Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novos recursos - e screenshots - do OpenOffice.org 2.3

O OOo 2.3, lançado no mês passado trouxe uma grande gama de novidades, junto com as correções e melhorias em geral. E o SearchEnterpriseLinux publicou uma análise recheada de screenshots apresentando as novidades no Writer, Calc, Impress e outras ferramentas da suíte.



Me chamaram a atenção os novos recursos de animação do deslocamento de objetos nas apresentações do Impress, a nova ferramenta de criação de gráficos a partir de tabelas de dados, e as melhorias no sistema de mala direta, que na versão anterior não me atendia bem. Também simpatizei com o novo default de impressão do Calc, que agora passa a suprimir a impressão de páginas vazias.

Saiba mais (searchenterpriselinux.techtarget.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
Legal, agora só falta: Legal, agora só falta deixar mais leve, melhorar sua usabilidade, trocar todos os temas/cliparts ridículos que vem com ele, e ah sim melhorar um pouco seu visual... tudo bem "um pouco" não, tem que melhorar MUITO seu visual

Principalmente aquele diálogo de impressão que é pra mim o horror da usabilidade, qualquer dia desses eu vou levantar quantos princípios básicos de usabilidade ele fere..

Talvez se a Sun largasse o osso e não ficasse espantando os contribuídores o OpenOffice teria alguma salvação.

Eu pessoalmente já desisti do mesmo, estou esperando para ver se a IBM consegue fazer algo legal com o Symphony ou principalmente, esperando o KOffice2 que promete muito.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
antes que taquem pedras,: antes que taquem pedras, olhem bem de perto. O OpenOffice não é tão bom assim quando nós defendemos. Eu pessoalmente defendia o OpenOffice pois estava incentivando o uso do linux. Quando EU tive que usar o mesmo, vieram as mesmas frustrações que tive com o Ms Office, que era horrível (parece que ele melhorou absurdamente, mas não uso mais windows para confirmar)

Ah e claro, sou um cara que valoriza a estética, e não é nada prático não ter nenhum tema/template que possa sequer ser considerado para uma apresentação profissional.. Tem que se fazer tudo na mão se quiser ter algo bonito.. bem diferente do iWork da apple, no qual em 5min você faz uma apresentação esteticamente muito boa, e sem o menor esforço..

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Bruno Laturner
"feature": Clique no pinguim logo do Br-Linux, salve a imagem.

No {Br,O}O.o (qualquer versão):

Arquivo, Novo, Apresentação, Criar

Formatar, Área, Bitmaps, Importar, selecione a imagem, OK, OK

Formatar, Página, Plano de fundo, Bitmap, selecione a imagem, desabilite lado a lado, desabilite auto-ajustar, OK, OK.

F9.
Comentário de thomas
não estou tacando pedras...: Eu utilizo e defendo o OpenOffice até hoje, porque realmente acho mais fácil de utilizar que o MS Office ( sem contar a versão 2007, pois não tive um contato maior com esta ).
Acho mais fácil trabalhar com tabelas, dados externos e acho a navegação e organização do documento melhor.
Claro que há os contras, como o consumo de memória ( melhorando aos poucos, mas duvido que chegue no nível do MS Office ) e bugs feios no Base ( pode ser culpa minha :) ).
Concordo que não há temas/templates razoáveis para trabalhar, mas comparar com ferramentas da Apple é uma judiação! O fato é que, em matéria de usabilidade e layout de tela, o OpenOffice está sempre correndo atrás da concorrência.
Comentário de puelocesar
Então, eu também acho o: Então, eu também acho o MsOffice bem ruim (menos o novo pq não conheço direito), por isso acho que ser melhor que o Office nestes aspectos não é muita coisa hehe.. A Ms nunca foi lá muito boa em usabilidade..

Mas não acho tão covardia comparar com produtos da Apple. Eu uso Mac na metade do tempo, e eles não são tão bons assim. Acontece que eles valorizam muito o design, a estética e a usabilidade, ao contrário de boa parte do mundo do sofware. É por isso que seus produtos parecem tão mais polidos e fantásticos.

Para mim isso é perfeitamente possível no mundo opensource, só acho que questões como usabilidade e estética devem ser levadas mais a sério. Olha os caras do KDE por exemplo. Nunca gostei do Kde, mas agora eles estão com uma proposta fantástica de desktop, e investindo bastante em estética e usabilidade, e estão criando o que eu espero que será o desktop mais fod*, quer dizer, mais massa que existe :P (desculpe, só estou eufórico com a idéia do plasma )

Só para constar, eu não sou designer, sou programador, mas aprecio um bom trabalho de arte ;)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de darkstarfire
Só uma pergunta como: Só uma pergunta como inserir filme/som no BrOffice/OpenOffice??

O engraçado é que no ubuntu consigo inserir filme/som tranqüilamente, testei isso pelo livecd dele. Já em outras distribuição não consigo fazer isso.

Do mais, o OpenOffice/BrOffice da pro gasto.

Fico grato por qualquer dica/idéia de como fazer isso.
Comentário de marcosalex
Muitas funções avançadas: Muitas funções avançadas do StarOffice ainda provocam crash e em usabilidade ele precisa de dar uma melhorada.

Agora, o mais preocupante é que o desenvolvimento dele tem sido devagar. Desde a versão 2.1 a maioria das inovações são nos filtros e alguma melhora no consumo de recursos. Não sei se a Sun é a causadora disso, mais cedo ou mais tarde isso vai atrapalhar o crescimento do produto.

Haskell developer
Comentário de Adriel Lyra
OpenOffice: Engraçado que o cara faz a avaliação do OO.Org, um software livre sob o comando do Windows Vista, ou será que essa tela é do Vixta ???
Pelo que vi, esta tela foi tirada do WinVista.
Comentário de Adriel Lyra
OpenOffice: Engraçado que o cara faz a avaliação do OO.Org, um software livre sob o comando do Windows Vista, ou será que essa tela é do Vixta ???
Pelo que vi, esta tela foi tirada do WinVista.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004