Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão do Windows CE oferece acesso - não-livre - ao código-fonte do seu kernel


“A Microsoft lançou a versão 6.0 do Windows CE com o nome de "Windows Embedded CE 6.0" trazendo uma série de novidades tecnológicas que procuram colocá-lo em melhor situação na competição com o Linux na arena dos dispositivos embarcados.

Mas a novidade mais surpreendente não é propriamente tecnológica, mas sim de licenciamento: na nova versão 100% do kernel do Windows CE tem seu código-fonte disponível para consulta, e algumas partes estão disponíveis até mesmo para alteração e redistribuição - embora cada usuário de versões alteradas tenha que comprar uma licença da Microsoft como se estivesse usando a versão original.

Mas esta licença que permite alteração não é livre, nem de código aberto. O código do Windows CE 6 está disponibilizado sob uma licença shared source da Microsoft. E as partes para as quais se permite alteração e redistribuição não incluem o kernel, nem o sistema de arquivos, nem o gerenciador de dispositivos, nem sockets, PPP, DHCP...

Ainda assim, talvez os desenvolvedores de appliances gostem de saber que poderão adaptar outros trechos, como o gerenciador de boot e diversos drivers, sem pedir a bênção da Microsoft. Mas para ter um sistema operacional que pode ser adaptado e alterado integralmente, eles já sabem onde ir - o que ajuda a explicar o sucesso dos sistemas operacionais livres na área dos dispositivos embarcados.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafacure
Tá explicado!!!: Hummmm tá explicado!
Cheguei a achar que poderiamos desenvolver uma versão livre do Windows CE...
Ledo engano...

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004