Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novidades nacionais: MuriquiLinux, Famelix 1.2, DreamLinux

Após criar o software Muriqui Linux a DoctumTec investe na produção de computadores: Percorrendo sites em busca de atualizações e novidades encontrei no Muriquilinux.com.br a notícia, sob o título acima, de que, 'Após desenvolver o software Muriqui Linux, o sistema operacional utilizado por milhares de usuários em todo o País e distro escolhida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para ser base de sistema Linux educacional, a Doctum Tec se prepara para ampliar seu mercado e depositar toda sua expertise em tecnologia na produção e venda de computadores.' Serão oferecidos ao mercado, em parceria dom a Ipasoft, dois modelos de equipamento, ambos configurados com o Muriqui Linux 1.4, que incluem completa integração entre equipamento e software Muriqui Linux e a utilização da mais alta tecnologia para garantir rapidez, segurança e agilidade aos usuários. Na minha opinião pessoal, creio que este lançamento vem cuidadosamente elaborado e integrado de tal forma que o usuário iniciante não terá porque recorrer ao 'sobrinho do vizinho para fazer a instalação do piratex' ou para configurar alguma coisa a mais que venha eventualmente precisar.” A nota foi enviada por Profano (loureiroirΘclick21·com·br ), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Anunciado Dreamlinux XFCE 2.0 Beta - 3: Foi lançada hoje, 25/05/06, a versão Dreamlinux XFCE 2.0 BETA 3. Trazendo várias novidades, esta versão foi construída com um cruzamento de recursos de várias outras distribuições, por exemplo, o Kernel é do Kanotix, a estrutura modular é do Morphix, o módulo principal é uma modificação do Elive, etc. Os desenvolvedores pedem a participação de quem quiser ser um beta-tester. A distribuição está em inglês, mas programa-se uma versão final em português e outra em inglês para usuários estrangeiros. Mais informações aqui. O Dreamlinux 2.0 Beta 3 necessita uma máquina com, ao menos, 128 MB de RAM para rodar.” A nota foi enviada por Andre F. Junqueira (felipxΘuol·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Lançado Famelix 1.2: A equipe do GDU/Famelix com satisfação apresenta sua mais nova versão de sua distribuição Linux. O Famelix 1.2 está de cara nova e traz muitas atualizações, dentre elas podem ser citadas: - Kernel 2.6.15 - KDE 3.4.1 - Suporte a Espanhol - Painel de Controle Interativo” A nota foi enviada por Kent J. Modes (kentΘfameg·edu·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcus
Esfoços diluídos: Que a concorrência é boa para melhorar a qualidade dos produtos (e diminuir preços), todo mundo sabe. Mas eu não conformo em ver todas esses esforços pulverizados, enquanto poderiam estar mais concentrados em um objetivo/projeto/produto comum. Tenho a impressão que o Brasil seria melhor representado e os resultados seriam melhores se esses "heróis anônimos" que trabalham contruindos essas distros se unissem em um mesmo projeto.

Comentário de Bruno Gonçalves
Sim...: Sou mantedor de uma distribuição e tenho notado que grande parte das distribuições assim como a minha são feitas por hobby e geralmente no começo é um simples remaster feito por pessoas que ainda sabem pouco pra fazer um programa ou algo mais elaborado, também existem algumas distribuições que são apenas mais do mesmo feito por empresas que so mudam os nomes dos programas pra tentar vender caixinha com suporte.

Agora que tem quase 3 anos que estou mantendo a minha distribuição, estou preparando alguns programinhas pensando em manter compatibilidade ao menos com o Ubuntu e Debian, assim que eu for terminando esses programas irei lançar a parte, vejo que o Morimoto tem feito isso com o Kurumin como o lançamento do script de automação do LTSP 4.2 que foi anunciado aqui no site hoje, apesar dele estar fazendo imbutido nos ícones mágicos é fácil extrair do pacote e usar em outra distribuição.

Creio que deve ter ocorrido algo parecido com as grandes distribuições atuais, o começo é sempre muito fechado a conseguir manter realmente a distribuição e conseguir atingir o objetivo de deixar esse sistema usável, depois vamos passando a fazer essa parte com mais tranquilidade e buscar mais desafios.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de bebeto_maya
Ignorância!: __Há quem não conheça, tudo bem...Você pode até falar que Dreamlinux e Muriqui são ruins, tudo bem...Mas por favor, por conhecimento de causa.

__Venho usando Dreamlinux e é simplesmente a distro mais original do Brasil...A apresentação do Live-CD é cinematografica, as ferramentas simples e eficazes, o ambiente, todo baseado no XFCE, foi meticulosamente re-construído com o ROX file Manangement, e como se não bastasse, scripts foram escritos para modificar a distro segundo suas necessidade usando um simples Painel de Controle.

__Os esforços não foram díluidos, se os preguiçosos tivessem se dado ao trabalho de visualizar o site, teriam visto a equipe de desenvolvedores do DreamLinux, que são quase dez pessoas, todas muito inteligentes e graduadas...

__Como se não bastasse o DreamLinux tem o melhor design que já vi num Linux, só me lembro do Ubuntu com um trabalho de criação tão forte, o looknfeel simplesmente foi todo construído "na unha".

__O DreamLinux é uma destas distros que ninguém considera, e acaba empoeirando na Internet, talvez por ser boa demais para a maioria,tanto ela como o Gobo Linux.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Reginaldo Rossi Romero Rota
Cautela!: Vou fazer uma crítica construtiva para variar.

Já experimentei 2 ou 3 distros pequenas que me agradaram bastante mas acabei desistindo delas. Por quê? Por causa do suporte, tanto dos pacotes quanto dos problemas.

Todas elas se gabam de ter muitos pacotes no su^H^H repositório, mas nenhuma delas jamais chegará perto de tudo que existe disponível para SSDF (Slackware, SUSE, Debian ou Fedora), pronto para consumo. Essas mini distros e seus fãs costumam se sair com aquela conversa que "todas as necessidades básicas são satisfeitas" ou "tem tudo que um usuário típico precisa". Mas não tem tudo, oras. Por que trocar mais por menos? Quem usa SSDF sempre encontra o que quer. Quem usa distro pouco conhecida nem sempre.

Quando as mini distros se gabam de ter seu próprio repositório, na verdade eu FUJO delas. O que elas estão dizendo é que todo aquele tesouro que já existe e oferecido à vontade na Internet não vai funcionar. Terei que me contentar com as 7 ou 8 dezenas de pacotes da mini distro. Blerg! Que mau negócio.

E se eu tiver algum problema? Como terei mais chances de encontrar alguém que saiba resolver o meu problema? Usando uma distro super ultra conhecida com uma legião incalculável de usuários ou usando uma distro que só uma dúzia de pessoas usa de verdade todos os dias? Tá na cara né.

Eu acho que no estado em que se encontram as coisas já não faz sentido inventar distro nova a menos que ela tenha algo de muito diferente e bom mesmo, e que seja 100% compatível com um repositório SSDF.

E pra deixar esta crítica mais construtiva ainda e contra todos os meus princípios, vou até dar sugestões práticas:

_DreamLinux: o XFCE do DreamLinux é bacana? Então em vez de uma distro que tal um pacote de patches para o XFCE? Assim o usuário de qualquer distro instala o XFCE depois o patch e ele fica joiado. Que tal?

_Famelix: bom nome para uma distro brasileira. Não sei o que sugerir. O que essa distro tem de diferente? Um painel de controle interativo? O que mais? Seja o que for, isole e ofereça de forma modular para todas as distros.

_GoblinX: boa idéia a da estrutura dos diretórios e dos módulos. Mas em vez de construírem repositórios ou "módulos", pensem num jeito de fazer um conversor automático para QUALQUER pacote de algum formato popular: rpm, deb, tgz. Assim o usuário pega programa onde quiser e passa no conversor e pronto.

Também sugiro um menu de opções logo no primeiro boot:
O que você acha do visual do GoblinX?
( ) Detestei, quero mudar.
( ) Odiei, troque logo esse negócio.
( ) PQP, você beija sua mãe com esse tema???
( ) Aaaaaargh, meus olhos!!!
( ) Tem que pagar para trocar este tema? 200 mil já chega?
( ) Se sua mãe soubesse que um dia você iria fazer este tema, teria se internado em um convento ou feito uma laqueadura.
( ) Acho bom, deixe como está.

A última opção teria que ter umas 3 janelas de confirmação: "você tem certeza?" "tem certeza absoluta?" "você entendeu mesmo a pergunta???"
Comentário de CWagner
Como alguns dizem por: Como alguns dizem por aqui:

Gosto é como bunda; cada um tem a sua e se não mexer na de ninguém será um cara mais feliz.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de bebeto_maya
Ponto de vista pessoal!: Mais ainda? você não entendeu nada, cara...O DreamLinux usa repositórios do Morphix, Morphix é uma distro pequena? O XFCE do Dream vem dos repositórios Debian, e aí, qual o problema? 20.000 pacotes, por certo.

Eles têm um repositório básico pra alguns pacotes, mais sempre funcionou comigo...E contam com uma equipe de desenvolvedores dedicados...Tudo funciona direitinho...Se não me engano a INFO testou o Dreamlinux e aprovou, gente leiga!

Ah, vamos deixar de usar Slackware também, porque foi feito pelo Patrick Volkerding sozinho? Quem te dá suporte no Slackware?

Seu ponto de vista foi muito pessoal e apenas...

_______________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004