Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDGNow - Com atraso, Novell divulga os termos do acordo firmado com Microsoft

Leia também: Novell terá que detalhar os termos de seu pacto com a Microsoft.

A Novell publicou detalhes do seu acordo com a Microsoft, assinado em novembro do ano passado e que o mercado considera crítico para o futuro do Linux. Os detalhes vieram a público a partir de relatório encaminhado à Securities and Exchange Commission (SEC). Segundo a companhia, o relatório com os detalhes já deveria ter sido divulgado, mas sofreu atrasos por conta de uma revisão no programa de opções de ações da Novell.

Segundo os termos do acordo, a Microsoft vai gastar centenas de milhares de dólares em taxas de licenciamento, além de custos de vendas e marketing pelos próximos cinco anos, o que inclui 240 milhões de dólares para os certificados de assinatura do Suse Linux Enterprise. Por sua vez, a Novell se comprometeu a pagar à Microsoft uma porcentagem da receita gerada com a venda dos produtos de código aberto.

Os defensores do Linux devem escrutinar os documentos em busca de sinais de que tal acordo possa afetar o desempenho do sistema operacional de código aberto ou de que, de alguma forma, o acordo entre Microsoft e Novell possa violar a versão 3 da General Public License (GPL) do GNU. A GPL é usada para licenciar várias partes do sistema operacional Linux.

Segundo Justin Steinamn, diretor de marketing da plataforma Linux na Novell, a Microsoft foi o canal de vendas "número 1" da Novell no primeiro trimestre de 2007. "Tivemos um crescimento de 60% em Suse Linux sobre o mesmo período do ano passado", afirmou.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
M$/Novell ............: ...No Thanks !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de deysonthome
se o acordo fosse limpo: se o acordo fosse limpo teriam divulgado antes......só isso....pensaram muito.....e durante o trajeto não tinham nada definido.

Realmente existem pessoas que acreditam na M$ ????? Não seriam pessoas envolvidas com informática creio........

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de Knux
saco, o augusto publicou na: saco, o augusto publicou na hora do meu almoço >:(

não consegui comentar antes de voce

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Dm7
Novell / M$?: Linux pode ser negócio... mas se ainda é paixão também, um usuário assim não iria escolher o Suse como opção,
Comentário de AndrewAx
Sendo que a Microsoft não: Sendo que a Microsoft não pode comprar a FSF ou o Linux, como já teria feito se o sistema fosse proprietário, ela está apelando para desacreditá-lo. Se ela conseguir levar seu plano adiante, no futuro será mais ou menos assim:

"Ah, a sua empresa quer usar Linux, muito bem. Para fazer isso, você deve adquirir conosco uma licença de uso de propriedade intelectual registrada. Se o senhor não adquirir a licença, nós o processaremos por violação de copyright. Ou, se o senhor quiser, você pode adquirir essa mais nova versão do sistema operacional Windows" (que evidentemente será mais barata que a licença).

Aí, a única alternativa para quem quiser usar Linux será usar o SuSe, o qual a Microsoft vai dar um jeito de descontinuar assim que o cenário descrito acima torne-se real.

Porém, a Microsoft se esqueceu de um pequeno detalhe neste plano:

Se encontrarmos uma linha sequer no código do GNU/Linux que infrinja uma patente da Microsoft, vamos tratar logo de apagá-la e escrever outra linha 1000 vezes melhor no lugar!!!

Comentário de deysonthome
não usaria mesmo...acertou.: não usaria mesmo...acertou. Mas existem formas de se fazer negócio.....e o modelo M$ parece que é combatido até por governos.

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de Márcio H. Ferreira
afirmações, mas com justificativas ou provas: Porque alguém divulgaria um documento confidencial? Se eu for lá na redhat e pedir um documento sober a estratégia financeira deles pra 2008, eu vou receber esse documento?

O documento é confidencial, e obviamente que existe um motivo pra isso. Empresas classificam tudo como confidencial ada vez mais, esse documento com certeza me parece candidato para tal classificação. Logo, me parece perfeitamente normal que o acordo só tenha sido divulgado quando pedido para preencher um dos documentos financeiros que empresas de capital aberto são obrigadas a preencher pela lei americana.

O atraso que foi enfatizado de maneira negativa em várias vezes que li essa notícia foi causado por uma operação financeira que deveria constar do tal relatório, não tem nada a ver com o acordo...

E como você conclui baseado nas informações da notícia que as empresas não tinham nada definido? Aliás, nada definido a respeito do que? Eu não acompanhei sua linha de raciocínio... Se é que tem alguma, e não é mais um daqueles comentários sem sentido "ah, a novell é má, boba e feia"

Por outro lado, eu vejo indícios que os termos do acordo foram muito bem planejados e definidos. Por exemplo, existe uma cláusula que cita que o documento não pode servir de prova que a Novell reconhece ou concorda com patentes, que foi um ponto que várias pessoas reclamaram no passado, quando o acordo saiu. Cito abaixo o trecho:

" 3.4 No Acknowledgement of Infringement. Nothing in this Agreement shall imply, or be construed as an admission or acknowledgement by a Party, that any Patents of the other Party are infringed, valid or enforceable"

Claro que citei e usei tal frase de um ponto de vista leigo, não sou advogado (IANAL).

A idéia que você quis expor não está clara (pelo menos para mim), ou pelo menos suas afirmações não estão bem pautadas e justificadas, na verdade está obscura e especulativa... Estranho, pra quem gosta de reclamar da obscuridade e especulação da Microsoft...

Comentário de wagnerluis1982
S/A: A Novell é uma Sociedade Anônima, por isso os seus documentos não podem ser totalmente confidencias.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004