A indiana Encore entregou, esta semana, 40 laptops de baixo custo Mobilis para o Ministério da Educação. O estranhão Mobilis pode se conectar a redes Wi-Fi, tem tela LCD de 7.4 polegadas e usa bateria com autonomia para seis horas. Na Índia, o produto é vendido por US$ 277.
O MEC vai testar as unidades do Mobilis em um colégio público de Brasília. O laptop educacional da Encore usa distribuição Linux e é uma das quatro plataformas testadas pelo ministério para programas de inclusão digital no país.
Segundo a Info, além dos equipamento da Encore, o MEC vai testar o ClassMate PC, da Intel, o laptop de 100 euros do OLPC e notebooks convencionais com software livre. Ao todo, 2840 notebooks educacionais serão usados em projetos de teste do MEC em escolas públicas do país ao longo deste primeiro semestre, para regozijo dos petizes.
Sri Ganesh
Apesar de sua aparência pouco usual, o Mobilis conta com uma vantagem especial na disputa por este mercado tão cobiçado: é o único dos notebooks educacionais sendo testados pelo MEC que pode ter razoável expectativa de contar com o apoio de Sri Ganesh, o Senhor da Boa Fortuna.
Acho que deverá haver uma briga no futuro sobre quem é quem.
Encore Software (India)
http://www.ncoretech.com/index.html
Encore Electronics (USA)
http://www.encore-usa.com/
Obs: Já verifiquei e não achei nenhuma relação entre as duas Encores.
--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team