvez isso aconteça por estarmos acostumados com uma interface. Mas se eu considerar o espírito de liberdade e customização :-p , consideraria o KDE mais dentro do espírito do open-source para o usuário final, já o gnome não se apresenta tão configurável à primeira vista quanto o kde, se aparentando mais nesse aspecto com o RWindows.
Comentário de thebluesgnr
GNOME: Alguns comentários demonstram uma falta de entendimento sobre a filosofia do GNOME com relação à preferências e outras funcionalidades. Recomendo (principalmente para quem escreve software) a leitura do seguinte artigo: http://www106.pair.com/rhp/free-software-ui.html
Comentário de curioso
XFCE para empresas: Acredito que uma instalação XFCE com alguns poucos componentes do Gnome (gerenciamento de impressão e detecção de mídia removível principalmente) pode criar um desktop enxuto, bonito, leve e funcional para este tipo de ambiente. Para desktops "caseiros" ele também é uma boa pedida, como podemos ver o belo trabalho feito pela equipe do DreamLinux.


Comentário de darkmagus
É questão de gosto!: Pessoal, acho que isso é mais questão de gosto de cada um do que definição de qual é melhor e para que.
Tem gente que ama o gnome, simples e tal ou o kde que tem tudo...

Eu prefiro mesmo o Fluxbox, meu firefox ocupa a janela inteira, é simples e leve.(Slack + Flux)

Mas se estou no ubuntu eu uso o Gnome, se estou em uma distro com KDE, o mesmo, não ligo, os dois são mto bons.
Acho que escolher vai pelo gosto de cada um mesmo.
Comentário de leo.fontenelle
GNOME para empresas: O KDE tem mesmo mais recursos, e parece mais com o Windows, e a maioria dos usuários domésticos o prefere.

Achei interessante você sugerir o GNOME para empresas, porque de fato este tem sido um "filão" alvejado pelo projeto. Talvez os usuários do KDE discordem, mas o GNOME é (ou pretende ser) adequado sem que o usuário precise procurar e configurar trocentas opções. Se bem me lembro, da última vez que experimentei o KDE fiquei mais tempo configurando-o do que passo configurando o kernel do Linux numa instalação nova de Gentoo!

Aos poucos, os ambientes vão convergindo; pelo que sei, o KDE 4 deverá adotar o gstreamer, e o desenvolvedor do gnome-vfs andou cogitando uma mudança que inclua compatibilidade com o sistema de arquivos virtual do KDE. Viva FreeDesktop.org!
Comentário de leo.fontenelle
GNOME para PC Popular: Você consideraria então o Gnome mais indicado para uso no PC popular, por exemplo?

Sabe que é uma boa idéia? Uma empresa envolvida no PC Popular poderia fazer um estudo de campo para ver, nas classes C e D, qual ambiente gráfico é usado com mais facilidade, e aí sim teríamos algo mais do que opiniões.

Para falar a verdade, acho que o principal mesmo seria não reinventar a roda, e adotar uma distribuição pre-existente como o Kurumin ou o Ubuntu.
Comentário de Grobsch
Minha Opinião: Não consigo gostar do Gnome, partindo da frase ao lado, acrescento que existem algums bons aplicativos para GTK, por isso mesmo o Xfce é o gerenciaodr 'quase' padrão do GoblinX já que é o único incluído em todas as edições. Já O KDE estou dando atenção especial, acrescentando extras mais aplicativos ao seu poderoso arsenal.
Acho que devemos utilizar os dois, ou pelo menos o que faço, bibliotecas e aplicativos de Gnome e KDE completo.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de José Carlos Colzani
Minha opnião também...: Olá pessoal.....

Gostaria de deixar minha opnião aqui registrada também.

Uso Linux a vários anos, comecei com conectiva marumbi usando KDE 1.0.
Depois o Guarani usando WindowMaker.

Posso garantir que as coisas evoluiram muito no Linux.

Hoje em dia uso Slackware com KDE, e não tenho do que reclamar.

À um tempo atrás recebi um micro no meu serviço para testar. Resolvi instalar o Ubunto nele. No comeco não gostei não, mas aos poucos fui conhecendo o gnome e acabei gostando dele.

É óbivio que o KDE tem mais opções e ainda continuo preferindo ele, mas com certeza para usuários iniciantes, o gnome é mais simples, mais claro, mas objetivo digamos assim.

Acho que se usassem ele no PC Popular, os usuários iniciantes ficariam mais satisfeitos.

Abraços...


Comentário de Elessar
Ctrl + Tab: Mais alguém se irrita com o atalho default do KDE para trocar de áreas de trabalho colidir com o atalho do Firefox para alternar entre as guias ?

Cada vez que instalo um desktop novo e vou ensinar a "dica" da navegação por abas ao usuário, quebro a cara ao tentar demonstrar.. daí me dá o estalo e finalmente vou até o painel de controle (e, sinceramente, demoro uns 2 minutos pra achar a opção correta de atalhos de teclado) e troco as configurações do KDE.

De resto, acho o KDE bem bacana, apesar de preferir Gnome e/ou Xfce. Acho que uma leitura ou uma eventual "fuçada" nos menus do KDE nos permite achar tudo o que procuramos.
Comentário de brandizzi
Parabéns: Ótimo artigo! Parabéns! Escreva mais aqui :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Xisberto
Ctrl+Tab: Amigo, quanto ao seu atalho Ctrl+Tab, eu uso o Ctrl+PageUp e Ctrl+PageDown no Firefox ;)
Para mim é mais fácil porque eu uso o mouse na mão esquerda e a mão direita fica livre para o teclado...

------
Não deixe sua liberdade se resumir a software livre, use uma língua livre!!! Aprenda esperanto!
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!!
Comentário de nemesis
por mim tanto faz. sei que: por mim tanto faz. sei que tudo que vou fazer é abrir umas 10 sessões no terminal, mesmo... :P

huhuh... vc sabe quando é um nerd inveterado quando passa a ouvir músicas com seu próprio player de linha-de-comando feito com sh e pipes gstreamer... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ednei Pacheco
"Você consideraria então o: "Você consideraria então o Gnome mais indicado para uso no PC popular, por exemplo?"

Para o usuário final doméstico, que gosta de brincar no micro, o KDE me parece melhor opção. Mas quem somos nós para definir? Reconheço que até seria interessante testar o GNOME neste segmento.

Em tempo: até hoje eu não vi nenhuma distribuição dos PCs populares utilizar outro ambiente gráfico que não seja o KDE. Why?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de hamacker
Não sei quanto a voces, mas: Não sei quanto a voces, mas quando dizem que o KDE é mais "customizavel" eu só posso enxergar as customização de cores e painel e um monte de opções extras nas suas diversas janelas de dialogo. Porque do ponto de vista serviços, configuração de tela/keyboard/mouse, clipboard, e outras são estritamente iguais em funcionalidades.

Um usuário iniciante fica intimidado com tantos botões e opções duplicadas do KDE, quando não era isso, o KDE era sabotado pelo proprio usuário que não sabia o que estava fazendo, mudamos para GNOME e ficaram mais satisfeitos. Isso abalou um pouco porque achavamos que o KDE por ser similar ao Windows trataria mais beneficios e não foi o que aconteceu. Isso já vai completar 1 ano.

Minha opnião é que o KDE merece uma limpeza, agora com o freedesktop eu achei que iriam utilizar apenas o menu "freedesktop" mas o que eu descobrí foi que adicionaram o menu freedesktop sem acabar com o menu kde. Alguns dias trabalhando com o kde e já é possivel ver as duplicações de entrada de menu acontecendo.

A proposito aquela opção de imprimir para PDF diretamente na janela de impressão do KDE não funciona na maioria das vezes que testei, no entanto, voce instala e usa o cups-pdf que funciona 100%, opções no KDE que não funcionam sequer deveriam ser exibidas, isso causa a impressão que tem mais funcionalidades quando na realidade são desfuncionalidade.

O GNOME por outro lado merece uma sacudida por algumas coisas que não são inúteis como : imprimir paginas pares/impares e um gerenciador de clipboard como glipper por default.


Comentário de Lauro César
Talvez...: ...porque KDE seja atualmente mais popular?! ;)

====================================
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de hamacker
Para um usuário leigo, eu: Para um usuário leigo, eu diria que para ter uma melhor experiencia com o computador seria necessário mais memória. No meu notebook pós-instalação (incluindo impressoras, scanner, wifi, winmodem e serviço de firewall) fico com 200M de RAM já ocupados usando GNOME e fiz o teste com o KDE e isso sobe um pouco para 220M. Claro que notebooks exigem mais memória porque tem muito mais hardware, mas acho que 256M é pouco pra se extrair o melhor do KDE e GNOME.

Testei o GNOME num notebook da Positivo para um amigo que estava decepcionado com o Starter e foi muito decepcionante para mim, pois usando o GNOME o micro dava aquelas "paradinhas" e depois continuava. Eu também fui muito idiota porque instalei no notebook dele tudo o que eu também uso no meu notebook (tenho um repositório local e um script que restaura minhas aplicações preferidas), porém no meu notebook eu tenho 1G de RAM e uma Geforce7300 e do lado da positivo 256M de RAM compartilhado com video. Da proxima vez que for instalar um linux num desses notebooks com 256M vou pensar melhor, não teve jeito voltou o Starter.
Comentário de Ednei Pacheco
Na última pesquisa do: Na última pesquisa do BR-Linux.org, o GNOME se aproximou bastante do KDE, embora o último mantenha a liderança. E embora eu concorde que a popularidade do KDE tenha influenciado, ela é tão alta assim?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de vmedina
Perseguindo a miragem.: (RE)Começa a Flamewar: O KDE tem mais opções, O GNOME tem mais Usabilidade e beleza, O KDE é mais poderoso, O GNOME tem os melhores recursos... etc.

Por que será que todo mundo que escreve artigos para a comunidade tenta sempre fazer o artigo perfeito sobre os ambientes gráficos, como os sobre as distros, de forma que não incentive Flames. Isso apesar de todos falharem miseravelmente.

Esse é o "Santo Graal" dos articulistas da comunidade, a busca que consome a vida se provando infrutífera. Todos procuram essa comparação definitiva, sobre algo que está constantemente em mudança.

Não seria já a hora de parar com isso e procurar simplesmente para de comparar bananas e maçãs? Será que todas as Flames passadas não são exemplo o suficiente que esta procura faz mais mal do que bem para a comunidade? Será que só do articulista implorar, várias vezes durante o texto, o exime da responsabilidade pelas flames?

[]s!

ps: Nada contra nenhum articulista que fez, está fazendo ou fará uma tentativa de conquistar essa glória. Todos sabemos que vocês tem boas intenções

pps: "A estrada para inferno é pavimentada com boas intenções". Provérbio Holandês. Fonte: Wikiquote. ;)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
Quanto a limpeza...: ...concordo, pois todo software precisa passar por uma limpeza de vez em quando.

Quanto a limpeza no Gnome.....limpar o que ??

Quanto a impressão de PDF....sempre funcionou certinho aqui....e olha que é Fedora 4....velhinho, velhinho !!!


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de ivansb
BrOffice.org, Firefox, Thunderbird: Pelo Amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Vou ser mais um a tentar avisar:


BrOffice.org, Firefox, Thunderbird, NÃO USAM GTK!!!!!!!!!

ELES TÊM SUAS PRÓPRIAS BIBLIOTECAS GRÁFICAS E NÃO SÃO, DE JEITO ALGUM, APLICAÇÕES DO GNOME, E NEM AO MENOS USAM GTK!


Comentário de ivansb
BrOffice.org, Firefox, Thunderbird: Pelo Amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Vou ser mais um a tentar avisar:


BrOffice.org, Firefox, Thunderbird, NÃO USAM GTK!!!!!!!!!

ELES TÊM SUAS PRÓPRIAS BIBLIOTECAS GRÁFICAS E NÃO SÃO, DE JEITO ALGUM, APLICAÇÕES DO GNOME, E NEM AO MENOS USAM GTK!


Comentário de Lauro César
Não acho...: ...que só a popularidade justifique isto, foi apenas um comentário sem maiores pretensões. :)

Embora eu goste mais do Gnome, comecei no Linux usando KDE e acho que ele tem também suas vantagens... mas como gosto de um ambiente mais clean, prefiro o Gnome que assim como o KDE vem evoluindo muito rapidamente!

======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Lauro César
E o XFCE?: Testei o Xubuntu 6.10 um dia desses atrás e fiquei positivamente impressionado com ele. Rápido, simples e bonito, além é claro de você poder customizar e acrescentar nele programas em GTK sem pesar muito o sistema. O gerenciador de arquivos é ótimo: simples e funcional!

Porque não experimenta também, pode ser uma solução para máquinas mais modestas...

;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de nemesis
Aplicações Mozilla usam: Aplicações Mozilla usam GTK como backend gráfico quando no Linux, w32 quando no Windows. OO é que é um mundo à parte como seu irmão Java. Quem sabe um dia não adote Swing por padrão?... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Isaac S. Dias
Uso os dois e mais o XFCE: Quem é melhor?
KDE ou GNOME?
Todos os dois são bons. Não existe um melhor ou pior.
Uso os dois e mais o XFCE e estou querendo instalar o Enlightenment E17.
Comentário de Vinicius Depizzol
Não Usam GTK+ msm: OpenOffice.org, Firefox, e todo o resto não usam GTK+! O que eles fazem é se comunicar com a biblioteca GTK+ para oferecer um visual similar ao tema.

Aplicações Mozilla usam XUL e o OpenOffice uma biblioteca própria (que por sinal não é lá grandes coisas)
Comentário de nemesis
O motor XUL apenas: O motor XUL apenas transforma descrições de GUI em XML chamadas para a criação de widgets reais de sistema. E esses widgets têm que ser desenhados pelo sistema subjacente, seja via GTK, no Linux, seja em w32, no Windows. acho que vc está equivocado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Eu estou achando que o: Eu estou achando que o pessoal tá confundindo GTK+ com GNOME.
Quando compilei o firefox ele tinha uma opção para usar o GNOME ou não, mas definitivamente usa GTK+.
Muitas distros disponibilizam o firefox com as dependencias do gnome, daí alguns não querem instalar o Firefox porque puxa um tal de Gconf junto, enquanto outras distros separaram firefox e firefox-gnome como pacotes separados.

Eta babel...
Comentário de Ednei Pacheco
"Porque não experimenta: "Porque não experimenta também, pode ser uma solução para máquinas mais modestas..."

Isto vem sendo feito na atualidade. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
"(...) E NÃO SÃO, DE JEITO: "(...) E NÃO SÃO, DE JEITO ALGUM, APLICAÇÕES DO GNOME, E NEM AO MENOS USAM GTK!"

Releia o texto: "(...) portanto, poderemos esperar com ele um desktop melhor integrado, embora tais projetos sejam independentes do ambiente gráfico em uso."

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
"Por que será que todo: "Por que será que todo mundo que escreve artigos para a comunidade tenta sempre fazer o artigo perfeito sobre os ambientes gráficos, como os sobre as distros, de forma que não incentive Flames. Isso apesar de todos falharem miseravelmente."

Porque depende exclusivamente das origens do flame: são baseados no próprio artigo em questão, ou nos comentários postados?

"Esse é o "Santo Graal" dos articulistas da comunidade, a busca que consome a vida se provando infrutífera. Todos procuram essa comparação definitiva, sobre algo que está constantemente em mudança."

É o que VOCÊ acha! Gosto de algumas discussõezinhas por dois motivos:

1. Quando comentam, normalmente são sinceros;
2. Me permite avaliar melhor o posicionamento dos usuários sobre o assunto em questão.

"Não seria já a hora de parar com isso e procurar simplesmente para de comparar bananas e maçãs? Será que todas as Flames passadas não são exemplo o suficiente que esta procura faz mais mal do que bem para a comunidade? Será que só do articulista implorar, várias vezes durante o texto, o exime da responsabilidade pelas flames?"

Comparações na vida são inevitáveis. Graças à ela é que nós nos "situamos" no mundo. E você vai me dizer que nunca fez comparações?

"Nada contra nenhum articulista que fez, está fazendo ou fará uma tentativa de conquistar essa glória. Todos sabemos que vocês tem boas intenções pps: "A estrada para inferno é pavimentada com boas intenções"."

Você acabou de fazer uma comparação! E das infelizes: falou M****.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Vinicius Depizzol
"Motor XUL"...: O XUL não é um motor que pega os widgets do sistema subjacente (como ele poderia fazer isso??? Existe alguma padronização para isso?). XUL é uma biblioteca de widgets, como GTK+ ou QT.

Acontece que o XUL se comunica com a biblioteca GTK+ (e utiliza códigos-fonte dele) (ou mesmo com o Windows.Forms) para ter o mesmo visual no ambiente GNOME (ou Windows).

Se você utilizar o tema Clearlooks mais recente, com suporte a Cairo, vai perceber que o Firefox não é GTK+ simplesmente pelo fato da barra de progresso não animar corretamente.
Comentário de popolony2k
Que viagem......: ......
"XUL é uma biblioteca de widgets, como GTK+ ou QT."

Negativo !!! O XUL é apenas um grande formato de XML com o qual o Firefox constrói sua interface, utilizando os widgets nativos da plataforma.

Esses widgets são os componentes padrão do Windows para plataforma Windows e GTk+ para a plataforma Linux e talvez outros UNIXes.

Conforme o nemesis citou acima.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Douglas Augusto
echo "Comparações subjetivas" > /dev/null:
Comparações na vida são inevitáveis. Graças à ela é que nós nos "situamos" no mundo. E você vai me dizer que nunca fez comparações?


São inevitáveis mas deveriam ser tomadas com cautela. O triste é comparar coisas essencialmente subjetivas --como o tema em questão-- e pensarmos que poderemos chegar em alguma conclusão objetiva. Doce ilusão.

Que KDE, GNOME, XFCE que nada, uso o FVWM, e atualmente é o melhor ambiente gráfico.. para mim. Desafio qualquer um a provar que não. Ponto.
Comentário de Dm7
Esse é um ponto essencial.: Esse é um ponto essencial. Não ouvi falar de um estudo de campo, alguém sabe de algum? Não estamos falando de um usuário que aparentemente está escolhendo o Linux, ele está escolhendo apenas a inclusão digital,
Comentário de Dm7
Ou seria que o KDE é "mais: Ou seria que o KDE é "mais descustomizável" :-p

Uma ferramenta interessante para o KDE (ou para o Gnome) é simplesmente oferecer ao usuário o tipo de menu que ele quer, simples ou complexo. Acho que uma opção assim seria interessante para o PC popular, para que a pessoa não se sinta intimidada pela quantidade de opções à primeira vista. Eu fico imaginando até que ponto é válido ir a fundo nessa questão, para que o sistema possa se adequar a quem que está sendo "incluso" digitalmente agora. O que é mais válido, incluir digitalmente ou iniciar na filosofia open source? Ou esse usuário nem precisaria saber o que é isso? E afinal de contas, atualmente esse usuário está querendo saber o que é open source, ou apenas quer realizar o sonho de ter um pc, não importa o sistema que venha nele, desde que seja popular? ;-)


Comentário de Vinicius Depizzol
""XUL é uma biblioteca de: ""XUL é uma biblioteca de widgets, como GTK+ ou QT." Negativo !!!"

Os widgets encontrados no Firefox do Gnome e do Windows, por mais que se pareçam com as suas bibliotecas originais, não são os mesmos! O XUL organiza a interface do Firefox sim, mas também contrói os widgets, baseados nos seus temas (que são CSS) -- que imitam a biblioteca padrão.

Pegue como exemplo o Songbird. É um aplicativo construído completamente com biblioteca XUL, sem precisar de GTK+ ou Windows.Forms. Os widgets, nesse caso, vêm de onde, segundo você então?

Comentário de Ednei Pacheco
"Que KDE, GNOME, XFCE que: "Que KDE, GNOME, XFCE que nada, uso o FVWM, e atualmente é o melhor ambiente gráfico.. para mim. Desafio qualquer um a provar que não. Ponto."

Se não é uma colocação "subjetiva", com certeza é "relativa"! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de popolony2k
Sera que nao fui claro ? Vamos la !!: "Os widgets, nesse caso, vêm de onde, segundo você então?"

Vem do Firefox, que por sua vez os obtem da plataforma que esta rodando, no Windows de seus componentes padrao e no Linux do GTK+.

Aprenda sobre o XUL que percebi que vc nao conhece o que esta comentando.

Segue um link da Mozzila que explica sobre o XUL (que como escrevi anteriormente, nao passa de uma definicao de XML para auxiliar no desenvolvimento de interfaces do Firefox.

http://www.mozilla.org/projects/xul/

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de nemesis
dêem uma olhada: dêem uma olhada aqui:
http://bonsai.mozilla.org/cvsblame.cgi?file=mozilla/widget/src/gtk2/nsWidgetFactory.cpp&rev=&root=/cvsroot
e aqui:
http://bonsai.mozilla.org/rview.cgi?dir=mozilla/widget/src&cvsroot=/cvsroot&module=default

O motor XUL pode, de fato, renderizar UIs diretamente como se fossem documentos html via Gecko. Mas, se precisar usar controles de entrada de dados (comboboxes, textedits etc) vai invariavelmente usar os widgets adequados do sistema subjacente. Com XUL, vc tem a mesma mistura que em formulários html, onde o Gecko renderiza o layout, CSS e imagens e repassa a construção de widgets do formulário em si para o sistema subjacente. Por isso vc tem controles parecidos com o de qualquer outro do XP, quando no Windows. Por outro lado, no Linux os controles são visualmente tão simples quanto nos primeiros dias de CGI. Talvez a integração com temas GTK não seja tão boa... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004