Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Notebooks Toshiba com Linux? Empresa estaria considerando seguir os passos da Dell

Os representantes da Toshiba na Itália informaram à imprensa que a empresa está considerando oferecer Linux pré-instalado em suas linhas de notebook Tecra, Satellite, Portege e Qosmio, de acordo com relatos da imprensa local.



Bem que os modelos nacionalizados de notebooks da Semp Toshiba podiam seguir o exemplo rapidamente. Como diz a sabedoria popular, onde passa um boi, passa uma boiada - provavelmente o recente anúncio da inclusão do Linux em produtos de consumo da Dell ainda irá gerar bastante imitação.

Saiba mais (desktoplinux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Melo
Efeito dominó ?: Será o início de um efeito dominó Pós-Dell ?
Comentário de xultz
Eu não tenho nenhuma: Eu não tenho nenhuma dúvida. Certamente a MS vai dar uma resposta interessante, como por exemplo lançar um Windows OEM que não tem custo no primeiro ano ou durante a garantia do aparelho, ou coisa parecida. Alguma coisa ela vai fazer.
Comentário de emanuelsan
O primeiro passo: Hehe! Foi só um fabricante importante fazer, para os outros perderem o medo.

Eu vi num artigo (não sei se do Morinoto ou do Michael Shuttleworth) que a M$ poderia retaliar um fabricante retirando benefícios que deixariam uma versão OEM do Windows bem mais cara para este fabricante, tornando assim seus computadores com Windows pré-instalados bem mais caros que os dos concorrentes.

O problema é que se todos os fabricantes a desafiarem, ela não vai poder retaliar a todos (todos = mais importantes, com atuação global e volume expressivo de vendas), pois aí quem saí perdendo é ela mesma.

Quanto a reação da M$, acho que deve ser focada no possível comprador dos computadores com Linux pré-instalados e não no fabricante. Pois o fabricante está interessado em vender o equipamento, se vender mais com Linux, pode até ter um lucro maior, sem ter que dividi-lo com a M$ ... então é uma banana para M$.

Quanto a estes possíveis compradores, a questão é: pq eles estão interessados em equipamentos com Linux? Dependendo da resposta, vai se difícil a M$ seduzi-los.

Comentário de eu
" Quanto a estes possíveis: " Quanto a estes possíveis compradores, a questão é: pq eles estão interessados em equipamentos com Linux? "

Para comprar o equipamento mais barato e depois pôr o Windows Pirata, oras...
Comentário de emanuelsan
Como disse antes, depende:

Para comprar o equipamento mais barato e depois pôr o Windows Pirata, oras...



Essa sua lógica é muito simplista. Já foi dito aqui neste site, em outras ocasiões, que seria uma burrice fazer isto. Comprar uma máquina de grife para por um software pirata! O cara perderia garantia, suporte, etc. Se o cara vai fazer pirataria deveria comprar uma máquina xing-ling mesmo, o que acha dessa lógica?

É claro que vai haver gente com esse perfil que vc falou.

Em todo caso é bom, pois a M$ não ganharia nada com isso.

Comentário de Copernico Vespucio
O que a M$ pode fazer de inteligente....: É fazer pressão para que as máquinas dos parceiros sejam vendidas com uma caixinha OEM do SUSE da Novell.
Comentário de Copernico Vespucio
Para isso...: ...a Dell já oferece o FreeDOS (que não serve para nada). Não seria necessário vir com Linux.

Ao contrário, provavelmente o pacote com o Ubuntu sairá até um pouco mais caro que o com o FreeDOS, pois o Ubuntu (como o Windows) exige suporte elaborado.

Então sua constatação não procede.

Ubuntu em máquina Dell qualquer um instala. As pessoas o solicitam pré-instalado por que desejam um hardware verdadeiramente compatível com ele (sem mais aqueles softmodems de m***) e por causa do suporte.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004