Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comparando o Nokia N800 com Linux e o Apple iPhone

Vamos fazer uma bolsa de apostas para ver quanto tempo duram os planos de Steve Jobs de não permitir que softwares desenvolvidos por programadores independentes rodem no iPhone?


“Com todo o hype em cima do iPhone nos últimos dias, e tantos reviews de previews, achei interessante este texto no qual o autor cita 10 razões para preferir o Nokia N800 ao Apple iPhone.



Por que estou mandando isto pro BR-Linux ? Porque o N800 tem por base uma plataforma Open Source feita em cima do Debian (o Maemo) e o autor do texto cita bastante isso como uma das vantagens.

Não concordo completamente com ele, mas acho que o N800 é muito mais parecido com o "personal gadget" que eu gostaria do que o Apple iPhone (claro, assim que ligações VOIP usando redes WiFi se tornem comuns).”


Enviado por Brunno Gomes (brunnolgpΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de freak
iPhone, iMac, iPod...: iPhone, iMac, iPod... iHate.

Steve Jobs tem toda a razão de não fazer o dispositivo rodar aplicações do usuário: seus produtos i* são para quem quer LIGAR e USAR, não para os fuçadores de plantão. É pra gente comum, que cai no hype.

Um dispositivo com Linux ou Windows, com certeza, é muito mais flexível nesse aspecto.
Comentário de escovadordebit
Medo: As vezes parece que o Steve Jobs tem medo de que a criação supere o criador.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de silveira
Muito ruim isso do iPhone: Nossa, isso do iPhone não rodar programas de terceiros é algo que o torna muito pior do que ele poderia ser.
Eu tenho um Nokia 6600, que tem Symbian OS e isso faz dele um celular muito bom mesmo comparados ao celulares super caros que vendem hoje.
Isso porque eu posso colocar TODO tipo de programa que existe pra ele e existe para ele todo tipo de programa. Inclusive programa nativos para Symbian OS, programa j2ME e programas escritos em PYTHON!
O iPhone sem rodar programas de terceiros é simplesmente um caixa preta que logo logo vai ficar desatualizada e atrasada.

Nokia tem mandado muito bem.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
http://silveira.wordpress.com
http://eupodiatamatando.com

Comentário de escovadordebit
Sicronia: O problema é que no dia a dia você está rodeado de Windows (principalmente nas grandes empresas). Alguem sabe se este N800 pode sincronizar compromissos e ler e-mails do Outlook?

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de Oliver
A comparação não é adequada:
Como comparar um smart-phone(iphone) com um table pc compacto, são dispositivos para usos diferentes.
È a mesma coisa que comparar um geladeira de um frezer...rsrs

Comentário de Thiagomm
..: ..
Pois bem...
Cada qual sua opnião..
Mas prefiro o iPhone ao Nokia..

Cá entre nós, inveja mata.

Ah detalhe uso linux, defendo software livre, trabalho o dia com SL.
São coisas tipo feitas pra usar... ao invez de querer compilar um kernel do darwin bsd porque não pega algo pronto e no tempo que ficaria compilando viva uma vida social ( enquanto ela existe no mundo).


..Think different..
Comentário de Entediado
Caso vc não saiba, o iPhone: Caso vc não saiba, o iPhone só permite instalar aplicativos que o seu Jobs quiser, provavelmente Pagos.

Fora inúmeras vantagens de algo que rode linux.

Cá entre nós, inveja mata.

Burrice também ;)


Mas alguém acima citou corretamente.

O certo seria comparar o iPhone com algum celular que rode Linux. Aguardemos o OpenMoko, o Greenphone(se um dia for vendido ao público, não só desenvolvedores)
Comentário de mvnascimento
Tá certo: Se pelo menos o Nokia tivesse um lugar pra colocar um chip GSM, a comparação seria válida e o iphone perderia feio. Só que hoje, o iphone fala e o N800 não.
Comentário de Thiagomm
Então eu pergunto..: Então eu pergunto..

E daí?


Sem mais flames...
Comentário de JoaoM
Autor foi parcial...: Ele devia ter citado o show da interface que é o iPhone
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004