“O LinuxDevices mostrou hoje uma nova placa mãe (de uma nova linha batizada de pico-ITX) que mede a metade das dimensões da atual linha nano-ITX: são apenas 10x7cm (aproximadamente), embora suporte processador C7 de 1GHz e entrada e saída de áudio e vídeo suficiente para a maioria das aplicações de exibição ou execução de arquivos multimídia. As placas da Via costumam ser bastante bem suportadas no Linux, e este modelo específico já foi demonstrado rodando até mesmo o nada modesto (em termos de exigências de hardware) Windows Vista.
Use a saída VGA ou a porta RJ45 como referência do tamanho
Dependendo do "chipset" (entre aspas, porque neste caso é um chip só) escolhido para complementar o processador, a placa poderá contar com capacidade multimídia fora do comum (incluindo saída HDTV) ou características tipo desktop (portas USB adicionais, mais interfaces para drives).
Analistas de mercado acreditam que apesar do tamanho extremamente reduzido, a Via comercializará estas novas placas direcionando-as para aquisição de computadores por usuários finais, ao contrário da sua linha Nano-ITX, comercializada especialmente para integradores de aplicações embedded.
Queria ter os talentos necessários para importar uma destas e montar um computador para uso em carros, em um case no formato de um CD player automotivo, com um display apropriado (widescreen), saídas de áudio no padrão automotivo, fonte convertendo dos 12V da bateria, poucas teclas e duas portas USB frontais. Ou para construir um cluster que coubesse em um rack de CDs. Ou para construir um servidor doméstico em um gabinete do tamanho de um drive de CD-ROM, alimentado por um cabo padrão IDE, para ter um micro dentro do outro. Mas como não sei fazer, só dou as idéias!”