Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Free Software Foundation Latin America divulga manifesto contra acordo do Ministério do Trabalho e MS

Na página Mobilização MS-Brasil, a FSFLA detalha seu posicionamento contrário ao convênio entre o Ministério do Trabalho e do Emprego e a Microsoft Brasil, que integra o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE, agora ProJovem).

Saiba mais (fsfla.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tonysp
afff: afff
Usar o termo "adestrado" para jovens, empresas, empregadores, por si só já tira todo o mérito do protesto.
--
http://www.slackbr.org/forum
Comentário de lxoliva
adestramento: E você acha que treinar a pessoa pra apertar botão, usando software que não permite se tornar um ser pensante, é o quê?
Comentário de tonysp
Quer dizer que você acha: Quer dizer que você acha que Windows é só apertar botão?
Não existem arquivos de configuração, não exige conhecimento nenhum, só algum ser que deve ser rebaixado a categoria de um cachorro (adestrado) usaria algo do tipo?

Parabéns, você venceu ;-)
--
http://www.slackbr.org/forum
Comentário de Paulo Dias
Propostas: Perdoem minha ignorância, mas por acaso alguém do lado do Free Software já apresentou alguma proposta de parceria para o Governo, como fez a Microsoft? Se apresentou, essa proposta foi melhor?
Se nada foi feito, não seria melhor apresentar uma alternativa ao invés de ficar tentando fazer propaganda negativa no trabalho dos outros?
Uma campanha para mobilizar as comunidades para mostrar o Free Software (no caso o Linux) como uma alternativa melhor ao Windows, seguida dos porques, seria uma atitude bem mais agradável do que essa apelação.
Comentário de lxoliva
proposta do Software Livre: > por acaso alguém do lado do Free Software já apresentou alguma proposta de parceria para o Governo, como fez a Microsoft?

Sim, para todo Software Livre, seu desenvolvedor já oferece licença para o governo, as ONGs e os alunos usarem o software quanto quiserem.

O que a gente está pedindo é que os recursos oferecidos pela Microsoft sejam oferecidos de verdade, e não de mentirinha, através de licenças que nada custam. Se querem ajudar, que ajudem, a ajuda é bem-vinda. Mas se tudo que querem é criar dependência tecnológica, a custo zero pra eles e imenso para nós, vamos permitir pra quê?
Comentário de lxoliva
Além do apertar botão: > Quer dizer que você acha que Windows é só apertar botão?

Em tese, poderia ser bem mais que isso. Mas você imagina que o adestramento profissionalizante vai além disso?

E ainda que não fosse, o software proprietário só deixa você ir até certo ponto. Pra ir além, só com as liberdades que o Software Livre respeita.
Comentário de popolony2k
Muito bem....: ...perfeito o protesto e os termos "adestrado" cairam bem no decorrer do texto.

Tudo verdade, nesse caso a M$ está expandindo seu monopólio decadente através do seu sistema retrógrado e que fará nossos jovens além de meros apertadores de botão e "clicadores" de mouse, escravos tecnológicos e impossibilitados de pensar além do que a empresa detentora do monopólio (aka empre$a do mal) deseja, ou seja, serão sempre limitados pelas vontades dessa empresa.

É impressionante verificar que já estamos vivenciando um momento similar nos tempos atuais, onde vários jovens de 14, 15 e 16 e que estão iniciando profissionalmente na área de TI (via Window$) muitas vezes me perguntam questões muito básicas sobre o SO de maneira geral, questões essas que outros que lidam com o "outro lado da moeda" (aka Linux) não tem dificuldade alguma pois está tudo visível para ele ver e "tocar" todos os dias e a toda hora. Tudo isso em uma área muito jovem ainda, que é a de TI, portanto ainda há tempo de mudar....antes que seja tarde ou muito mais dificil de reverter o quadro em um curto período de tempo.

A propósito......quando citei sobre a "empresa detentora do monopólio (aka empre$a do mal)" quero frisar, para os que querem parecer "politicamente corretos", que é uma empresa do mal sim pois não existe monopólio bom !!! Todo monopólio é ruim.

Vejam as rádios movidas a Jabá (aka monopólio das gravadoras).
Vejam a própria indústria das gravadoras (aka fonográficas) que empurram CD's de conteúdo contestável a preços exorbitantes e agora que vêem seu império cair entraram em desespero. Sem contar o fato de que além de controlar rádios e abocanhar a maioria do dinheiro das vendas de seus artistas, agora estão querendo também levar o dinheiro dos shows e apresentações desses artistas.
Vejam a situação das TV's abertas com programas de qualidade repugnantes e inclusive tem uma certa "líder de audiência" que nos empurra a mais de 30 anos a mesma novela de gêmeo bom e gêmeo ruim a cada 2 anos !!!
Vejam os jornais ??? Alguns, como o estadão, estão em tamanho desespero que começaram a atacar até os blog's, cujo conteúdo deve estar muito acima, em qualidade do que o seu próprio.

Quer um exemplo de que a ausência de monopólio gera inovações infindáveis ?

Vou usar o exemplo de Julio Neves e Sérgio Amadeu na fatídica entrevista do Jô..."A INTERNET".

Pois é...a Internet é o local desprovido de monopólios e onde os monopólios não se propagam. Veja o ICQ ?? Dominava até pouquissimo tempo, hoje os números são bem equilibrados entre os concorrentes.

Nos sistemas de busca, quem não se lembra que o Altavista era o bam bam bam na época que era de propriedade da Digital Equipment (aka DEC), depois veio o Yahoo! e passou por cima deles e hoje o Google passou por cima do Yahoo!

E por aí vai.

Portanto.....não ao monopólio (nem precisa dizer que é do mal) !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de maiconfaria
Concordo, mas a ideia é: Concordo, mas a ideia é convencer.
As vezes a realidade nua e crua parece extremismo.
Temos que ir devagar, tentar convencer pela razão !

Abraço !
--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de frolic
Dependência Tecnológia: Um grande exemplo disso é a prisão em que se encontra o Governo Federal em relação a seus sistemas, por exemplo os que rodam em Adabas. Até pra aumentar o poder de processamento dos servidores onde roda a aplicação temos que pagar uma maior soma na licença.

Recentemente na licitação de produtos Office que a Receita pretende fazer próximo dia 30, que envolve mais de 40 milhões de reais, a justificativa dada é justamente essa:

"...há mais de 10 (dez) anos, as suas Unidades utilizam o pacote de aplicativos de escritório da Microsoft, denominado Microsoft Office."

"Para familiarizar o corpo funcional com essa tecnologia, foram ministrados vários treinamentos em todos os níveis organizacionais e em todas as ferramentas do pacote (Word, Excel, Power Point e Access), gerando uma cultura que hoje se traduz em um ganho de produtividade nas tarefas cotidianas."

Ou seja, o aprisionamento (adestramento) veio aos poucos. E criou a situação lamentável em que se encontra o Governo, de todas as esferas do poder.

Lutar contra e conscientizar sobre os perigos de tais acordos é essencial, para que um dia possamos nos libertar das amarras do monopólio que atrasam o desenvolvimento do paí
Comentário de popolony2k
Mas o comentário acima...: ...não foi uma exposição de uma discussão com a finalidade de convencimento da outra parte envolvida e sim um esclarecimento em apoio à mensagem original do autor desse post.

Tem meu apoio, mas quanto as melhores palavras a serem utilizadas no processo de evangelização dos usuários e entidades, concordo com vc que deve ser mais "ameno".


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004