Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux no caderno de informática da Folha

Desta vez não foi como destaque mas sim como fonte: o BR-Linux foi um dos sites consultados na matéria que elencou os destaques da web 2.0, juntamente com Techbits, Webinsider, PCForum e The Social Web, entre outros.



Os serviços dos sites da web 2.0 são ao mesmo tempo uma vantagem para os usuários de ambientes livres - por sua característica multiplataforma, ao menos na maioria - e um desafio para o licenciamento livre com cláusula de copyleft, uma vez que em geral seu código é usado sem ser redistribuído.

O resultado elencou os 18 sites da assim chamada web 2.0 que receberam mais de 1 voto entre os consultados pelo jornal. Destaco os que foram votados por mais do que 50% dos participantes: YouTube, Wikipédia, Flickr, Google Docs & Spreadsheets, Del.icio.us e Digg.

Segundo o blog da Folha, "a maioria dos votantes não quis nomear sites específicos como os piores da web 2.0; o único que teve dois votos nesse quesito foi o MySpace. Mas os participantes levantaram problemas importantes, como os sites que se dizem da web 2.0 e incorporam ferramentas como etiquetas, mas que não dão a mínima para a participação do usuário".

Ficou evidente também a quase ausência de destaque para sites brasileiros na lista (eu só votei em um, e ele não chegou ao ranking final), o que provavelmente reflete uma realidade que é similar à que eu vivo: a absoluta maioria dos serviços da web 2.0 que eu uso são internacionais, e quase todas as iniciativas nacionais nesta área de que eu ouço falar são mímicas de serviços internacionais de sucesso - com honrosas exceções, é claro.

A definição do que constitui exatamente o "fenômeno web 2.0", que para muitos é apenas mais uma buzzword, é uma questão que vou deixar em aberto ;-) Para mim, entretanto, os serviços desta categoria costumam se destacar por ter conteúdo produzido de forma difusa pelos próprios usuários, ênfase nas interconexões e promoção da colaboração.

Saiba mais (folha.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Quero parabenizar o ...: Oh.. O Br-Linux tá bem na fita... ;-)

Esses dias estava folheando a Folha de São Paulo, e no caderno de informática havia uma matéria sobre celulares. Achei muito legal quando apareceu, numa seção que falava ONDE encontrar aplicativos para os diferentes sistemas operacionais para estes aparelhos. E a recomendação do texto, para procurar no site http://br-linux.org.
Achei engraçado pelo fato de o site ser essencialmente um site de discussão e notícias, mas se tornou uma das maiores referências para quem procura bons aplicativos, até para celular!

Augusto Campos, você está realmente de parabéns.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
Essa eu não vi: Obrigado, Tenchi! Essa dos celulares eu não fiquei sabendo, senão teria postado por aqui ;-) Faz bem pro ego, claro, mas também acho legal porque pode trazer mais pessoas de fora do nosso círculo a conhecer o Linux por intermédio do site.
Comentário de Bruno Laturner
Web 2.0: O que é web 2.0?

Ummm, fora o buzzword, eu diria que sites web 2.0 são sites nos quais o conteúdo principal (aquele que aparece na página principal) dele é feito pelos usuários, e não por redatores escolhidos a dedo; que esse conteúdo chegue sem ou quase sem intervenção dos administradores do site; e que a própria comunidade se encarregue de gerenciar e policiar o site.

Acho que o BR-Linux.org tá mais para web 1.80. Quase lá.
Comentário de brain
BR-Linux e web 2.0: Bruno, tenho certeza de que o BR-Linux não integra diretamente o fenômeno da web 2.0. Mas eu não disse o contrário, e a Folha também não disse.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004