Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell responde perguntas do Linux.com sobre o acordo com a Microsoft


“Depois de mais de 24 horas de rumores e análises baseadas em opiniões se espalhando pela comunidade, o Linux.com resolveu ir direto à fonte e entrevistou um representante da Novell a respeito do seu recentemente anunciado acordo com a Microsoft a respeito de interoperabilidade Linux/Windows, proteção a usuários e desenvolvedores contra processos por uso de patentes e parceria comercial, entre outros temas.

Segundo a Novell, trechos relevantes do acordo devem ser disponibilizados para consulta e análise pelos interessados nos próximos 4 dias, as contribuições da Novell para as tecnologias de virtualização e interoperabilidade de formatos de arquivos serão abertas, e que embora a reação inicial da comunidade tenha sido atônita (talvez por estar acostumada aos anos de abuso da Microsoft), a empresa acredita que quando a poeira baixar, a maioria dos usuários perceberá que a meia-volta da Microsoft foi positiva para o código aberto.

Claro que este meu resumo de 1 parágrafo não inclui tudo que foi dito, e nem é uma tradução literal, portanto recomendo a leitura do texto original ;)”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de asfonseca
O dinheiro da gigante é bem vindo: Quando esclarecidos todos e detalhes e a total legalidade do acordo, este poderá também representar em última análise uma ótima oportunidade encontrada pela Novell para injetar dinheiro no desenvolvimento do FOSS.

No passado outra importante companhia recorreu também ao dinheiro da gigante e hoje já está colhendo bons os frutos.

Apple and the Microsoft Deal
http://antoniofonseca.wordpress.com/2006/11/03/apple-and-the-microsoft-deal/
Comentário de maiconfaria
Depois de tanto trabalho,: Depois de tanto trabalho, engenharia reversa, etc. A MS em com esse papinho... agora que as distribuições linux se tornaram quase hunanimamente superiores ao windows em termos de desktop ...
Acho que a microsoft tem pouco a oferecer, se o vista for um fiasco
, o que parece provável, veremos uma migração em peso para o linux.
Eles querem fornecer virtualização do linux para manter a preferencias dos fabricantes em relação a confecção de drivers!
Comentário de Manoel Pinho
Novell e MS: O mais irônico nessa estória é que a Novell já esteve a ponto de peitar a Microsoft no passado quando já teve um clone do DOS próprio, um Unix e até um editor de texto e uma planilha eletrônica, todos superiores aos similares Microsoft da época...


http://en.wikipedia.org/wiki/Novell


NetWare uses Novell DOS (formerly DR-DOS) as a boot loader. Novell DOS is similar to MS-DOS and IBM PC-DOS, but no extra license for DOS is required; this came from the acquisition of Digital Research in 1991.

In 1993, the company bought Unix System Laboratories from AT&T, giving them rights to the Unix operating system, apparently in an attempt to strike at Microsoft. In 1994 Novell bought WordPerfect, as well as the Quattro Pro product from Borland. These acquisitions did not last: Novell assigned portions of their Unix business to the Santa Cruz Operation in 1995 (the extent of assets assigned is currently in dispute between Novell and The SCO Group, Santa Cruz's successor in interest) (see: SCO v. Novell), WordPerfect and Quattro Pro were sold together to Corel in 1996. DR was also sold to Caldera Systems in 1996.


Como a Microsoft não conseguiu deter o Linux e o caso SCO na prática acabou, ela com esse acordo com a Novell tentar manter um "competidor" linux comercial aprovado por ela e com preços nada competitivos e usar seu portfólio de patentes e advogados para causar bastante prejuízo com ações judiciais (é caro até para se defender, mesmo tendo razão) às outras distribuições comerciais de linux e com isso mantendo as grandes empresas americanas e multinacionais (que são as que realmente pagam licenças em grandes quantidades) longe do uso do linux como alternativa mais barata para seus servidores e desktops corporativos.

A Novell não está numa situação de mercado muito boa porque ainda não conseguiu se posicionar bem no mercado de linux (a Red Hat domina com imensa vantagem) e ao mesmo tempo cada vez recebe menos dinheiro oriundo do Netware.

A Novell não tem e nunca teve real compromisso com o software livre como a Red Hat tem. É apenas mais um dinossauro dos softwares proprietários que partiu para o linux como a única alternativa para não afundar de vez. Em veze de desenvolver uma distribuição, comprou uma pronta da alemã Suse, comprou a Ximian do Miguel Icaza, que nunca escondeu que sonhava em trabalhar na Microsoft. Talvez agora ele consiga :-)


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004