Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell contraria Microsoft, diz que acordo também se estende à GPLv3

Contrariando o posicionamento oficial anterior da Microsoft de que seu compromisso não se estende a programas licenciados sob a GPLv3, a Novell publicou esclarecimentos sobre os seus acordos com a MS, afirmando que o compromisso da empresa se estenderá também a seus clientes usuários de softwares licenciados sob a GPLv3 assim que estes sistemas passem a ser incorporados aos produtos da Novell.

Saiba mais (blogs.the451group.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Agora não adianta...: ...mais Novell....já tomou da M$ de novo....espertos !

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Wallacy
Eu discordo, a Novell já: Eu discordo, a Novell já cresceu 243%, depois desse acordo, a Novell faturou mais de 100 milhões de dólares somente com negócios decorrentes da parceria com a Microsoft, e esse processo da IP innovation deve abalar nem um pouco a Novell, primeiro que a RH também ta envolvida, mesmo que seja declarada "culpada" ela não vai sozinha, sua maior rival também, segundo para boa parte dos investidores esse processo da Ip innovation é mais um dos montes que a mesma faz só para ganhar royalties sem fazer anda!!!
Hoje a RH teve valorização de (0.05%) , a Novell de (0.38%), e a MS de (0.87%).... Para a Novell enquanto estiver crescendo mais que sua concorrente, para ela o resto é resto....

AH, e mesmo que a MS discorde o simples fato da Novell "afirmar" que a mesma não ta isenta da GPLv3 já é um ponto para ela, já que muita gente tinha esse receio.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Dm7
Sim, a Novell foi esperta...: Sim, a Novell foi esperta... a curto prazo!! Vamos ver a longo prazo, se esse posicionamento trará o mesmo resultado. Na minha opinião não,
ABS,
Comentário de popolony2k
Ah, sim....: ...cresceu tudo isso após o "contrato de interoperabilidade" (que pra mim é um atestado de sbmissão à M$), pra mim é balela, pois a M$ não tem influência alguma no mercado Linux e é isso que ela quer, que o mundo pense que o mercado é seu, não importa se Window$ ou qualquer outro.

Sobre a Novell estar crescendo mais do que o seu maior concorrente...os menores tendem a crescer mais do que os maiores mesmo...resta saber se a mesma sobrevive....principalmente num mercado onde empresas não mandam.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
E não é de hoje que a Novell ....: ...vem apanhando da M$...e pelo visto levou mais uma.....e que para mim deve leva-la a nocaute cedo ou tarde.

Não se esqueça da SCO, que após lançar seu primeiro ataque ao Linux, viu suas ações dispararem na NASDAQ e agora beira à falência.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Wallacy
To lembrando, mais ai acho: To lembrando, mais ai acho que se encaixa melhor a Ip innovation não? já que o cara das patentes da MS que foi trabalhar lá, e agora ta processando a Novell e RH, como comentei no outro topico, acho que esse caso pode ser chamado de SCO v2!!
Isso é um processo por tabela da MS, e a Novell já tem uma certa "moral" no mundo corporativo com seu Linux, até por ser dona dos direitos do unix, sua distro é muito boa, tem esse acordo maldito que ajuda a trazer os bebês chorões que não querem se livrar do Windows, como comentado acima, a curto prazo está um mar de flores, agora onde existe maior divergencia entre nossas opnioes é que você acha que logo ela vai "falir" (ou algo do gênero), e eu acho que não, pois "Linux está em alta" e enquanto a Novell possuir uma distribuição de qualidade não será difícil para a mesma manter seus utilizadores e/ou arrebanhar mais.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de popolony2k
Eu realmente não quero que ela...: ...quebre, apenas que ela jogue de acordo com as regras do SL e não com acordos que faz a maioria das pessoas pensar nas empresas como instituições selvagens e que devem ser extintas.

De M$ já basta a original !

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Jembas
A Vitória está próxima!: Primeiro, eles nos ignoram. Então, riem de nós. Depois, nos combatem, e aí, nós vencemos - Gandhi.

Comentário de nemesis
link: http://www.groklaw.net/article.php?story=20071011205044141

a PJ realmente é fantástica, real ou não...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"briguinha de amor não: "briguinha de amor não dói", ou assim dizia o cancioneiro popular...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Pelo visto o acordo está em: Pelo visto o acordo está em desacordo.

Tomara que a Novell acorde e procure lutar por espaço de uma maneira mais correta do que essa de dormir com o rival.

Com os sistemas de virtualização existentes, com o suporte aos aplicativos para XP (que é a versão do Windows que os usuários mais usam e usarão por muito tempo) até mesmo nos MacIntoshes, migração em massa de aplicativos para a web, ajax e web 2.0, e outras maneiras de se executar aplicativos Win32 em outras plataformas, ou a M$ procura interoperar ou ficará na meleca que ela própria criou sozinha.

A M$ não quer acabar com Linux, mas sim justificar e defender o pensamento de seu fundador que em tempos remotos publicou uma carta aberta direcionada aos programadores e desenvolvedores, contra os hobbistas, hackers e qualquer um que instalasse programas sem o pagamento das licenças.

Vendo e vendendo programas como produto, e não como serviço, Willian G. convenceu uma multidão de empresas e programadores a esquecerem a idéia de difundirem seus algoritmos e "simplesmente" cobrar para instalarmos seus binários. Engabelou a IBM, aproveitou a pirataria, que até então já era combatível através de hardlocks e outras técnicas, "ganhou" o mercado e está tentando manter o sustento de sua família por mais algumas gerações.

Daí veio o Stallman, o Linus e tantos outros nomes com suas idéias de Liberdade e distribuição livre de programas que são totalmente contrárias às idéias do Sr. Bill que tentará de toda maneira evitar que sua empresa seja extinta, mesmo que tenha que pagar multas e processos em todo mundo para impedir o inevitável uso do Software Livre.

Apesar de acordos como esse da Novell e da M$, creio que o SL sairá bem na fita no final desse episódio, ou pelo menos os holofotes estarão apontando apenas para uma direção. O que deixa no ar a seguinte pergunta. "O que fará a M$ enquanto não tiver for o foco principal nessa história?".

saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Knux
me veio um pensamento: me veio um pensamento engraçado agora...

será que enquanto todos nós pensamos que a Novell caiu numa cilada, na verdade quem caiu na arapuca (armada pela Novell) foi a MS?

"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Jose Pedro
também acho: Até agora não vi nada respingar na Novell só cometários chiitas, o contrato de interoperabilidade entre sistemas Novell e M$, beneficiou principalmente a Novell, que almentou suas ações no mercado. O Open Source é um processo inreversível, a Internet está aí para provar e quem não se adaptar mais cedo ou mais tarde vai fechar as portas. Tanto a Novell quanto RH vão continuar a crescer, mas a novell com esse acordo sai na frente, visto que muitas empresas ainda tem receio com o modelo de Soft Livre. a M$ está tentando a todo custo manter o atual modelo de comércio de soft, mas uma hora ela vai ter que mudar (dentro de prazo de 10 a 20 anos) ou concerteza vai fechar as portas e empresas como Novell e RH continuarão.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004