Do
Notebooks Blog: "(...) O Programa [brasileiro], porém, anda a um ritmo muito lento. O Governo levou meses discutindo a configuração básica das máquinas que seriam ofertadas (levou alguns meses extras para decidir que notebooks seriam incluídos no Programa). Os próximos passos seriam a concorrência para escolha dos fornecedores, e a assinatura dos contratos com os vencedores (isso sem falar da discussão sobre o financiamento do Programa). O site do Programa não é atualizado desde maio de 2007.
Enquanto isso, jornais Portugueses de ontem, 9 de outubro, anunciaram que o Governo Português assinou um acordo com a Intel, pelo qual a empresa forneceria seus processadores para os notebooks vendidos por meio do programa de inclusão digital de Portugal (não parece haver um nome oficial para o programa; o Governo de lá se preocupa mais com resultados do que com aparências); a nota cita de relance outras empresas de porte que participam do programa, como Fujitsu, Toshiba e Microsoft.
O Programa Português prevê que estudantes, professores dos ensinos fundamental e médio, e jovens trabalhadores poderão comprar máquinas com subsídios; as máquinas devem ter uma configuração mínima (que, como reportado acima, agora incluirá processadores Intel), inclusive acesso à internet em banda larga.
Quanto custa a máquina? O preço foi estipulado em 150 Euros (hoje, R$ 380). (...)"
Saiba mais (notebooks-site.com).