Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

XBOX360 bloqueia "motto" contendo palavra Linux ou Unix [atualizado - não era bem assim]

A notícia abaixo torna-se mais interessante à luz das recentes alegações sobre a Microsoft estar sendo discriminada pela comunidade Open Source.


“No console de nova geração XBOX360 da Microsoft existe uma campo para digitação de uma mensagem que pode ser vista pelos demais usuários do sistema LIVE para jogatina on-line. Só que se for colocada a palavra "Linux" ou "Unix" o sistema bloqueia a gravação e apresenta a mensagem "Your motto contains inappropriate language. Please try again". Este tipo de bloqueio era para ser usado somente em casa de palavras de baixa calão ou ofensas.”


Enviado por Marcelo de Andrade Fontes (fontes·marceloΘgmail·com) - referência (xbox-scene.com).

Atualização: Segundo o Linux-Watch, o bloqueio atua igualmente contra qualquer outra marca registrada, e não especificamente contra o Linux - embora este bloqueio não esteja previsto no código de conduta que a empresa divulga aos usuários do sistema. Aparentemente os relatos iniciais (inclusive o que foi submetido ao BR-Linux) foram prematuros ou insuficientemente pesquisados.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas
A Microsoft deve estar: A Microsoft deve estar realmente desesperada para jogar tão baixo. Deviam gastar tempo pensando em fazer um console com menos defeitos do que em bloquear palavrinhas. Nada mas fez que dar maior popularidade ao Linux com essa notícia.
Comentário de Douglas
A Microsoft deve estar: A Microsoft deve estar realmente desesperada para jogar tão baixo. Deviam ocupar o tempo tentando fazer um console com menos defeitos do que ficar pensando em bloquear palavrinhas. Nada mas fez que dar maior popularidade ao Linux.
Comentário de eje del mal
A mí no me llamas Linux: Me fez lembrar de uma história que aconteceu na Espanha, onde o Órgao que cuida dos direitos autorais, a SGAE, resolveu inibir certas palavras de baixo calão...

http://www.elmundo.es/navegante/2006/02/07/softlibre/1139311044.html
Comentário de BrunoAraujo
Mais que desespero: Mais que desespero, tá virando paranóia, psicose.
Comentário de Carlos
Paranóia?!?!: Acho que esta mais para frustração... Imagine os caras com um console XBox da MS procurando por Linux ou Unix... Deve ser comico...
Ainda mais agora... a cada dia que passa ela perde mais e mais o mercado corporativo...
Eu queria tanto ver a cara do tio Bill e os acionistas da MS quando eles recebem os relatorios mensais sobre o crescimento do Linux... :o)




In Linux we thrust.
Comentário de thebluesgnr
Nada demais: A Microsoft tem a política de não permitir que marcas registradas sejam utilizadas.
Comentário de seisei
essa ai tá demais né?!: Kkkkkkkkkkkkk
Adorei a piada!
Comentário de popolony2k
Essa é para aqueles...: ...que reclamam quando muitos (aka EU) caracterizam a M$ como império ou empresa do mal.

Tá aí ! Tudo no seu tempo.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Valdery
Isso quer dizer ...: ...que se forem digitadas quaisquer palavras que sejam marcas registradas sejam bloqueadas? Por exemplo, se digitar "IBM","Pentium 4" ou "Java" irá ser bloqueado? Ou só se dá com
a palavra "linux"?
Comentário de muzkur
Aos moldes da Adobe: Isso me fez lembrar uma screenshot que vi a algum tempo, se não me engano mostrava o corretor ortografico do Adobe InDesign para Mac. Ao fazer uma correção, ele sugeria a troca da palavra 'Linux' por 'Windows'.
Sacanagens como essa são permitidas, mas quando a comunidade desce o cacete no monopólio, nós é que somos xiitas...
Comentário de joukim
O real problema é mais embaixo: Como comentei no meiobit agora há pouco, em meu caso particular, fico muito mais indignado de saber da existência do filtro que dele tratar o Linux em si. A minha indignação é tripla. Minha primeira bronca é que qualquer um que administrou um proxy tipo o Squid sabe que filtros de palavras são extremamente falhos, pois podem bloquear indevidamente. Assim, é necessário tratar excessões, permitir ajustes, personalização, etc. Ou seja: qualquer filtro desse tipo que não seja personalizado irá cometer falhas terríveis.

O segundo ponto é que com certeza esse filtro não é completo e é facilmente burlável, basta alterar algumas letras (exemplo: "m&rd@!") e você continua passando a mensagem do mesmo jeito. Minha terceira e última bronca, a mais efetiva, é que, apesar de ser um professor universitário e não dever ficar falando palavrão por aí, eu me recuso a usar qualquer coisa que me bloqueie de falar palavrão. Como dizia Voltaire: não concordo com o que dizes, mas lutarei até a morte pelo seu direito de dizê-lo. Enfim, melhor um processo por falar bobagens que ser bloqueado de dizê-las.

Mesmo porque eu não me vejo tendo motivos para falar de Linux em um jogo online. Mas me vejo dizendo "come bos..., b..ão!", ou o clássico "chu***, bi...ona!!!" >:->.

É por essas e outras que não vejo a hora do preço do WII abaixar :-P.
Comentário de Douglas Augusto
Segundo um comentário[1] no: Segundo um comentário[1] no Slashdot sobre esta mesma notícia, até a palavra "Windows" é bloqueada.

1. http://games.slashdot.org/comments.pl?sid=288105&cid=20472021
Comentário de nemesis
bem que o Stallman avisou: bem que o Stallman avisou que não havia maneira de se usar um console de forma ética... :P

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Didi
Aiai...: É como se a empresa _implorasse_ por uma polarização.

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de hohoho
FingeredAnus eles não: FingeredAnus eles não bloqueiam :D
Comentário de mutt
Cof cof... era melhor ter: Cof cof... era melhor ter checado antes de publicar uma parada dessas.

http://www.linux-watch.com/news/NS7596541819.html
http://www.meiobit.com/industria/xbox_e_histeria_dos_fanboys




Comentário de brain
sim: Sim, ainda bem que o Linux-Watch fez isto por nós e complementou a fonte original. Atualizei a notícia e estou trazendo-a de volta à capa.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004