Leia também:
Novell terá que detalhar os termos de seu pacto com a Microsoft.
A Novell publicou detalhes do seu acordo com a Microsoft, assinado em novembro do ano passado e que o mercado considera crítico para o futuro do Linux. Os detalhes vieram a público a partir de relatório encaminhado à Securities and Exchange Commission (SEC). Segundo a companhia, o relatório com os detalhes já deveria ter sido divulgado, mas sofreu atrasos por conta de uma revisão no programa de opções de ações da Novell.
Segundo os termos do acordo, a Microsoft vai gastar centenas de milhares de dólares em taxas de licenciamento, além de custos de vendas e marketing pelos próximos cinco anos, o que inclui 240 milhões de dólares para os certificados de assinatura do Suse Linux Enterprise. Por sua vez, a Novell se comprometeu a pagar à Microsoft uma porcentagem da receita gerada com a venda dos produtos de código aberto.
Os defensores do Linux devem escrutinar os documentos em busca de sinais de que tal acordo possa afetar o desempenho do sistema operacional de código aberto ou de que, de alguma forma, o acordo entre Microsoft e Novell possa violar a versão 3 da General Public License (GPL) do GNU. A GPL é usada para licenciar várias partes do sistema operacional Linux.
Segundo Justin Steinamn, diretor de marketing da plataforma Linux na Novell, a Microsoft foi o canal de vendas "número 1" da Novell no primeiro trimestre de 2007. "Tivemos um crescimento de 60% em Suse Linux sobre o mesmo período do ano passado", afirmou.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team