A aprovação proposta, em regime de fast track, exigiria votos favoráveis de pelo menos 66,6% dos países participantes (países "P", na terminologia da ISO), mas obteve apenas 53,16%.
Para contraste: o formato ODF, adotado por vários sistemas livres, como o OpenOffice.org, já é um padrão ISO (a aprovação foi em maio de 2006), e não recebeu votos negativos de nenhum país. O OOXML recebeu 18 votos negativos.
Analistas divulgaram a opinião de que na tentativa de adaptar o formato aos questionamentos e comentários registrados pelos países membros da ISO que votaram contra a aceitação do OOXML, a empresa pode ver-se forçada a quebrar a compatibilidade com a versão já implementada no Office 2007.
Em Março de 2008 a ISO voltará a analisar a questão. Segue trecho da cobertura do IDG Now, enviada pelo leitor Anderson:
“A Microsoft falhou na sua tentativa de tornar o seu formato de documento Office OpenXML um padrão internacional aprovado pela ISO (International Organization for Standardization). A proposta agora deve ser revisada levando em consideração os comentários negativos feitos durante a votação. A Microsoft espera aprovar o padrão em uma segunda votação no início do próximo ano, disse a empresa nesta terça-feira (04/09).
O OpenXML falhou nas duas rodadas, segundo informações da Microsoft e de outras fontes envolvidas no processo. A ISO ainda vai anunciar o resultado oficialmente.”
Enviado por Anderson (anfa_rsΘyahoo·com·br) -
referência (IDGNow).