Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais números do BR-Linux - notícias e comentários em 2005 e 2006

Números de visitação e acesso são sempre interessantes para acompanhar e comparar tendências, e na tarde de hoje surgiu uma questão sobre os números relacionados a visitas e comentários aqui no BR-Linux. Com alguns SELECTs na base de dados do CMS foi possível obter uma série de dados interessantes, que compartilho com vocês abaixo.

Autores de outros blogs serão bem-vindos se quiserem compartilhar estatísticas similares, sobre a variação de comentários e posts em relação aos meses do ano ou aos dias da semana. Veja abaixo os dados consolidados.


Parte 1 - Séries anuais



Tenho o CMS Drupal instalado como base do BR-Linux desde janeiro de 2005, portanto já é possível comparar os anos de 2005 e 2006 na sua íntegra. Eis os principais dados:

Notícias publicadas:

Em 2005 o número médio de posts por mês foi de 208. O máximo ocorreu em junho, com 272 posts, e o mínimo foi em janeiro, com apenas 91 posts enquanto eu me dedicava a configurar e adaptar o CMS.

Em 2006 os posts deram um grande salto quantitativo, com média de 398 por mês. O máximo ocorreu em maio, com 629 posts (mais de 20 por dia!), e o mínimo foi em fevereiro, com 194 posts.

Comentários dos leitores:

Esta é uma grandeza com pouca variação em relação ao número de posts e ao número de visitas, porque embora o número de leitores esteja em crescimento constante, os participantes em comentários são relativamente poucos, razoavelmente constantes, e comentam apenas em um subconjunto das notícias.

Em 2005 a média de comentários por mês foi de 2312, com o ponto máximo (3686 comentários, equivalente a 118 por dia) ocorrendo em dezembro, e mínimo em janeiro, com 650 comentários dos leitores.

Em 2006, como esperado, a média variou pouco, passando a 2418. O máximo ocorreu em janeiro, com 3248 comentários, e o mínimo ocorreu em dezembro, com 1528 (cerca de 50 por dia). Agora em janeiro de 2007 a tendência é de alta, com uma média diária de 72 comentários.

Parte 2 - Dias da semana



Em 2005, o dia da semana com mais notícias era a terça-feira - 444 notícias foram publicadas em terças. Já nas sextas-feiras ocorria o jejum de notícias: 193 foram publicadas neste dia da semana.

Em 2006 o calendário semanal se deslocou. A segunda-feira passou a ser o dia com mais posts (867) e o domingo (que em 2005 era o segundo mais concorrido) passou a ser o último, com 479.

Quanto aos comentários, o dia da semana mais concorrido em 2005 era a quarta-feira (4914), e a sexta-feira era o dia mais parado (2376). Em 2006 o pico se deslocou para a terça-feira (4989), e o domingo passou a ser o dia de descanso dos comentaristas (2594)

Mais informações



Para saber mais, veja os números do BR-Linux em 2006.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rodrigopmatias
legal saber como a br-linux cresce: é com prazer que vejo estes numeros, mas nao como administrador e sim como leitor, quando conheci a br-linux acho que no tempo ela era hospedada em uma tal de matrix... e para ficar um trocadilho legal eu tomei a pirula vermelha um ano apos o lançamento do site e abandonei no velho e travante Windows 95, troquei por um RH não lembro da versão.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004