Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell volta atrás de novo, lança campanha na Europa anunciando a questão das patentes


“Lembra do que o CEO da Novell disse no final da semana passada, tentando serenar os ânimos da comunidade? Vou repetir a parte essencial aqui. Ele disse:


"Nós discordamos dos comentários recentes feitos pela Microsoft sobre Linux e patentes. Nosso acordo com a Microsoft não se trata, de forma alguma, de um reconhecimento de que o Linux infringe a propriedade intelectual da Microsoft."




Veja agora um trecho do press release que a Novell mandou para órgãos de imprensa da Inglaterra esta semana (depois, portanto, da declaração do CEO), em uma nova campanha de publicidade (a tradução é minha, e o grifo também é meu):

"Como parte deste acordo, a Microsoft proverá um compromisso de não exercer seus direitos de patente contra consumidores que tenham comprado o SUSE Linux Enterprise Server ou outros produtos cobertos da Novell (...)"


Que beleza hein, seu CEO? Diz para todo mundo que não reconhece que o Linux está infringindo algum direito de patente da MS, mas aí na primeira oportunidade diz para a imprensa que a Microsoft não exercerá seus direitos de patente, e exclusivamente para os clientes da Novell. Pior ainda, faz isso em um país onde não são legais as patentes de software. Vamos tentar prever qual será o próximo discurso?”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cesar
Linux sem colesterol: Estava outro dia no mercado e enquanto a Sandrinha se divertia com as compras eu fiquei ali parado, apoiado no carrinho de compras...

Enquanto isso eu reparei que na gôndola do meu lado haviam varias marcas de óleo vegetal, todas anunciando serem sem colesterol. O que chamou a atenção foi que em uma das embalagens estava escrito: "Sem colesterol, como todo óleo de origem vegetal".

Usuários do SUSE não tem com que se preocupar, ele não viola patentes assim como nenhum outro Linux.

Entretanto se o Linux viola qualquer patente que seja, não fique enrolando, diga exatamente qual e aonde que vamos tratar de contornar o problema reimplementando ou usando uma outra tecnologia que resulte no mesmo resultado pratico.

--
Cesar Gimenes
Linux user #76132
Comentário de fabiocax
Justamente Cesar, falou: Justamente Cesar, falou muito bem. O que faz a diferença é que na GNU e no Linux podemos fazer este tipo de manobra, segundo o Cesar "reimplementando ou usando uma outra tecnologia que resulte no mesmo resultado pratico".
Contudo, para isso é necessário a união da comunidade. Apesar de todos os esforços isso demonstra que bem no fim é cada um por si e o Linux para todos. Fazendo uma analogia da classe dos médicos e a dos enfermeiros. Qual é a mais bem sucedida em seus direitos ?
O Novell quer vender o peixe dela e quer torna-lo forte a todo custo.

http://alberti.no-ip.org/

Comentário de nemesis
hoje é sexta e vou tomar: hoje é sexta e vou tomar uma SCOll em homenagem aos últimos dias da Novell...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004