Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell anuncia ganho de desempenho do SLES rodando em máquinas virtuais VMware


“A Novell anunciou melhorias significativas na performance do Suse Linux Enterprise Server quando este sistema operacional estiver rodando como máquina virtual no ambiente VMware. Para isto, a Novell modificou o kernel do Suse Linux Enterprise para suportar o VMware Virtual Machine Interface (VMI), um mecanismo de comunicação entre a máquina virtual e o hospedeiro que simplifica a tarefa de virtualização e torna o Linux mais eficiente quando virtualizado em ambientes VMware.

As modificações para o VMI foram aceitas pela comunidade de desenvolvimento Linux e será incluída nas próximas versões do kernel padrão do Linux, bem como nas futuras versões do Suse Linux Enterprise Server da Novell.”


Enviado por Michel Santos (michelΘsusebrasil·org) - referência (susebrasil.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fulano de Tal
Isso mostra que: a Novell não é tão ruim assim.
Não se esqueçam que independente de acordos com a Microsoft a empresa contribui e muito com o Linux e o software livre em geral.
Comentário de nemesis
deixa eu ver se eu entendi:: deixa eu ver se eu entendi: ela modificou o kernel para o Suse poder rodar melhor em um ambiente virtual dentro do Windows e vc considera isso uma boa contribuição porque... ???

da maneira como vejo, virtualização é uma grande vitória para a M$ e derrota para o código aberto, pois eventuais soluções Linux usadas em uma empresa podem agora rodar em Windows e oferecer assim uma via de suporte para esse "código legado" que obviamente vai começar a ser substituído em favor de código específico para Windows. Afinal, o dinheiro gasto nas licenças Windows vai ter que ser justificado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fulano de Tal
Windows?: Onde esta o Windows na notícia?
Comentário de nemesis
nas entrelinhas: nas entrelinhas

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cwars
Para mim isso é bom para: Para mim isso é bom para usar mais de uma Distribuição GNU/Linux, em um único computador, pois se ganhar mais desempenho poderei testar outras distribuições de maneira eficiente, além que usar um VM Ware no Windows é uma perca de tempo, pois fica pesado pra caramba e não dar tanto desempenho, é melhor mesmo para se usar sobre uma e ou Distro com sua Distro real

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Marcos S. Trazzini
O mais interessante é que: O mais interessante é que os RedHat Enterprise não tinham esses problemas de performance, pois já passei poucas e boas com limitações de performance do SLES em ambiente VMWARE ESX e depois de trocar a distro pra RHEL4 os problemas de performance desapareceram.
Comentário de popolony2k
Só não vê....: ...quem não quer.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Wallacy
"As modificações para o: "As modificações para o VMI foram aceitas pela comunidade de desenvolvimento Linux e será incluída nas próximas versões do kernel padrão do Linux"

Por isso ele disse que é uma boa contribuição, o fato de a Novell ter feito acordo com a MS não desaparece com as contribuições para com o Linux feito ao longo dos anos...

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
Ué... Queriam o que? Que: Ué... Queriam o que? Que ela apresentasse um patch para o código do Windows, para este rodar melhor no Linux? Aí sim seria engraçado.

Não sei, mas ver teorias conspiratórias em tudo que envolve a Novel vai fazer alguns aqui chamarem programas como o GNOME de coisa do demo. "E é, pois gnomos são na verdade diabinhos que... Ah não! FreeBSD também!! E tudo isso é um plano de Satã, encarnado na figura de Bill Gates, para escravizar e dominar o mundo" ;-)

O fato é que a virtualização tem se tornado algo decisivo dentro das empresas. Nisso, a Novell está provavelmente fazendo a parte dela no acordo de InterOperabilidade com a MS. O problema é que a Microsoft não faz a parte dela. Nem me pergunte que tipo de acordo é este, que eu não saberei dizer... Mas a virtualização é claramente uma tecnologia que melhor de adaptará à plataformas abertas, por isso acho que essa idéia de que isso só servirá para manter o Linux rodando dentro do Windows não muito provável. Mas ainda sim é ;-)

Obs: Aqui falou um total leigo, entusiasta, mas ainda sim - acredito eu - lúcido.


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
Depende dos detalhes...: Bem, Tenchi...

Se a Novell otimizou o kernel para melhorar a performance dentro de *qualquer* ambiente virtualizado, essa é realmente uma grande contribuição ao Linux e ao software livre em geral. Linux ganha força, com maior poder de integração com todas as outras plataformas, igualmente.

Por outro lado, se as alterações no kernel só beneficiam a virtualização com um único concorrente proprietário (no caso, a M$, mas poderia se tratar de qualquer um), trata-se de uma contribuição pífia, feita apenas para engordar seus próprios cofres sem o mínimo de preocupação (ou mesmo consideração) com os usuários Linux e, permita-me dizer, estatégicamente daninha a curto e longo prazo para a plataforma Linux em geral (lembre-se: é o tipo de estratégia sem-vergonha que enterrou o OS/2).

Supondo que o segundo caso é o verdadeiro, esse é o tipo de trabalho que se esperaria feito pela própria M$ de forma compreensível: paga o preço da integração aquele que deseja se integrar. O kernel é livre mesmo, bota o pessoal da M$ pra trabalhar nele...

Bem, como eu já considero a Novell a "subsidiária da M$ no mundo livre", com o Miguel de Icaza para provar isso, acredito que tenha sido exatamente o que foi feito: a M$ customizando o kernel Linux para uma distribuição feita por ela.

O que eu espero que não seja feito é a burrice de enfiar esse cavalo de tróia em outras distribuições a título de "contribuição".

Quer rodar aplicativo Windows, faça-o no Windows, não há lugar melhor que esse. Linux é feito para rodar aplicativos POSIX, ou aplicativos multiplataforma (que tratam todas as plataformas em relativa igualdade de condições). O futuro agradecerá.
Comentário de popolony2k
Sem contar que é uma....: ...excelente porta de entrada para a M$ conquistar os usuários e ambientes corporativos que rodam Linux, ou seja, rodar direto das entranhas do concorrente.

É como um Alien, que sai de dentro das entranhas do hospedeiro, matando-o quando o mesmo terminou seu período incubatório.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Wallacy
Acho que vocês já estão: Acho que vocês já estão viajando...
Estão deixando esse ódio pela MS cegar vocês...
o VMI foi desenvolvido pela VMware, não pela Novell, o que a Novell fez foi adaptar para a o kernel, e obviamente seguindo os padrões de sua distribuição, e então a comunidade de desenvolvimento do Linux pega essas modificações e coloca ou não na versão oficial do kernel de modo genérico, assim qualquer distribuição vai poder usar normalmente...
As vezes vocês falam como se o Linux fosse desenvolvido a regalia, como se não houvesse o mínimo de organização e critério para saber o que por ou não na versão oficial do Kernel, vocês mais que ninguém sabe que não é assim que as coisas funcionam, e também deveriam saber que uma empresa possui muitas áreas e com diferentes subordinações, o fato de a Novell ter acordo com a MS não faz com que entre em um eixo do mal onde tudo o que faz ou o que já fez passa a ser tratado como parte do "lado negro da força"... Vocês parecem aqueles americanos que acha que todo mundo que usa turbante é terrorista e homem bomba... Calma ai... Antes de postar uma critica analisem motivos, causas, conseqüências, não só fala a primeira bobagem que vem a cabeça... A Novell tem cerca de 20 anos de contribuição para com o Linux, o kernel que vocês estão usando ai está cheio de códigos feito por ela, seguindo essa linha de pensamento, acho melhor vocês olharem no kernel de vocês pois pode ter alguma coisa da MS ai, e também tirar tudo o que a Novell fez.... já que é tudo tão bagunçado assim né, melhor tirar tudo....
Pera lá, uma coisa é uma coisa.. outra coisa é .. adivinhem é outra coisa, a Novell tem um tolo acordo com a MS, mais uma empresa não é uma pessoa, não é só um icaza não é só um brod é uma equipe, cada um com sua ideologia, conceitos, objetivos, não da pra tratar a situação de maneira tão imatura assim.... também não gosto desse acordo, mais nem por isso vou ser parcial desse modo, tem que saber separar as coisas.

E brincadeiras a parte, quem gosta de Star Wars sabe que os mocinhos ganham...
"May the Source Be With You" http://www.quimeraazul.com/images/linuxstarwars%20copia.jpg

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de hamacker
Como é que anda o XEN para: Como é que anda o XEN para virtualizar ou criar sessões virtualizadas com windows ?

Encontrei informações meio desincontradas, uns falando que pode outros que não pode.

http://hamacker.wordpress.com
Comentário de nemesis
huhu: "não só fala a primeira bobagem que vem a cabeça... A Novell tem cerca de 20 anos de contribuição para com o Linux"

Façam o que eu digo, não o que faço. Primeira oportunidade, fala tremenda bobagem: o Linux tem pouco mais de 15 anos de idade e a Novell só fez comprar uma distribuição Linux e a empresa do Icaza há cerca de 4 anos atrás.

"quem gosta de Star Wars sabe que os mocinhos ganham"

no fim, quem traz de volta o balanço à Força é o vilão-mor. Quem sabe o Icaza não se arrepende também?... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallacy
2 não 20.... de 2004 pra: 2 não 20.... de 2004 pra cá são 3 anos, e o primeiro ano nem teve nada direito.. logo seriam 2... e não invalida a lógica geral do que eu disse, um erro não justifica o outro....
Comentei do star wars porque havia acabado de ver aquela imagem que postei rs... parecia conveniente...
Mais como você disse, "Quem sabe o Icaza não se arrepende também?", pois é... o futuro a deus pertence, espero que acontece...

*Nota mental, evitar usar numerais, digitar por extenso é menos arriscado.*


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004