Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NoticiasLinux: Destino de Hans Reiser começa a ser decidido

Do NoticiasLinux: "O futuro do visionário do mundo Linux, Hans Reiser, acusado do assassinato de sua esposa, começou a ser decidido nesta terça-feira em Oakland, California, enquanto que o destino do sistema de arquivos que ele criou continua nas mãos da comunidade open-source que está rapidamente perdendo interesse na tecnologia.

"Reiser criou o sistema de arquivos para Linux chamado ReiserFS, que na metade de 1990 foi importante para o Linux. A primeira versão, chamada Reiser3, é parte do Linux kernel. Mas desde sua prisão, o trabalho no sistema de arquivos foi praticamente abandonado (...)"

Saiba mais (noticiaslinux.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cwars
Não é pra menos... Fica: Não é pra menos... Fica dificil sustentar algo que tenha o nome de um assassino?

Mas isso pode mudar mudando o nome do projeto :)

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de tenchi
Vamos com calma.: [Off Topic]

Calminha aí kra....
"Fica dificil sustentar algo que tenha o nome de um assassino?"
Melhor esperar ele ser julgado antes de chamar de "assassino".

Afinal, é como dizem: "Todos são inocentes até que se prove o contrário". Ou, a versão do brasileiro pobre: "Todos são culpadoa até que se prove o contrário. Como pobre não tem dinheiro para pagar um advogado, todos eles são culpados". hauhaua

[/Off Topic]

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de dmesg
reiserfs: Pertinente o comentário "está rapidamente perdendo interesse na tecnologia", haja visto que hoje poucas pessoas utilizam esse sistema de arquivos, inclusive o Suse, que o utiliza por padrão e hoje tem como default o ext3.

http://www.linuxnarede.com.br
Comentário de tenchi
(...): Ué... Poucas não. Eu mesmo utilizo este sistema de arquivos no meu PC. Ele é rápido e bastante estável. É um dos melhores sistemas de arquivos hoje em dia. (principalmente quando acaba a luz quando estou utilizando o computador, ele não corrompe nenhum arquivo, e nem fica naquela frescura de ficar checando toda hora.

Mas às vezes é necessário um "reiserfsck --rebuild-tree"... Ninguém é de ferro, né? hauahu

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Leandro R. M. de Marco
JFS: "Mas às vezes é necessário um "reiserfsck --rebuild-tree"... Ninguém é de ferro, né? hauahu"

Antes de mais nada, sei que cabe a vc decidir o que vai usar no seu computador.

Mas eu não sei porque as pessoas não utilizam (ao menso para testar) o JFS. É um excelente sistema de arquivos. Estou utilizando-o sem problemas há algum tempo. Recomendo que testem. Ele sempre se sai muito bem em qualquer benchmark que fazem.

Usava o Reiser antes e já passei pelo "reiserfsck --rebuild-tree". Com o JFS ainda não tive problemas graves.

Comentário de lion
Adoção do reiserfs: Corporativamente o reiserfs é pouco adotado por problemas de crashs inexplicaveis com aplicações específicas, como o MySQL e Zope, por exemplo.
Comentário de A.Campos
Atire a primeira pedra...: "Não é pra menos... Fica dificil sustentar algo que tenha o nome de um assassino?"

"Mas isso pode mudar mudando o nome do projeto :)"

...quem nunca cometeu um erro!

O cara matou a própria mulher? Se for culpado, ele vai pagar pelo crime!
Agora o que não pode é a tal "comunidade" abandonar o projeto simplesmente por causa de um erro que talvez o cara cometeu.
O que o sistema de arquivos tem a ver com isso? Confesso que nunca gostei muito do ReiserFS mas é por questão de gosto e não por causa do que o Hans supostamente fez.
Então se amanhã por acaso o Linus resolver matar a mulher dele (ou uma de suas filhas) quer dizer que a dita "comunidade" vai abandonar o Linux por causa disso também? Comunidade não significa trabalho em equipe, colaboração mútua mesmo nas horas difíceis e espírito de companheirismo? E que história é essa de querer "mudar" o nome do projeto? O cara foi o criador do negócio e agora querem roubar o projeto dele mudando o nome? Com que direito?

Sejam bem-vindos a verdadeira "face" da "comunidade" open-source. Bando de hipócritas!

Comentário de thiagoaraujos
Pessoal X Legado: Espero que os desenvolvedores não estejam levando pelo lado moral/pessoal da coisa, porque o reiserfs é um grande trabalho e certamente usado por muitos. Eu mesmo uso.

E isso "independente do resultado do julgamento", da burocracia, motivos pessoais dele, ter cometido ou não o crime, etc. Ninguém tem o direito de julgar a vida pessoal dos outros, definir o que é certo ou errado ou impor qualquer moral em cima de algo que não precisa disso.
Comentário de timm
Sou ReiserFS também: Gosto da maneira que ele organiza os dados, em árvore de bits e inodes variáveis. Ainda não usei o JFS, mas acho o EXT3 inferior ao ReiserFS em estabilidade, performance e durabilidade.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Oceanos
Claro que temos o direito,: Claro que temos o direito, fazemos isso o tempo todo, oras. Você fez de mim ao ler isso, e eu fiz de você quando li o seu. Não posso me sentir culpado se você não gosta do que penso sobre você, afinal de contas.
Comentário de Hugo
Concordo, nunca vi o ext3: Concordo, nunca vi o ext3 ganhar nenhum benchmark, ou ao menos não ficar entre os últimos, geralmente fica o ReiserFS3 e o JFS liderando... um é um pouco melhor em um determinado tipo de operação e o outro um pouco melhor em outra...

Já usei os 2, reiserfs3 e jfs, hoje em dia uso reiserfs3 pq por algum motivo místico-psicológico eu sintia que o jfs gastava mais processamento.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de thiagoaraujos
Só falta você aplicar meu: Só falta você aplicar meu comentário no contexto da notícia, e entender o que eu realmente quis dizer (não com palavras soltas, como você entendeu)... o julgamento da vida pessoal do sujeito, nesse sentido, compromete coisas importantes, se é que isso realmente tá acontecendo, por ser algo socialmente inaceitável pra maioria das pessoas... mas por que eu ou você teríamos que nos importar com isso, relacionando com algo completamente distinto? não é hipocrisia? também não tenho que me importar com você, mas aqui estou eu, apenas discutindo... assim como você. um dia você morre, mas o que fica é seu trabalho (ou pelo menos deveria ser assim).
Comentário de arkanjo
tb uso o ReiserFS a anos: Olha, sou usuario do ReiserFS a muito tempo, não sou um expert, e nem nunca fiz esse --rebuild-tree
Como não tenho como ficar experimentando sistema, sempre me baseei em benchmark, e todos que vi o reiser era sempre o mais indicado.
Sobre abandonarem porque o cara pode ser um assassino, acho que não tem nada a ver uma coisa com outra mesmo, o sistema não é opensource, deixa o cara pra la então e que outro assuma o desenvolvimento, como falaram, se o Linus matar alguem, vão abandonar o linux, ou alguem toma a frente do desenvolvimento e deixe o kra la cumprindo a pena, quem sabe com mais tempo pra pensar não acaba resolvendo algum problemas e melhorando o sistema qd sair daki uns bons anos :P

Alias, será que ele é mesmo o assassino ??? não vi direito sobre como que acontesseu ...

Outra, vi que vai sair o ext4 .. tomara que seja o melhor dos melhores sistemas :D
Comentário de cwars
Calma ai eu estava: Calma ai eu estava brincando, não precisa levar tão a sério, até porque a solução apesar de irônica foi justamente o fato de haver a troca do nome.

Agora falando sériamente sei que o sistema de arquivos ReiserFS é muito bom, contudo lembre-se Reiser é o nome do personagem que cometeu o crime, geralmente quando algo assim acontece (e que de fato acontece e muito) há uma nova politica de marketing, se analizar a história isso ocorre e muito desde de a época do nazismo, só para se ter uma idéia muitos dos remédios que usamos hoje foram provenientes das bizarras e crueis experiencias realizadas nos campos de concentração, contudo não sei citar quais foram as descobertas realmente.

Até a história do computador foi proveniente disse, na realidade a primeira máquina computacional tinha o intuíto de descriptografar mensagens nazistas, sem contar que foi por base da guerra que originou o computador de hoje (se bem que naquela época isso nem se chamava computador), até a Internet foi proviniente disso, na época chamada de Asparnet era usada para delocamento de mensagens do exercito norte americano por entre as universidades, creio que se verificar a história nada tinha surgido por uma boa razão realmente, contudo todos esses desfechos quando vão para consciencia pública é mais preferível que sejam alterados para que se esqueça os fatos (olhe que isso é realmente importante a ser feito) para poder haver novamente uma aplicabilidade mais sociavel.

Algumas empresas também tiveram lá o seu lado negro, mas que era ofuscado por politicas de marketing bem elaboradas, ou de boa capacidade.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Daniel Lobo
ReiserFS: Eu não entendo. Vão deixar um ótimo sistema de arquivos morrer? Eu sempre usei o ReiserFS, tendo testado os outros tipos naquelas distros q não possuem ReiserFS como escolha. Sinceramente este é muito mais estável e rápido. Como muitos disseram ali em cima, nunca precisei usar o rebuild tree. É quase perfeito e confiável. Agora o fato do Reiser ter assassinado a esposa, deixa isso por conta da justiça do país dele. Ninguém tem muito a ver com isso. :)
Comentário de timm
É nisso que eu gosto da: É nisso que eu gosto da comunidade, dizem que o código é aberto e pode qualquer um desenvolver, é só o cara ir preso e o negócio para. Ah não, ninguém entende por que eu não acredito na comunidade OpenSource.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004