Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF: Microsoft não pode se auto-declarar isenta da GPLv3

A Free Software Foundation lançou a seguinte declaração em resposta a alegações da Microsoft a respeito das suas obrigações sob a GPLv3: "Nós não concordamos com a caracterização da Microsoft a respeito da situação envolvendo a GPLv3. A Microsoft não pode, por nenhum ato de repúdio antecipado, desligar-se de sua obrigação de respeitar os direitos autorais alheios."



E continua: "Se a Microsoft distribuir nossos trabalhos licenciados sob a GPLv3 ou pagar a outros para que os distribuam em seu nome, ela está obrigada a fazê-lo sob os termos da licença. Ela não pode fazê-lo sob outros termois quaisquer; ela não pode se declarar isenta da GPL."

Saiba mais (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Freedom
Boa idéia:
E continua: "Se a Microsoft distribuir nossos trabalhos licenciados sob a GPLv3 ou pagar a outros para que os distribuam em seu nome, ela está obrigada a fazê-lo sob os termos da licença. Ela não pode fazê-lo sob outros termois quaisquer; ela não pode se declarar isenta da GPL."


É uma boa idéia. Poderíamos baseado nesse conceito pegar os softwares da Microsoft como Windows, Office e outros, copiá-los, vendê-los e redistribuir livremente seja na forma de downloads ou de CDs e DVDs, afinal de contas eu não concordo com os EULAs da M$ portanto poderei ignorá-los e fazer o que quiser com os seus programas sem medo de estar cometendo um crime e/ou ser processado.

É mesmo uma ÓTIMA idéia... Imaginem se isso virar moda. :-)
Comentário de nemesis
vírus contagioso esse, hein: vírus contagioso esse, hein M$? ;)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcos Longo
Com que base?: Baseado no que ela fez esse comentário? Estaria ela dizendo que a GPL não tem valor legal? Ou é simplesmente mais um dos comentários completamente arbritrários que chegam de lá?
Comentário de hbbs
People Ready Business: Sendo assim, apartir desse momento, Eu me considero livre dos termos da EULA (End User License Agreement) da M$.

;-)
Comentário de Dudous
Já que é assim, eu também: Já que é assim, eu também me considero livre dos termos da EULA da M$.
Mas mesmo assim não quero saber de windows e muito menos de office.
Comentário de eje del mal
EULA? O que é EULA?: "O EULA não vale nada aqui no Brasil. Assim como aquelas etiquetas que colam nas embalagens dos produtos MS dizendo algo como "Se voce abrir a embalagem estará concordando com a licença de uso INCLUSA DENTRO DA EMBALAGEM PROPOSITALMENTE", claro que o grifo é meu, mas isso já ocorreu com os disquetes da 1a versão do Windows95 que para concodar tinha que ler o contrato que estava dentro da embalagem, alguem na Microsoft acha que as pessoas tem visão de raio-x."

Leia em http://www.zago.eti.br/wine-cont1.txt

Ou seja, a ABES é um órgão policial (que multa) funcionando totalmente na ilegalidade aqui no Brasil, a CompTIA é uma religião facista yankee, e os camelôs são trabalhadores honestos, que vendem um produto legislado pela Anat...por ninguém.

Se eu posso emprestar um CD de música para um colega de presente sem dizer para a gravadora, se eu posso passar o carro para o nome de outra pessoa sem dizer para a montadora, porque eu não posso fazer nenhuma das coisas com software por causa da EULA. Eu acho que está irregular até nos EUA. Ela fere o direito de privacidade.

Comentário de eje del mal
EULA? (cont): "Bem, na verdade, o meu problema não é diretamente com eventuais acessos que o Google Desktop possa fazer. A EULA não é muito clara sobre o assunto e deixa margens para abuso. O meu maior problema é com a filosofia no Google atual, ignorando problemas de privacidade. Por exemplo, a questão do programa ser feito para funcionar em computadores com um único usuário. Isso não está explícito em nenhum lugar do site. Coisas assim é que quebram a confiança."

"Realmente a EULA é sinistra, aliás a EULA de todo produto é sinistra, nesse ponto vale muito mais a confiança na marca do que o que está escrito de fato."

Comentários, em http://www.interney.net/?p=9750632
Comentário de eje del mal
EULA? (cont): Achas que a MS chegou onde chegou onde chegou por uma ideia?

Qual ideia?
De criar um interpretador de BASIC?... deixa-me rir!
Será por comprar um DOS (QDOS) e vende-lo como se fosse a maior invenção do século quando já existiam unixes bem melhores?
Será por te venderem um produto que nunca é teu?

http://www.militantplatypus.com/blog/lists/windows-xp-home-eula-in-plain-english/

Por fazerem contratos com empresas de venda de pc's que se descobrem mais tarde serem ilegais?
por abusarem da posição de mercado?
Sabes porque é que o IE é utilzado em 80% dos pc's? Como é que lutas contra um produto gratuito que te foi posto à frente quando não sabes nada de informatica?
Quanto é que pagaram de indeminização à AOL (detentora do Netscape) e a Real Networks - pela concorrencia ilegal do Media Player contra o real player?
espera a melhor ideia de sempre:
Por um pc em cada casa.
Visualisa comigo: 1991 o Lisa (1º Mac) lindo já com interface gráfico e o DOS 5.x.x.x
Espera! o windows 3.11 e O Mac 2... A Bela e o Monstro!
Sabias que o primeiro computador domestico chama-se altair? e que o primeiro pc foi da IBM? Sabias que o primeiro sistema operativo é mais velho que o Bill?
Sabias que um Mac sempre foi mais facil de utilizar?
Sabias que o ambiente gráfico do windows foi "roubado" dos laboratórios da Xerox?
Sabias que quando a MS começou a vender o DOS havia versões dde sistemas operativos tipo Dos bem superiores. sabias que sempre houve um sistem operativo superior em cada lançamento do windows? Mas espera, o NT (base do actual 2000, Xp, Vista) foi comprado? e word também? e o excel também? e o power point?

Sabes das multas que a União Europeia tem passado a MS, já leste bem porquê?
E as campanhas contra o Linux. Falsas. Mais multas!

Quando eles começaram o software não tinha licenças era algo novo, de universitários era passado livremente, até que um ganacioso se lembrou que podia ganhar dinheiro com aquilo foi para trbunal e alegou o direito de autor (copyright).
Hoje vende cd's que custam 0.10 por 600euros.

E tu? Já cracaste o teu Xp? Ou a loja onde tu compraste o pc te obrigou a comprar o windows?

Comentários, aqui
Comentário de eje del mal
EULA? (cont): Segundo alguém disse no slashdot, se o CIFS se tornar um standard a Microsoft não poderá impor estas condições a quem o implementar. Não sei até que ponto isto é verdade mas lá por a licença ter estas cláusulas não as torna legais, a EULA que a Microsoft impõe em todos os seus produtos inclui diversas cláusulas que são ilegais em Portugal (e noutros países da UE) tal como a cláusula que impede o reverse-engineering.

Comentários, em http://www.gildot.org/articles/02/04/05/221252.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004