Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão do Mercury - Cliente MSN em Java com suporte a webcam

Saiu a versão 1710, do Mercury, que é o cliente MSN disponível para Linux mais completo no momento, com webcam (envio e recebeimento), Winks, Gifs, etc. Tem instalador em tgz, rpm, e deb. Instalei e funcionou bele. Dica: após instalar, executa-lo uma vez como root, pois a script de instalação não faz tudo. PS: a script reclama da falta de /dev/video. mas instala, quem tiver webcam, deixando conectada não há reclamação. Para usar a WebCam, é preciso ir nas configurações gerais (modo avançado) e executar assistente JMF, para escolher o dispositivo de video. Ele envia e recebe winks, mas no caso do linux, preciso de um player externo. Divirtam-se.” A nota foi enviada por Job (jobdrbΘig·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Duvida
hmm: Seria ele inspirado no Fred???
Comentário de anonimo__
Não.. no termômetro.: Não.. no termômetro.
Comentário de Douglas Augusto
Sem liberdade: É preciso salientar que o Mercury não é livre, mas sim fechado (embora gratuito).

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Heitor Moraes
# touch /dev/video0: Eu instalei aqui no Debian Sarge e ele fica enchendo o saco do apt-get com o /dev/video0.
Eu dei um touch no /dev/video0 e ele parou de me encher.

Alguém tem uma solução mais polida pra isso?

* Só mais uma coisa:

O Mercury tem feito muito sucesso no Mac.
Quem tem amigo usuário de Mac pode sugerir o "Adium" - ele é livre e baseado no libgaim. Não tem recurso de vídeo, mas é muito elegante.


___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Jonatã
Outro IM: Só para não passar em branco, dêem uma olhada no

http://www.qnext.com/
Comentário de Demerson Zounar
Será que aquelas acusações: Será que aquelas acusações de que o Mercury tem código do aMSN são verdadeiras mesmo? Porque se notarem bem, o aMSN teve uma nova versão há aproximadamente 2 dias atrás, e agora o Mercury anuncia também...
Comentário de Thiago Sanches
Seilah viu... : Seilah viu...
Acho que aplicacoes do tipo do Mercury nao sao legais para a comunidade, por sair da linha do: "mantenha simples" e ainda por nao ser livre tambem.
Mas fazer o que neh!
Comentário de espardo
não uso nenhum dos dois: O aMSN é feito em java também?

[]s,
Emerson

Comentário de ué?
E desde quando a filosofia é: E desde quando a filosofia é ser simples?
Nem sempre simplicidade atende quesitos de qualidade, mas as duas não mantêm correlação.
E outro detalhes usa quem quer, não é verdade?
eu ainda uso icq com centericq e não pretendo mudar, msn? não obrigado.
Comentário de vmedina
Claro, assim como o Linux plagiou o Windows 2003!: Claro, assim como o Linux plagiou o Windows 2003, pois houve versões posteriores!

O Mercury já tinha todos os recursos que o aMSN anunciou agora e na estável! Além do Mercury ser em JAVA!!!!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Felipe Raposo
aMSN em Java: Acho que sim. Hehehe.
Felipe Raposo

Comentário de vmedina
Por trás de proxys!: O mercury agora tá funcionando atrás de proxys também!

Já instalei no meu Ubuntu 5.10 pelo pacote debian e to usando MSN e Jabber nele. Já até joguei o jogo da velha com uma amiga pra testar.

Muito melhor que o aMSN.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de ricarab
Pois é!: Testei o Mercury no meu Ubuntu hoje e estou realmente impressionado! Eu apenas não vou substituí-lo pelo meu Gaim porque o Gaim está bem integrado no sistema, além de ser mais simples e mais leve, pois confesso, eu mesmo me embananei naquele monte de opções do Mercury!

Em questão de compatibilidade com o MSN, o Mercury ganha de longe de qualquer um, inclusive do aMSN! Aos que preferem algo um pouco mais leve, e que tenha boa compatibilidade com o MSN recomendo o aMSN, porém, se como eu, não ligam muito para tantas funcionalidades o Gaim é uma boa opção!

Quanto ao fato do Mercury plagiar o aMSN... Sem palavras! Aos que ainda não o usam porque ele não é livre... Acho uma bobagem!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de rafaelmb
Não: aMSN é feito em TCL/TK

Abraços
Comentário de Caprino
Quanto?: Cara, quanto vc quer no seu RIM? Não que eu esteja precisando né... mas é sempre bom ter peças de reposição. :-)
Comentário de Xico
O comentário mais lúcido da: O comentário mais lúcido da notícia foi o seu, até agora.
_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de ricarab
Obrigado!: Sempre fui usuário do aMSN, porém ultimamente tenho usado o Gaim...

Na próxima versão o Gaim virá com suporte a Web Cam além de várias melhorias! É também interessante notar que houve uma melhora muito boa dos comunicadores instantâneos: aMSN, Mercury, Kopete e Gaim possuem ou já tem planos concretos para incluir voz e vídeo, uma das coisas que ainda faltava para o usuário doméstico!

Espero que em não muito tempo possamos substituir, pelo menos em parte, esses protocolos fechados utilizando o Jabber, afinal, até agora foi uma corrida de gato e rato: MSN implementa protocolo novo, e comunicadores livres têm que começar o trabalho novamente!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Douglas Augusto
Não sei, mas é impressionan: Não sei, mas é impressionante apenas um desenvolvedor tê-lo programado inteiro, em um estágio virtualmente sincronizado com os clientes oficiais, sobretudo quando alguns protocolos (ou parte) requerem engenharia reversa.

Para botar fogo na lenha:

http://www.mail-archive.com/amsn-devel@lists.sourceforge.net/msg01321.html

Alguns trechos:

that guy was put webcam support in Mercury and gave NO credits to Ole Andre.. I think Ole asked for at least credits, but he never got them, Danny (Mecury's author), said "I'm sorry but I can't because the 'about' window is too bloated already"...

Also, some people are monitoring Mercury and they say that it's just incredible how EVERY new feature in amsn's CVS that looks interesting ALSO gets into Mercury's latest version in less than a week...

within the week we added reflector support, he also added it, and I can assure you that from what I heard, this guy has ABSOLUTELY NO SKILLS for reverse-engineering the code for it.. and I spent so much time on this, I know how difficult it was.. he just copy-pasted the code I did...

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de vmedina
Você tem que voltar nisso mesmo?: ô Douglas... tem que voltar nisso?
Nem vou me dar ao trabalho de linkar o que saiu na ultima vez, vou só dizer: ELE NÃO ROUBOU NADA!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Douglas Augusto
Havia lido o thread em quest: Havia lido o thread em questão[1], e não vi nada no seu comentário que pudesse isentá-lo. Naturalmente são linguagens diferentes, mas o trabalho de transcrição pode ser irrisório quando comparado a outros esforços críticos e cansativos, como a engenharia reversa.

É claro que o ônus recai a quem acusa, mas tais ditos, como consta no e-mail do acusador, goza de conteúdo que ao menos leva à desconfiança. Outrossim, o impressionante ritmo de desenvolvimento, funcionalidades e maturidade do Mercury é mais uma evidência a favor da dúvida.

1. http://br-linux.org/linux/node/2433

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de spook
Muito mal organizado: As opções no Mercury são realmente mal organizadas, tamanha quantidade. Achava que era eu que não conseguia lidar com um mensageiro com tantas opções, mas pelo visto estava enganado =P
Comentário de Hugo
Favor me explicar qual a dife: Favor me explicar qual a diferença de estar na mão da Microsoft (MSN) ou AOL(ICQ).

Também não gosto do MSN, principalmente pela falta de mensagens offline, mas infelizmente o utilizo pois alguns amigos meus só sabem da existência dele. Abandonei o ICQ a um tempo (já que todos meus contatos do ICQ tinha um MSN tb) e agora estou apenas com MSN e Jabber.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Hugo
É a minha esperança... o po: É a minha esperança... o povo do JSF aprovar o Jingle to GTalk e o GTalk conectar sua rede na rede Jabber.

Depois disso é rezar para que pelo mágico fato do GTalk ser do google ele seja usado por mais e mais pessoas... e eu possa enfim apagar minha conta do MSN e ficar apenas com a do Jabber.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de SS_Sputnik
Quase passa em Branco.: Pois é. Acho que a turma aqui nem tá visitando esse site, senão estariamos todos falando dele. Bota GAIM, aMSN, Mercury e o diabo-a-quatro no chão. Estou vendo as features dele e digo que com certeza este não tem comparativo.
Comentário de nemesis
não é software livre.: não é software livre.

o que quer dizer que não vai ganhar muitas menções em um site sobre Linux e software livre em geral, features a mais ou não.

*edit:*
hmm, pensando bem, é a primeira vez que vejo um artigo no br-linux sobre um software que não é livre, mero freeware...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de
freqüente: É até bem freqüente, e falo até mesmo de softwares que rodam em ambiente Linux mas não são nem livres nem gratuitos, como o Oracle. Já falei várias vezes do Opera, do Cedega, de JREs, de alguns jogos, para ficar apenas nos exemplos que me vêem imediatamente à cabeça.
Comentário de nemesis
bem que notei que é um bocad: bem que notei que é um bocado mais leve e rápido... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Koolosh
Deus de ouça!: Que Deus te ouça, e o pessoal do JSF também heheh
Comentário de job
Estranho e Anti-Ético: Olha, to usando o Mercury e esta bom. Mas, realmente acho estranho o desenvolvimento. Náo me parece nenhum Genio. Acho mesmo que ele anda copiando algortimos livres e convertendo pra Java. Alem disso, na sua homepage não vai credito ao wiki, forum etc. como se esses recursos vieram do nada. alem de que o recurso de WebCam tenha sido feito por outro. Muito mal caráter.

Vou escrever no site. Reclamando.
Comentário de spook
faz tempo...: A um tempo atrás tentei testar ele, mas se bem me lembro ele exigia uma espécie de "conta Qnext", precisando se registrar antes de qualquer coisa, diferente dos outros mensageiros multiprotocolos, que era só abrir o programa e escolher a rede... alguém confirma?
Comentário de Hugo
E acho que deve continuar fal: E acho que deve continuar falando... o site é sobre Linux e não sobre APENAS SL.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004