Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Notas de lançamento do Mandriva Linux 2008.0


“Lançado recentemente, o Mandriva Linux 2008.0 desponta como uma distribuição tão fácil de usar quanto o Ubuntu 7.10. Os pontos fortes do Mandriva são o instalador e a detecção de hardware. O Centro de Controle Mandriva Linux é uma ferramenta gráfica que permite de tudo um pouco: desde oferecer acesso ao gerenciamento de software, onde você instala e remove programas, até configurar o compartilhamento de rede.

A versão 2008.0 do Mandriva traz algumas novidades como a prévia do KDE4, suporte para escrita em partições NTFS, Fontes Liberation, Compiz Fusion, nova disposição de menu, entre outras coisas.
Bem, essas e outras novidades podem ser conferidas na página em português das Notas de Lançamento: http://wiki.mandriva.com/pt/Mandriva_Linux_2008_Notes

Agradecimentos pela revisão: nGen, bogdano, bedi, spuk, enfim, a turma que sempre está no canal #mandriva-br.”


Enviado por Vladimir Melo (vladimirmelo·psiΘgmail·com) - referência (vladimirmelo.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ceti
Merece!: Tive uma experiência traumática com o Mandriva (na época, Mandrake) quando comecei a rodar Linux, em 2004. Nunca mais cheguei perto.

Mas o mundo dá voltas, acabei por instalar o PCLinuxOS e gostei muito, mas tanto me mostraram que ele não passa de uma cópia do Mandriva, que resolvi tentar esta nova versão no meu laptop CCE.

Achei tudo de bom: diferentemente do Fedora, sidux, Mepis e Ubuntu, ele reconheceu de cara minha wireless Ralink RT71 (mas disso eu já desconfiva, porque a cópia PCLOS também reconheceu). Reconheceu tudo o mais, já ficou todinho em Português sem precisar de baixar pacotes suplementares, como no Ubuntu, PCLOS e outras, não dá problema nenhum, não trava nem nada. O fórum brasileiro é super hospitaleiro e nunca me deixa na mão; enfim, instalei as versões KDE e Gnome uma em cada partição diferente (antes que perguntem, uso-as para diferentes propósitos) e estou prá lá de satisfeito. Não só eu: o Mandriva é o preferido pela maioria das pessoas da mídia que faz comparações entre ele e o SUSE 10.3 (que saiu quase no mesmo dia).

long live rock!
Comentário de Roger de Almeida
Eu também gosto da Distro: Eu também gosto da Distro Mandriva. Usando desde a versão 9.1, vejo que ela se empenhou fortemente no visual e na facilidade de configuração, seja automática ou manual.

Configura servidores (http, banco de dados, boot remoto mas com ltsp) tudo dentro de uma ótima estabilidade.

O ponto negativo é o tempo de atualização de um pacote. Muitas vezes a versão de um pacote é Y e ela continua com Y-10.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de bedi
Bom, fica o convite para o: Bom, fica o convite para o povo que gosta da distro entrar no #mandriva-br da freenode (irc.freenode.net), tem sempre alguém pra ajudar, ou passar algum link com ajuda, e nem sempre passam o google.com.
E é lá que se pode aprender a ajudar a comunidade em geral, como essas traducoes e tutoriais que estão sendo feitos por aí :D

flw!
Comentário de laurocesar
TAmbém estou gostando muito...: Só estou com uma pequena dúvida (de usuário Gnome/Ubuntu):

Quando procedo alguma alteração em um diretório, como por exemplo salvando um arquivo de dentro de um aplicativo (ex: Open Office), é normal eu ter recarregar ou atualizar página no Konqueror para que o mesmo apareça?

Isso é normal no KDE? Ou é um probleminha do Mandriva? Levei um susto quando usando o OpenOffice mandei salvar como em um arquivo e ao olhar no Konqueror (que estava aberto), o danado não aparecia!

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de JPayne
Está melhor....: Essa versão do mandriva considero boa porque está mais atualizada que a 2007 quando saiu com o kernel 2.6.17 ainda... apesar de ter adorado o tema Ia Orange do Mandriva Spring. Depois de instalada, e com os devidos serviços parados e desativados... o boot e o shutdown ficam muito rápidos e o desempenho do sistema também está muito bom.
O ponto fraco fica por conta do Desktop 3D que tava travando minha maquina e eu demorei um pouco a descobrir. Antes que perguntem, ele reconheceu minha placa Nvidia e carregou o driver, mas durante o screensaver travou. Esse problema está na errata da distro e eu vi problemas com o Desktop 3D no ubuntu 7.10 tb. O compiz que vem com o ubuntu não traz todos os efeitos que o compiz-fusion oficial oferece e ainda faltam algumas opções que foram removidas do configurador do compiz-fusion. Aparentemente nenhuma distro ainda conseguiu disponibilizar um Desktop 3D 100% funcional, estável e completo.

.--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de marcosalex
Comparando com o Ubuntu: Comparando com o Ubuntu gostei de duas coisas:
1 quando atualizo a versão e tenho meu home em outra partição, na hora de criar usuário ele muda o proprietário dos arquivos automaticamente para o usuario que eu criei. No Ubuntu ele deixa todo mundo como root e se eu não corrigir manualmente, ele nem consegue logar.
2 me pede uma senha separada para o root. No Ubuntu tenho de adivinhar que o root tem a mesma senha. Custava os caras avisarem? E se for um usuário leigo?

Uma desvantagem do live CD é que tem muitos passos antes de bootar, enquanto o Ubuntu somente pede a linguagem.

No mais, muito mais leve e estável. Sobre pacotes desatualizados, a Mandriva tem um subconjunto de pacotes internos que ela prioriza a estabilidade do que a versão mais recente. Isso inclui o kernel e o OpenOffice dentre outros. A vantagem é que muitos dos problemas das outras distros não a afetam já que é bem mais testado e estável, a desvantagem é que não temos a ultima versão pré-instalada, teríamos que atualizar por conta depois.


Haskell developer
Comentário de EthraZa
Sobre versões não tão recentes...: Na verdade os softwares do Mandriva são sempre bem atualizados, mesmo o número da versão sendo inferior. Acontece que como por exemplo o OpenOffice, está vindo uma versão mais antigas mas com vários backport patches de correções de bugs das últimas versões, assim temos um número de versão mais antigo mas vários patchs das versões mais novas aplicados, isso traz muita estabilidade ao sistema como um todo.
Comentário de maiconfaria
Eu continuo batendo na tecla: Eu continuo batendo na tecla de que o mandriva deveria ter versões com um tempo de suporte maior!

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004