Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato do Dia da Liberdade de Software no ES


“O Dia da Liberdade de Software é o maior evento global de celebração e difusão da liberdade de software. Este ano mais de 300 times participaram ao redor do mundo. O Brasil contou com a participação de 4 cidades oficialmente cadastradas no site www.softwarefreedomday.org: Belém (PA), Foz do Iguaçu (PR), Novo Friburgo (RS) e Vitória (ES).

O Espírito Livre (http://www.espiritolivre.org ) e o GuBrO-ES (http://www.broffice.org/gubro-es) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica comemoraram esta importante data nos dias 14 e 15 de setembro, envolvendo autoridades, servidores públicos, profissionais, estudantes e comunidade, além de palestrantes de renome nacional no mundo do Software Livre.”


Enviado por João Fernando Costa Júnior (espiritolivre·vixΘgmail·com) - referência (espiritolivre.org).

Veja abaixo o restante do relato.


O "Dia da Liberdade de Software" é uma celebração anual e sua importância reside no fato de reunir os usuários e entusiastas dos diversos softwares para um evento que foi realmente divertido, com muita informação, brindes, demonstrações e palestras.

Organizado exclusivamente por colaboradores que acreditam nessa filosofia, o evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica/ES, que gentilmente cedeu a estrutura e os coffee breaks. Nos orgulhamos da riqueza dos debates que se seguiram durante todo evento.

Na sexta-feira, houve a abertura oficial com a presença dos colaboradores e autoridades de Cariacica, além do prefeito Helder Salomão. Em seguida, uma mesa redonda coordenada por Vanessa Cândido (GuBrO-ES) e composta por João Cassino(Cobra Tecnologia/DF), Júlio Neves (RJ) e Ulisses Leitão (ProLinux/MG), que debateram sobre a importância e difusão do software livre.

No sábado, as palestras e debates só foram interrompidos pelo almoço e os coffee breaks pois os temas envolveram os participantes durante todo o dia. Pela manhã, "Tudo que você precisa saber sobre Software Livre" foi o tema do descontraído bate papo do Prof. Júlio Neves (RJ), em seguida, a líder estadual do GuBrO-ES, Vanessa Cândido, apresentou o BrOffice.Org aos presentes. Distribuição de cds e assuntos polêmicos fizeram parte das discussões na palestra sobre "Soluções para um desktop "quase livre" " de João Fernando Costa Júnior, fundador do Espírito Livre e co-líder do GuBrO-ES. O Case "Implantação de Software Livre na Rede da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica/ES" foi apresentado por Antonio Andrade Dettmann.

Após o almoço, com a palavra, Marcellino Júnior (RJ), autor do livro"Ubuntu para iniciantes", falando sobre o uso deste software por iniciantes e empresas. O Prof. Dr. Ulisses Leitão (MG), também marcou presença apresentando o "Linux no ambiente corporativo: oportunidades e perspectivas".

Nosso estado foi muito bem representado, também, por Johnson Sudré Januário que encantou a todos os presentes com as possibilidades da "Programação de Jogos com Blender 3D", fazendo demonstrações práticas de seus trabalhos. Finalizamos com o Prof. Ciro Meneses (MG) falando sobre "UNISYS - Sistema de Gestão Integrado Pedagógico Administrativo".

Ricardo Bimbo (DF), Sérgio Rosa (DF) e Corinto Meffe(DF) estavam confirmados mas por motivos de força maior não puderam comparecer.

Mais de 150 pessoas passaram por lá nestes dois dias de evento. Vários brindes foram sorteados, doados pelos palestrantes e colaboradores. Todos os participantes receberam camisas e CDs diversos. A organização do evento está preparando um DVD, que será disponibilizado posteriormente de forma gratuita. Parcerias e negócios também foram fechados no decorrer do evento o que mostra alguns frutos gerados por encontros como este.

Entre os diversos assuntos comentados durante o evento, reafirmamos o convite para que os capixabas participem da Latinoware (Conferência Latino Americana de Software Livre) que acontece em Foz do Iguaçu, em novembro. Outro ponto suscitado pelos participantes foi a necessidade de ampliar essas discussões em nosso estado envolvendo pessoas de diversas cidades e segmentos que compartilham do mesmo ideal de liberdade na área da tecnologia. A iniciativa de Cariacica sediar o evento também mostrou que descentralizar as discussões também possibilitam a ampliação dos horizontes; muitas pessoas e autoridades espalhadas pelo estado incentivam ou ainda não conhecem esta possibilidade e, conferências, fóruns e debates, como este, provocam, no mínimo, a curiosidade daqueles que passam por ali.

Esperamos que idéias de eventos como esse se consolidem para que todos possam conhecer e ter uma real liberdade de escolha. Que novos eventos aconteçam, principalmente em nosso estado que possui grandes talentos e o senso de comunidade, para troca de experiências e informações e, conseqüente crescimento de todos. Sentimos, porém, falta de representantes de empresas relacionadas a área mas acreditamos que cada participante fará germinar em seu segmento a semente frutuosa do Software livre. Agradecemos a todos os que se envolveram nesta iniciativa que superou todas as nossas expectativas de sucesso.

Para saber mais informações sobre o Espírito Livre, visite: http://www.espiritolivre.org

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004