Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Você conhece alguém que use o Linux que veio instalado em seu Computador para Todos por mais de 30 dias?

Segundo o Zumo, a Insigne deve atingir a marca de 1 milhão de computadores instalados com Linux até o fim do ano, em sua participação no fornecimento do sistema operacional dos PCs do programa Computador para Todos, do governo federal. O número enorme remete ao total de máquinas instaladas com o Insigne desde 2002, quando foi lançada a distribuição. A notícia informa que hoje o Insigne faz parte de máquinas da Semp Toshiba, Novadata, Aiko, CCE e Kelow e não está restrito ao desktop, pois alguns fabricantes começam a colocar o sistema nos notebooks.

Mas o Zumo faz a mesma pergunta que eu: quantos destes computadores permaneceram com o código aberto, e quantos sofreram "conversão" para software pirata?

No ano passado eu lancei a seguinte pergunta a todos os leitores, ao longo de 8 dias: quem conhecia algum usuário satisfeito do Computador para Todos. Recebi 5 respostas, e nenhuma delas era de pessoa que estivesse usando o sistema operacional originalmente entregue com ele - as 5 pessoas haviam trocado por outras distribuições de Linux e estavam satisfeitas. Já passou algum tempo, então pergunto de novo: Você conhece alguém que comprou um Computador para Todos e manteve em uso por mais de 30 dias a versão do sistema operacional que veio incluída nele? Se você conhece, por favor me passe o e-mail da pessoa, pois eu gostaria de fazer uma entrevista com ela.

Saiba mais (zumo.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maxguzenski
Minha namorada aguentou esse:
Minha namorada aguentou esse Insigner linux por 3 dias... ele é feio, bugado e praticamente desconhecido e com pouco suporte da comunidade.

Eu tenhei instalar o ubuntu e o kurumin ... mas para variar nenhum deles reconheceu o modem! que precisava de um drive que deveria ser baixado e compilado só que para isso eu precisa de internet.

Então desisti e parti para o windows. E eu não vou gastar mais uma dia tentando fazer aquela m***a funcionar.

uma 1º boa pergunta)
Porque diabos o PC veio com um modem que só funciona no Insigner linux? e que nas outras distro tu sofre pra fazer reconhecer?

uma 2º boa pergunta)
Será que uma distro com uma super comunidade a nível mundial como o ubuntu e/ou uma distro que já esta a muito tempo no mercado nacional como o kurumin não serve para o projeto do governo? Pq eles sempre tem q desenvolver uma distro nova e gastar um monte (do nosso!?!) dinheiro?

Estranho como o windows serve (sem alterações) para 100% dos computadores do planeta que o utilizam, mas o linux sempre precisa ser "refeito" principalmente quando o governo ta na jogada.

Essa é so a minha opinião.
Comentário de anakinpendragon
Eu comprei um notebook hp: Eu comprei um notebook hp v6112br com mandriva2007, usei por mais de três meses, porém semana passada tive que trocar pois precisava de alguns programas novos que tem no repositorio do mandriva 2008 e no ubuntu, mas não no mandriva 2007 que é de 2006.... A maquina veio muito bem configurada, com todos os drivers funcionando perfeitamente, mas desatualizada em algumas coisas basicas,por exemplo o firefox era 1.5 !?
Eu atualizei oque eu precisava na epoca, e por um tempo me atendeu... provavelmente um usuario comun que não precisa se atualizar tão rapido como eu não tivesse problemas e poderia ficar com a mesma maquina por muito tempo.
Comentário de MuriloR
Não seria interessante...: Não seria interessante também analisar os motivos ou dificuldades que levaram as pessoas que trocaram o SL por S. pirata, excluindo é claro aquelas pessoas que já dizem sem nem mesmo usar que o Linux é difícil.

O Vista representa uma melhora significativa de segurança sobre o XP, mas apesar de tudo, ainda é Windows.
Comentário de RAMON FERREIRA SILVA
Meu Irmão não aguentou: Meu pai comprou um computador CCE para o meu irmão.O PC veio com o Linux Insgne, porém o sistema muitas vezes ficava lento, daí meu irmão me pediu para ceder a ele uma das minhas licenças do Windows que eu tinha em casa.

Eu Instalei o Windows XP para ele, daí ele mec disse que queria continuar usando o linux, contanto que não fosse o Insigne, então eu instalei o Kurumin com dual boot com Windows, e está funcionando perfeitamente, e meu irmão passa mais tempo usando o Kurumin do que o windows, que usa somente para jogar nos finais de semana.

Foi realmente difícil fazer com que o kurumin reconhece alguns componentes de hardaware,principalmente o modem , mas depois de uma longa tarde, tudo estava configurado e pronto para usar, inclusive a internet. No windows eu não tive problemas, pois o computador veio com todos os drivres em CD-ROM.
Comentário de Paulo Estrela
A Canonical tá comendo mosca!: Na minha opinião a Canonical tá comendo mosca. Tá certo que Semp Toshiba e etc não vendem mais do que a Dell, mas tendo um bom volume de vendas no Brasil acho que eles iriam obter uma entrada muito favorável no Brasil, o 3º comprador de PCs no mundo, perdendo pra EUA e Canadá. Além disso, no próximo ano muito provavelmente vão se vender mais computadores do que televisores no Brasil e se a canonical não fizer nada, vai perder mais uma chance de se popularizar e fazer algum ou muito dinheiro.
Comentário de adilson
A Canonical não está "comendo mosca": Acontece que a Canonical não é empresa nacional nem tem filial no Brasil, requisitos para participar do programa do governo, sem contar que você precisa ter suporte na língua nacional. De qualquer maneira, já existem parceiras de sucesso com a Dell, por exemplo então eu não me espantaria se algo assim aportasse por aqui em algum momento futuro.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de muzkur
Dos 3 PCs do programa que vi: Dos 3 PCs do programa que vi até hoje, dois deles tinham distribuições toscas, porcamente copiando o desktop do windows e bem mal acabadas. Uma delas era inclusive argentina, em portunhol.
O único que realmente foi possível utilizar, foi um laptop da Positivo que veio com o Mandriva 2007.1 instalado. Aquele sim valeu a pena ;)
Comentário de Buscator
Eu comprei....: Adquiri há uns 10 dias um Positivo V52, que aliás veio muito bem configuradinho com o Mandriva 2007.1. Só o que pegou foi minha ADSL Speedy, que identificava junto com a placa wireless, mas navegar que é bom nada. Como minha praia também é Gnome, preferi instalar o OpenSUSE 10.2 e estou contente da vida...


Comentário de Soulinux
Sistema operacional instalado: Ja havia testado em lojas, os sistemas das maquinas. Muitas vezes so para fazer parte do programa pc para todos uma vez que todos os drivers que vem com a máquina são para windows xp. De cara eu trocaria por outra distribuicao.
Agora recentemente, comprei um Dell E521, que nao consegui compra sem sistema operacional no caso windows vista home basic.
Deixei minha esposa e cunha namorando ele por tres dias sendo que no primeiro dia o windows media travou.
Limpei o hd e la tem o debian 4.0r1.
Alguem sabe como consegui de volta o dinheiro cobrado pelo windows vista? Todos os cds estao intactos. A maquina veio instalada da Dell.
Comentário de ivansb
Todos que já vi continuarem instalados: estavam com Mandriva. Minha irmã, eu, e minha cunhada, temos computadores do Programa nas nossas casas. Somente no meu tinha Mandriva. Nos outros era Insigne e Kurumim(Amazon). Em todos acabei instalando Mandriva.

Minha irmã tem uma amiga que comprou um PC que veio com Mandriva. Ela mesma acabou ensinando a amiga a usar e, principalmente (dificuldade, em minha opinião, mais comum) instalar software adicional. Vou tentar conseguir o e-mail desta amiga dela. Via de regra, o primeiro conhecido a "dar suporte" decide o destino da máquina. Se for um formatador contumaz, vai instalar Windows.

Meu pai comprou um Positivo com "Starter Lixo Edition" e se arrependeu, pelas limitações e pela quantidade de "paus" que davam. Cansou-se de formatar a máquina todo mês, mas arrumou um amigo que "deu suporte" e instalou um XP Piratex. Depois de mais alguns meses de sofrimento com WGA, travamentos e agora vírus, um dia na casa da minha irmã me pediu para instalar o mesmo sistema que instalei para ela no computador dele. Vai ser mais um "convertido".

Agora que empresas como HP, Positivo e Dell estão entrando no negócio, parece que de forma séria e colocando Ubuntu e Mandriva, penso que tende a dar mais certo.

Mas, o mais importante do SL, principalmente neste impulso inicial, vai ser a comunidade mesmo. Por isso:

-Precisamos dar suporte aos conhecidos que comprarem estas máquinas.
-Precisamos pedir pra checarem, ao comprar, se a distribuição é conhecida.


Comentário de Kirk
Linux em micro popular: Comprei um notebook HP-Compaq 6210 com Mandriva 2007 e ainda estou com ele, recentemente tentei executar o live CD do Ubuntu 7.10, sem chance não inicializa, tentei com o comando noapic apenas um vez carregou, porém o som ficou apitando.
Acho que eles só testaram com notebook Dell parceiro deles.
Comentário de maiconfaria
Eu comprei tb um notebook,: Eu comprei tb um notebook, compaq v6210, veio com mandriva2007, estou usando ele faz uns 4 meses, sem nenhum problema, vou atualizar só ano que vem.
Pena que esta versão não é LTS se fosse ficava com ele até ter que jogar o laptop no lixo de velho!

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de hardware
Vista nao está funfando: apenas a titulo de informacao, o Vista que vem nos PC economicos - com 512 de memoria - é muito pesado e nao reconhece perifericos com mais de 2 anos. Estou colecionando etiquetas de Vista Starter Edition. Já formatei 3 computadores (2 eram notebooks) que vieram com Vista e coloquei o XPiratao a pedido dos seus usuários...
Comentário de maiconfaria
Pois, no meu deu exatamente: Pois, no meu deu exatamente o mesmo problema, vou testar mas de perto o mandriva2008, mas acho que vai ser ubuntu LTS ou debian etch no ano que vêm. Aliais o último já esta numa particão esperando pra dominar o pedaço !
Bem que a hp poderia disponibilizar um mandriva 2008 customizado, como a dell faz com o ubuntu
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de hardware
a versao 5.0 melhorou muito: as versões 3 e 4 do Insigne eram muito ruins, não acrescentavam nada sendo que era melhor usar um Ubuntu ou Fedora. Mas testei a versão '5.0 Momentum' e me surpreendi. Graficamente melhorou muito e achei sua usabilidade superior ao do Ubuntu em alguns aspectos. Por exemplo a instalacao de codecs e java é feito por um script que se conecta ao servidor da empresa. Ao iniciar o sistema aparece um script/tela com os principais aplicativos e suas configurações, sem que o usuário iniciante precise acessar o menu. O menu está bem arrumado e no campo 'Ajuda' vem 4 apostilas de mais de 300 paginas cada em formato PDF detalhando bem o sistema e o OpenOffice. No computador que instalei para testar reconheceu todo o hardware inclusive o modem. Hoje estou preferindo instalar o Insigne 5.0 do que o Ubuntu nas maquinas que dou manutenção (alguns pedem para colocar em Dual Boot para conhecer o Linux). O fato de estar todo em portugues e já possuir apostilas no proprio sistema é util ao usuario iniciante. Aqui mesmo no BR-Linux (http://br-linux.org/linux/tecnico-descreve-sua-surpresa-com-o-insigne-no-pc-popular) saiu uma resenha a alguns meses atrás (3 ou 4) sobre a versão 5.0 e ela foi bem elogiada. Se voce nao experimentou, acho que vale o download. No fundo o Insigne é um Debian e como tal da para configurar o APT para os repositorios estaveis deste para instalar programas ou fazer atualizacoes pelos servidores da empresa que já estao configurados no 'source.list'.
Comentário de hardware
nao aceita a licenca: voce tinha que ter clicado em 'nao' quando aparece a janela perguntando se voce aceita a licença da Microsoft. Ai apareceiram informacoes de como proceder para reaver o valor pago no sistema - ao menos é o que deveria ser. Tente ligar para a Dell e diga que voce nao quer o Windows Vista, que quer devolver a licença e ser ressarcido do valor cobrado. A atendente vai dizer que nao tem como, ae voce vai lembrar a ela que isso é venda casada e que voce pode consultar o PROCON a respeito. Diga também que a Dell devolve o valor pago pelo o Windows nos Estados Unidos e que voce deseja registrar esta reclamacao - da falta de respeito da empresa pelo consumidor brasileiro em comparacao aos estadunidenses. Se não reclamarmos, não nos tratam com respeito mesmo...
Comentário de Marcos Augusto
Uso Metasys: Comprei um notebook Microboard, que veio com o Linux Metasys, estou gostando dele, ele tem como sistema operacional o KDE e as ferramentas que acompanham ele; no começo tive algumas dificuldades, mas quem não tem com qualquer computador, mas depois acostumei a logica de instalação do Linux e a navegar nele.
Muito sossegado, além do suporte da metasys, existem dezenas de forum linux, nunca vou largar minha distro.
Comentário de Jose Vitor Lopes
Vista: Vista representa um ganho de segurança e uma queda brutal na usabilidade. Minha namorada mexe até encontrar a configuração, eu dou suporte a Ubuntu e XP no meu escritório, no entanto ambos ficamos perdidos no Vista. É pesado, o Aero não desliga (e come muita bateria). Não recomendo pra ninguém qualquer versão do vista.

Quanto a matéria de fundo, SMJ, costumam durar mais tempo as distros derivadas do ubuntu (na realidade não são distros mas personalizações gráficas). Mesmo assim reina a pirataria como dito no comentário abaixo. Um alerta ao comentarista de baixo: Quem participa da instalação é tão culpado pela pirataria quanto quem solicitou.

Comentário de Jose Vitor Lopes
Suporte do Ubuntu: Adilson,

Suporte da canonical é caro. Mas concordo que ela já poderia ter feito uma parceria aqui no Brasil. O gusty (7.10) mostrou que o linux é grande, fácil e simples, só que as empresas de suporte não conseguem "adestras" callcenters pra linux tão fácil.... a barreira acaba não sendo o usuário final mas o funcionário de telemarketing.
Comentário de Jack the Riper
Distro PC para todos....: O hardware que os fabricantes nacionais colocam nas lojas não merecem muito mais que essas distros mal acabadas mesmo. Material de baixa qualidade mesmo.
Mas isso não tira a parcela de culpa das "distros" (merecem ser chamadas assim?).
E sobre hardware sem sistema operacional, pesquisem no site da Dell, tem a linha "n" de desktop e notebooks que não trazem sistema operacional.
Notebooks: http://www1.la.dell.com/content/products/productdetails.aspx/latit_d520n?c=br&l=pt&s=dhs
Comentário de ReiSei
Permaci, mais com outra distribuição: Só troquei o conectiva 10 que veio no computador da positivo pelo Kubuntu feysty
Comentário de apimente.br
Não é obrigação da Canonical: Lembro que pela portaria que instituiu o programa a responsabilidade pelo suporte e assistência técnica tanto do hardware como do software é do fornecedor e portanto o fato de a Canonical ser uma empresa estrangeira sem representação no Brasil não é impedimento para o uso dela nos computadores do programa.
Comentário de Paulo Zambon
Customização a desejar...: Eu vi umas três customizações Linux para alguns computadores desse gênero e duas dessas que vi achei horríveis e bem difíceis para um usuário leigo utilizar. A outra, embora tenha visto somente o desktop, parecia-me bem mais fácil, mas não a vi profundamente. Deveriam facilitar mais a vida do usuário inciante do que confundi-lo. Tanto faz para um iniciante começar com Linux ou Windows, mas se a customização Linux for fácil ele vai ficar com ela por muito tempo.
Comentário de john Sadgrief
Suporte a Hardware: Infelizmente o problema da maioria das distros instaladas nos PCs conectados oferecem um suporte mínimo a hardware (inclusive Mandriva).

Comprei um AccessPoint D-Link e uma placa PCI da mesma fabricante, configurei o AP e tudo funcionando corretamente (a placa foi testada no meu micro - Ubuntu 7.04), porém a idéia original não era instalar esse dispositivo pci no meu micro, mas sim no do meu avô - um recém adquirido micrinho Positivo com seus esbeltos 512MbRAM e 80GbHD - que veio de fábrica com Mandriva 2007.

Foi um trabalho para fazer o Mandriva reconhecer a placa sendo que após instalado o funcionamento deixou muito a desejar (desativação de hardware repentina). Testei rodar o Ubuntu a partir do LiveCD e tudo correu as mil maravilhas e, visto que tudo deu certo com uma distro que me agrada demasiadamente resolvi fechar um backup com os arquivos do vô e instalar Ubuntu por cima. Não tive quaisquer problema (exceto o fato da antena externa ainda não estar instalada e necessitar que a máquina esteja em determinado lugar com visada próxima ao AP.

Mas essa instalação do Ubuntu só foi necessária para utilizar de forma satisfatória (e além) o hardware novo. Tenho uma prima (mora em frente a minha casa) que utiliza a mesma distribuição Linux Mandriva desde sua aquisição (meados de 2006) sem quaisquer problemas, visto que ele reconhece qualquer dispositivo USB que venha a ser plugado (inclusive bluetoth e outros wi-fi), porém acredito que a hora em que precisar abrir o brinquedo e espetar uma pci ele vá reclamar (e possivelmente instalarei o Ubuntu novamente).

É isso aí, galera.

[]'s
Comentário de EthraZa
Linux 4ever: Tenho um amigo que praticamente nunca tinha mexido em um computador na vida dele. A mais ou menos 1 ano atraz, ele me pediu pra ir na loja com ele escolher um computador pra comprar.
Acabamos escolhendo um Itautec que vinha com S.O. Linux, era tudo que o cara da loja (Ponto Frio) sabia indicar, pois não tinha nenhum na loja pra vermos, mas como a configuração do hardware era aceitável e o preço tava bom, foi ele mesmo.
Veio com o Conectiva (acho que era o 9) e não estava mal configurado, simplesmente não estava configurado, nem funcionava o WinModem que veio dentro dele.
Instalei o Mandriva 2005LE pro meu amigo, levei algumas horas pra descobrir qual era o driver do modem e compila-lo, dei uns toques básicos de como fazer algumas coisas e deixei ele descobrir o maravilhoso mundo da informática e da Internet (leia-se orkut) sozinho! De acordo com ele a namorada dele ainda xia de vez em quando pq não é rWindows, mas ele diz que se sente em casa e não tem nem vontade de conhecer o rWindows. Depois disso eu instalei o Mandriva 2006 e o 2007 pra ele. Agora ele ja me disse que vai trazer pra min instalar o Mandriva 2008... hehe, faço com o maior prazer!

ps. Pra quem ainda não conhece e mesmo pra quem ja não usa faz tempo... de uma chance pro Mandriva 2008 que é na minha opinião o melhor Mandriva que ja saiu... se gosta de Live CD instalável, de download do Mandriva One 2008 que ja vem com drivers proprietários de vídeo e outros hardwares pra facilitar a vida. Depois não esqueça de visitar o http://easyurpmi.zarb.org/ pra configurar todos os mirrors pra poder instalar o que quizer nele! ;D
Comentário de jragomes
Amazon PC: Eu comprei um notebook Amazon PC. A configuração era razoavelmente boa, a relação custo benefício foi interessante. Este notebook veio com Kurumin Linux instalado. Não que isso seja um demérito, mas veio muito mal configurado:
- Uma única partição
- Tem câmera embutida, porém só funciona com uma kernel específico do Ubuntu
- Veio com os drivers do Windows :-)

Depois de 2 dias, detonei tudo e instalei Kubuntu, o que está rodando até hoje, muito satisfatóriamente.

Como comentaram acima, tem hardware sofrível rodando nesses PC Populares, infelizmente. Olhando os preços praticados em outros países, vemos que estamos muito atrás ainda. Apesar de termos mais de 100 milhões de celulares e mais de 22 milhões de usuários de Internet.

Acho que mais do que software, o PC Popular deveria vir com um cartilha para uma inclusão digital decente.
Comentário de jobdrb
Max: Bem, primeiro a escolha do Insigne não é do ggoverno e sim das empresas que montaram as maquinas.

O mandriva seria uma boa opção, mas ...

quanto ao seu winmodem, realmente o ubuntu nao tem muito suporte a este tipo de hardware (que nao é modem de verdade) é uma mistura de softmodem.

mas o Kurumin tem. como outras distros. acho que o dreamlinux nacional resolve tb.

por sinal, se vc realmente nao tem opçao a nao ser linha discada, use um modem externo. que vc compra barato por ai.
por sinal tenho um pra vender.



Comentário de Jr. Hames
Realmente é muito difícil: Realmente é muito difícil conhecer alguém que mantenha os sistemas Linux pré instalado nas máquinas por muito tempo, mas tem um primo meu que comprou um PC da marca Neo se não me engano com S.O. Linux Fenix já faz +- 1 ano, e continua com ele até hoje.
Mas de toda a minha rede de relacionamentos, que não é pequena, ele é o único que conheço nessas condições.

Abraços
Jr.
Comentário de Vinicius Menezes
Aprenda a se expressar em bom português!: Aprenda a escrever português depois a gente discute se a inclusão digital deve englobar você ou não.

Um mínimo de QI deveria ser exigido para qualquer um que tenha interesse em possuir um PC. Semelhante à quem compra um carro, necessariamente, tem que ser habilitado pelo detran antes e para isso ter frequentado uma auto-escola.

Ignorante!
Comentário de vianna
Linux e Windows no Pc Popular: Olá Pessoal,

trabalho com assistência técnica e posso falar com experiência. Não vou entrar no mérito do "porque isso acontece" , apenas vou relatar fatos:

Independentemente se o micro que nos chega vem com Windows ou Linux pre-instalado , se o cliente não gostar ou não conseguir "mexer" no computador como esperava, ele , o cliente, manda tirar aquele sistema e colocar o que ele domina, no caso, o mais comum é o cliente querer o Win XP Pro em Português.

Já tivemos que remover o Windows Starter, Windows XP home, Windows XP Pro Inglês, Linux (Mandriva, Insigne, Kubuntu, Ubuntu, dentre outros), até mesmo Win Vista home removemos ... tudo porque o cliente não se adaptou ou não quis se adaptar.
Ele quer aquilo que ele já tá acostumado. A mudança mesmo dentro do mundo Windows é lentíssima!

Alia-se a isto o fato de haver "trossentas" distros e versões diferentes do Linux, daí o cliente NUNCA se acostuma com a cara do Linux porque ele não tem uma cara ... rs rs rs
Sei que isso é liberdade de escolha, liberdade de desenvolvimento, liberdade de código ... mas que atrapalha a disseminação do Linux atrapalha.
Eu mesmo quando tenho de dar suporte a algum cliente ou amigo particular que roda linux, fico com dificuldade de lembrar como funciona o desktop do Mandriva 2006, 2007, Ubuntu, Kubuntu, Insigne, Metasys ... num a rede se configura dum jeito, no outro é de outra maneira .... e não adianta eu querer ir pro modo texto resolver de maneira genérica: o cliente quer fazer no modo gráfico pra aprender ... daí então ... é dificil lembrar tudo.

Já o Windows é menos complicado, pois mesmo quando se muda de 98 pra XP e depois pra Vista, algumas coisas continuam com a cara parecida: o painel de controle tá la, o windows explorer tá la, o menu Iniciar , sempre é o menu iniciar ... enfim!

Mas liberdade é isso: dezenas , centenas de opções ... talvez seja o início de um novo tempo na informática mundial com a chegada de dezenas de celulares, Mp3 players, portáteis, Laptops, Desktops, geladeiras e midias centers: CADA UM COM SUA CARA ... sem monopólio!

Comentário de Emerson Gomes
Sim! Eu conheço alguém: Por incrível que pareça gente assim existe :)

Foi até uma surpresa, essa pessoa chegou até mim através de um primo meu que sabia que eu trabalhava com Linux.
Ela disse que precisava de suporte para o computador que havia comprado recentemente.

Geralmente eu não faço esse tipo de serviço, mas o caso foi tão curioso que o fiz só pra ver o que estava passando :)

Foi um equipamente positivo, que veio com Mandriva, que,vem bem melhor configurado que os Insigne da vida.

Na verdade o que ela precisava era de alguns programas específicos (ela é musica), que foi resolvido com o Wine, e outras coisas que a incomodavam, como a falta de suporte pros WMVs que vinham por email (resolvido com o VLC) e que os DOCs do Word as vezes apareciam desformatados (Resolvido atualizando uma versao antiguérrima do OpenOffice para o BrOffice 2.2).

E é isso, até onde eu sei ela está muito feliz com o Linux.
Ela disse que já estava pensando em mudar de sistema, não pq o sistema era ruim, mas sim pq era quase impossível encontrar alguém que prestasse suporte para algum problema :/

Infelizmente isso é algo que precisa ser levado em conta, dá um probleminha minimo com o computador, a pessoa fica sem opção, leva pra loja do "téquinico" da esquina e esse quer logo ir instalando windows pirata só pq é ignorante em Linux.

Sad, but true.

Comentário de lewa
Eu não: Não conheço porque simplesmente não tem como usar. eu até que tentei. por 15 dias. NÃO DÁ. infelizmente.
começa a faltar conhecimento de linux. daí é + fácil colocar 1 SO windows. quando dá pane, formata o hd.
é um saco. e o gates cada x + $$$$$.


Comentário de nemesis
há de se reconhecer!: "daí meu irmão me pediu para ceder a ele uma das minhas licenças do Windows que eu tinha em casa"

esse foi o eufemismo mais criativo que já vi para CD pirata... :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
o problema clássico de distros Linux: "nenhum deles reconheceu o modem! que precisava de um drive que deveria ser baixado e compilado só que para isso eu precisa de internet."

acho que já tá na hora das distros Linux mais famosas acabarem com esse grande embaraço. Ao invés de entupir os CD/DVDs de firulas e ícones saltitantes, tragam todos os drives livres de tudo quanto é tipo de modem disponíveis. Assim, esse malfadado argumento contra o Linux desaparece...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ezequiel
Realmente o INSIGNE LINUX é: Realmente o INSIGNE LINUX é uma droga. Ele vem com um Gnome todo modificado. Eu comprei um deste Notebook baratinhos da CCE que veio com esta distribuição. Não aguentei um semana. Troquei pelo UBUNTU 7.04. Funcionou quase tudo bem, inclusive o wireless. Mas o bendito modem não funciona de geito nenhum (também não me fazia falta). Instalei agora o UBUNTU 7.10 - Este sim é porreta. reconheceu tudo Só não testei o modem ainda...
Comentário de nemesis
então é isso!: "se o cliente não gostar ou não conseguir "mexer" no computador como esperava, ele , o cliente, manda tirar aquele sistema e colocar o que ele domina"

a solução para se remover o Windows das máquinas e acabar com o império M$ é aniquilar seus usuários. estamos combinados?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
então é isso!: "eva pra loja do "téquinico" da esquina e esse quer logo ir instalando windows pirata só pq é ignorante em Linux"

a solução para remover Windows das máquinas e acabar com o império M$ é aniquilar técnicos imbecis! de acordo?

estou me repetindo... é da minha natureza... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Nuno Lopes da Costa
Resumindo o problema: Falta: Resumindo o problema: Falta investimento em EDUCAÇÃO. Tanto o usuário quanto o "Téquinico" da esquina precisam se aprimorar. Minha sobrinha - sempre usuária Windows é hoje uma importante defensora do MAC OS X - simplesmente porque é "bonitinho e fashion". Além da Canonical que faz um excelente produto, espero que a Apple feche acordo com a Dell como o próprio CEO (Michel Dell) já se manifestou.
Comentário de Emerson Gomes
Ninguém aqui esta falando: Ninguém aqui esta falando da solução de todos os problemas (isso é pras organizações Tabajara), mas... Sim, ajudaria!
Comentário de miranda
essa foi forçada: "daí meu irmão me pediu para ceder a ele uma das minhas licenças do Windows que eu tinha em casa"

pode crer nemesis, essa foi forçada.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de bebeto_maya
Tem sido um sofrimento para mim...: Para mim tem sido ruim mesmo...Esses dias uma colega disse que não conhecia o Linux, que veio instalado no PC dela, e pediu-me para formatar e instalar o Windows, a outra que estava perto, disse "e quem é que consegue usar Linux?", "metade das pessoas não consegue".

Infelizmente eu tive de discordar: "Metade não, 90% dos usuários", é uma questão cultural, alidada a impunidade, a pirataria, a nossa falta de consciência a essas distros Linux de quinta categoria que colocam nesses PC's.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Wanderson
licenca do vista: Oi amigo!
Hoje entrei em contato com Joice através do atendimento pos venda da Dell e fiz de tudo para devolver a licenca do windows vista. Agora, o jeito e apela para o procon.
Comentário de Jayme Lourenço Kessedjian
Pesquisa Linux: Senhores,
muito cuidado ao se fazer pesquisas. Elas tem que ser feitas de modo a não produzir resultados tendenciosos. O espaço amostral tem que estar correto e deve ser aleatório. Apesar de conhecer várias pessoas que trocaram seus Linuxs, é óbvio que os cinco que responderam estavam insatisfeitos e simplesmente comunicaram sua insatisfação. Um cliente insatisfeito avisa outros 11. Um satisfeito somente avisa outros 3.
Comentário de brain
Pesquisa: Jayme, se você estiver interessado em organizar uma pesquisa, será muito bem-vindo.

Não é o meu foco. Eu não quero descobrir qual o percentual de usuários a manter a distribuição original instalada - até porque acredito nos números da pesquisa existente.

O que eu quero é encontrar exemplos de pessoas que tenham feito isso, para entrevistá-las. Ficaria muito feliz em encontrar 2 ou 3 usuários satisfeitos de Insigne Linux, Fenix Linux ou de Metasys Linux que tenham vindo em seus Computadores para Todos, por exemplo.
Comentário de Diogo
"Acontece que a Canonical não é empresa nacional": E você acha que quantas das empresas ainda usam os incentivos fiscais do governo para produzir computadores?
A maioria das empresas usa recursos próprios, por isso que sai tanta máquina com windows a preços similares a máquinas com GNU/Linux.
Além dos requisitos que você citou temos o suporte por 1 ano, e o mais básico deles que é ser software livre, por isso o windows não se enquadra (não da suporte e não é software livre).
Analisando esta questão, se para produzir computadores com windows não há incentivos fiscais, e tendo o windows um valor maior que o Gnu/Linux (as distros chamadas de nacionais, cobram de R$15,00 a R$40,00 por suporte de 1 ano, enquanto o windows starter custa em torno de R$200,00), como as máquinas podem ter valor tão próximo? A conta não bate (ou para os entendidos em contabilidade, o balancete não fecha), pois é amigos, não sei o que a Canonical esta ganhando da Dell, nem se está ganhando, mas provavelmente se ela não se interessou ainda por uma parceria com fabricantes nacionais deve ser porque não é interessante ainda.
Por mais socialistas que tentemos ser, o mundo é capitalista, e ninguém trabalha totalmente de graça, nem investe dinheiro sem querer um retorno. Só para ter um nível de comparação, neste link vocês podem encontrar a tabela de preços da canonical para suporte http://www.ubuntu.com/support/paid , para os afoitos, digo que é $250.00, isso mesmo 250 dólares americanos por 1 ano de suporte.

Comentário de goedson
O problema clássico de distros linux: Ao invés de entupir os CD/DVDs de firulas e ícones saltitantes, tragam todos os drives livres de tudo quanto é tipo de modem disponíveis.

O grande problema é justamento o fato de que os drivers para esses modems não são livres. Se fossem, já estariam há muito tempo incluídos na maioria das distribuições e no próprio kernel.
Comentário de markos
Eu conheço muita gente que: Eu conheço muita gente que tirou o Linux e colocou Windows pirata, tem um amigo meu que fez isso ele até gostaria de ter deixado o Insigne mais ela não e umas das melhores distribuições, muito desatualizado, muitos bugs ele tirou e colocou o Windows. Aparecem em varias pesquisas falando sobre isso mais ninguém fez uma pesquisa falando quantas pessoas deixaram o Windows Starter Edition em seus computadores, conheço muita gente que tira essa versão do Windows e coloca a Professional pirata. Mais nenhum jornal comenta isso.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004