Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell pede a Eben Moglen que avalie se acordo com a Microsoft viola a GPL


“A Novell procurou o Software Freedom Law Center (SFLC) - a instituição capitaneada por Eben Moglen, o cérebro jurídico da FSF - e pediu a ela que assegure que sua parceria com a Microsoft não viola a GPL.

Segundo Eben Moglen (foto, cortesia LWN), o SFLC terá acesso confidencial aos acordos da Novell para auditá-los e determinar se as determinações da GPL foram todas atendidas.

Como na semana passada os primeiros comentários afirmando que o acordo poderia ser uma violação da GPL vieram do próprio Moglen, acredito que a instituição capitaneada por ele terá legitimidade para fazer este tipo de avaliação.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Depois de aprontar ....: ...vem pedir perdão !!!

Bravata da Novell, depois de feito o acordo com o inimigo vem a comunidade perguntar se está tudo ok ????

Ah. É a famosa desculpa que está ultrapassando fronteiras e inclusive adentrando corporações......"EU NÃO SABIA".

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Devolução: E se ele concluir que viola, vão pagal a multa rescisória do contrato e devolver os milhões que receberam da Microsoft ? Por que não consultaram a FSF antes de fazer o acordo ?

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de brain
Ordem dos fatores?: Também não sou fã do acordo, mas não é assim que funciona - ninguém tem que consultar todas as ONGs interessadas antes de fazer algum ato jurídico ou administrativo. Ao mesmo tempo, é papel das ONGs se manifestarem e atuarem quando percebem algo sendo feito na sua área de interesse.

O Eben Moglen afirmou publicamente que o acordo poderia violar a GPL, e ele é uma autoridade no assunto, aí a Novell também afirmou publicamente que acha que não viola, e convidou o próprio Moglen para auditar, e ele aceitou. Acho que foi interessante da parte dela ter convidado, e mais interessante ainda ele ter aceitado, já que reune 2 condições essenciais pra isso: autoridade e credibilidade.

Ademais, se ele verificar que o acordo viola a GPL, não vai bastar para a Novell pagar multa contratual para a Microsoft, uma vez que a seção 7 da GPL2 vai imediatamente remover da Novell o direito de distribuir todos os softwares GPL desenvolvidos por terceiros que ela estiver distribuindo. Portanto, a conseqüência é imediata e (na prática) inegociável, até que ela resolva a questão.
Comentário de Manoel Pinho
Ironia: Logicamente fiz o comentário com ironia. Achei bom sinal e legal eles pelo menos terem oferecido o acesso ao Eben Moglen mas eu só estou querendo saber na prática o que vai acontecer caso contrarie a GPL. A Novell vai estar numa enrascada porque certamente o contrato deve prever uma multa em caso de quebra de contrato.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de leonardo_lopes
Será que a Microsoft não: Será que a Microsoft não pensou nisso quando fez o acordo? colocando a Novel em uma posição que ela ou abandona todos os Softwares GPL ou paga uma multa contratual altíssima?

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Fabio Capela
A minha impressão sobre o: A minha impressão sobre o acordo é que ele não fere a GPL, mas com um porém: se a Microsoft usar patentes para impedir qualquer pessoa de distribuir algum software que existe no SUSE a Novel (assim como todos os outros distribuidores) perde o direito de distribuir o dito software.
Ou seja, pode não ser ilegal, mas não acho que tenha muito efeito prático.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004