“A Microsoft lançou a versão 6.0 do Windows CE com o nome de "Windows Embedded CE 6.0" trazendo uma série de novidades tecnológicas que procuram colocá-lo em melhor situação na competição com o Linux na arena dos dispositivos embarcados.
Mas a novidade mais surpreendente não é propriamente tecnológica, mas sim de licenciamento: na nova versão 100% do kernel do Windows CE tem seu código-fonte disponível para consulta, e algumas partes estão disponíveis até mesmo para alteração e redistribuição - embora cada usuário de versões alteradas tenha que comprar uma licença da Microsoft como se estivesse usando a versão original.
Mas esta licença que permite alteração não é livre, nem de código aberto. O código do Windows CE 6 está disponibilizado sob uma licença shared source da Microsoft. E as partes para as quais se permite alteração e redistribuição não incluem o kernel, nem o sistema de arquivos, nem o gerenciador de dispositivos, nem sockets, PPP, DHCP...
Ainda assim, talvez os desenvolvedores de appliances gostem de saber que poderão adaptar outros trechos, como o gerenciador de boot e diversos drivers, sem pedir a bênção da Microsoft. Mas para ter um sistema operacional que pode ser adaptado e alterado integralmente, eles já sabem onde ir - o que ajuda a explicar o sucesso dos sistemas operacionais livres na área dos dispositivos embarcados.”
Cheguei a achar que poderiamos desenvolver uma versão livre do Windows CE...
Ledo engano...