Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novos modelos do iPod são incompatíveis com alternativas ao iTunes


“O iTunes é o software oficial da Apple para gerenciamento do iPod e de sua biblioteca de conteúdo, mas desde pouco depois do lançamento das versões iniciais, brotaram dezenas de softwares alternativos para realizar as mesmas tarefas - seja em plataformas não suportadas oficialmente pelo iTunes, seja para atender a usuários de Mac e Windows que preferem fazer as coisas de outra forma que não a oficialmente suportada pela Apple.



A Apple não ofereceu os detalhes dos protocolos e formatos usados na comunicação com o iPod, mas eles foram rapidamente descobertos (e reimplementados em uma série de aplicativos), e mudaram pouco ao longo dos últimos anos. Mas com o recente lançamento dos novos modelos de iPod, tudo mudou: o novo formato inclui técnicas criptográficas (aparentemente um hash SHA1) para dificultar a interação com players não oficiais - incluindo todos os que rodam no Linux, e softwares populares para Windows como o winamp.

Eu acho que a "proteção" não vai durar 1 mês antes que o mecanismo seja entendido e reimplementado. Vamos aguardar! E se você quiser ajudar, o link abaixo explica como entrar em contato com quem já está tentando.”


Enviado por Tatiana T - referência (ipodminusitunes.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Clésio Luiz
Como diria o sábio...: ... "a sua resistência é inútil, logo serás dominado"

A Apple está no direito dela de fazer o que quiser com os seus produtos, mas sinceramente eu acho meio que um desperdício de esforço e recursos por parte deles. Qualquer produto muito popular que tenha algum tipo de trava de suas funções, essas travas sempre acabam sendo derrubadas de qualquer jeito mesmo. Foi assim com o CD, DVD, PSX, XBoX 360, Wii, iPhone, liquidificador, batedeira, furadeira, o escambau. Se eu fosse o presidente de uma empresa dessas, eu não desperdiçaria o precioso tempo dos meus funcionários bolando sistemas de proteção. Eu abriria tudo mesmo, afinal isso só aumentaria a popularidade dos meus produtos, minhas vendas, e meu lucro :-P
Já dizia a nossa fofíssima e popular ministra: "Apple, relaxa e goza"



"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de tenchi
Camiseta: Quêê??!!
Quebraram a criptografia do liquidificador??? ahuahua

Já tô até vendo como vai ser a próxima camiseta que vai virar moda entre os geeks... (alguém aí ainda lembra da história do blue-ray?).

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de ThiagoArbex
Perda de tempo: Eu ainda acho perda de tempo esse tipo de esforço. O ideal seria manter esses produtos da apple (e da microsoft também por exemplo) incompatíveis com tudo. Assim seria uma vantagem uma empresa oferecer o mesmo serviço que a apple em um modelo mais aberto facilitanto a interoperabilidade ao invés de dificultá-la. Os programadores (e empresas?) que perdem tempo com esse tipo de coisa só fazem aumentar a popularidade destes produtos.
As empresas devem dançar conforme a música dos consumidores e não o contrário.
Comentário de Wallacy
"As empresas devem dançar: "As empresas devem dançar conforme a música dos consumidores e não o contrário."

E é exatamente que as empresas e os consumidores estão fazendo... Ambas possuem os sistemas operacionais mais usados, e seus players oficiais rodam normalmente os protocolos do seus produtos, e possuem os produtos mais usados... Isso o que você falou não faz sentido algum, se não "tivermos esse tipo de esforço", será nós que estaremos isolados não eles, 98% do mercado é deles... os players que eles produzem, são populares, e não são feitos para rodar no Linux e sim nas plataformas deles, justamente por isso, pois querem isolar nós, nós que temos o trabalho de adaptar... eles nunca estarão isolados....

Como dito a perda de tempo é deles.. enquanto demoram um ano para criar uma novo sistema de segurança para seu produto demoramos um mês para quebra-la...

Agora, se entendi bem sua linha de pensamento, empresas grandes (como o google) tem condições lançar no mercado um produto que possa "concorrer", e sim, diminuiria o problema, mais ainda assim muitas pessoas estariam com seus respectivos xbox, ipods, zunes, e não mudaria em quase nada em relação ao que você comentou, não sei se você pensou bem, ou se eu simplesmente não entendi o que você quis dizer, mais pra mim não faz o mínimo sentido...

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Pedro Pedigoni
Se eu naum me engano, o: Se eu naum me engano, o certos eria o desbloqueio do HD-DVD...
Comentário de liquuid
Mesmo para os Ipods antigos ...: a compatibilidade não era boa.

Tenho um ipod video e sofro dia após dia com as alternativas ao iTunes que simplesmente não são completas.

Um transfere e sicroniza mas não toca, o outro toca , transfere mas não sincroniza, o outro sycroniza audio mas adiciona as capas , tem programa pra sincronizar fotos mas não tageia e nem gerencia albuns, e pra vídeo não existe alternativa seja livre ou não.

Depois que a apple lançou o iphone ela atualizou o itunes e a forma como ele grava os bancos de dados dentro do ipod e realmente esse novo formato não é compativel com praticamente nenhum software que não o itunes, provavelmente o novo ipod touch só aceita esse novo formato. Mas mesmo antes desse novo formato nenhum programa fazia o trabalho direito, então esse papo de "questão de um mês" não me anima, afinal o ipod tá ai desde 2001 e até hoje não existe 1 único programa livre que simplesmente sincroniza o ipod fullduplex (ipod sincroniza com a biblioteca, biblioteca sincroniza com as infos do ipod).
Tem vários gerenciadores de ipod como yamipod, gtkpod e floola, mas os jukebox, banshee, amarok, rythmnbox, songbird só sincronizam da biblioteca (e nada de smartplaylists) para o ipod ignorando o que o user alterou no ipod.

É um trabalho do cão, eu não suporto mono mas fui aprender pra colaborar com o banshee, mas entender na base da tentativa e erro e no chutão como o ipod trabalha internamente é tarefa ingrata, complicada...E como todos vão focar no novo brinquedo, essa tarefa nunca será completa para as versões antigas.

Acreditem, o ipod não é um mp4 com 160gb de HD, o legal dele são as playlists programaveis, ratings, playcounts, comments, tags... No linux hoje o suporte ao ipod é o mesmo que temos nesses mp3 players comuns, apenas gravamos os arquivos e tocamos.
--
http://www.liquuid.net
Comentário de tenchi
tanto tempo...: E não é que é mesmo? Faz tanto tempo que nem me lembro... HUAHAUA

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de ThiagoArbex
Pois é, o que eu quis dizer: Pois é, o que eu quis dizer é que ao invés de usar o ipod, esperar que apareça uma alternativa mais aberta. Eu tava falando em boicotar mesmo. Deixar que os usuário de ipods reclamem da falta de interoperabilidade e quem tem capacidade de quebrar a proteção nunca fazê-lo pois assim será muito mais vantajoso concorrer com a apple em uma arquitetura aberta. Eu vejo essa quebra de proteção como trabalho em favor da apple.
É meio utópico mas foi mais ou menos isso que eu quis dizer.
Comentário de nemesis
hmm: "Eu abriria tudo mesmo, afinal isso só aumentaria a popularidade dos meus produtos, minhas vendas, e meu lucro :-P"

não sei se a IBM concordaria com vc: seu IBM PC foi clonado até o ponto em que a IBM estava lucrando menos que os concorrentes clones. Assim como a IBM de então, a Apple é primariamente uma empresa de hardware.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcelo Ulianov
Meio utópico ? Totalmente: Meio utópico ? Totalmente utópico. O iPod hj é mais do que um mp3 player, é praticamente uma central digital. E ele ainda conta com um adicional : é o iPod !!! Não é um zune qq, ou um walkman, é um iPod. É muito dificil vencer uma marca como essa. É mais fácil o "peão" trocar de S.O. do que trocar de Media Player. Essa é a realidade.
Comentário de Andre
Além de perda de tempo, inútil!: Para que nós, usuários de softwares livres, nos preocupamos tanto em usar iPods e MP3 players, visto que nem o firmware nem o formato das músicas são livres? Desta forma, não estamos sendo coerentes com a Liberdade que tanto valorizamos. A comunidade deveria se mobilizar para criar algo como um OGG player. Quem tem MP3 Players deve ser considerado um cúmplice do Inimigo, conforme diria Stallman!
Comentário de hamacker
voce disse :: voce disse :
A Apple está no direito dela de fazer o que quiser com os seus produtos
Sim, ela pode, no entantos, os dados gravados são do cliente. Ela não deveria ter feito uma criptografia dos dados sem tal consentimento .

É intessante Jobs pedir o fim do DRM nas musicas e ainda fazer algo pior que os DRMs no seu player.

http://hamacker.wordpress.com
Comentário de Paulo Fernandes
E é por isto que hoje em: E é por isto que hoje em dia você pode encontrar a arquitetura PC em qualquer lojinha no cafundó do Judas, gerando conhecimento e desenvolvimento sem precedentes, enquanto a Apple, que na época tinha um boa fatia do mercado, hoje não passa de 4% a 5%. Quem venceu???
Comentário de Xisberto
OGG Player?: Eu fico sempre desconfiado quando alguém sai por aí com vivas ao OGG. Depois que li isso aqui fiquei pensando o quanto podemos focar todas as forças nesse formato.
-----
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004