Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato da palestra de Eric Raymond no FISL

Sulamita Garcia (toskinha@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “No inicío de sua palestra, Eric Raymond avisa que não via sentido no propósito original da sua palestra. Nos três dias anteriores onde ele circulava no evento, por tudo que ouviu e por tudo que conversou com as pessoas, não haveria necessidade de repetir conceitos tão bem conhecidos. Então ele iria avançar no assunto e mostrar estratégias avançadas de divulgar o trabalho originado pela comunidade FOSS. Numa palestra que para o público técnico, o público que ja batalha nisto a anos, que desenvolve, que põe a grande roda do FOSS a funcionar, o sentimento durante a palestra era indescritível. Após a palestra, o sentimento era de alma lavada. Quando questionados sobre como foi a palestra, o único gesto capaz de traduzir a sensação foi ajoelhar e prestar reverencia a Eric Raymond.

Uma figura indescritível, que passou todos os dias de evento no meio dos grupos de usuários, esclarecendo, conversando, e segundo ele mesmo, aprendendo. E com a experiência de quem figura entre os grandes papas, mestres e dinossauros de todo este movimento, de facetas tão amplas e complexas, que infelizmente deixa de se apoiar ao inves de unir forças. A palestra começou dizendo porque a estratégia da Free Software Foundation era fraca. Nas palavras de Eric Raymond: 'É um discurso fraco. Se baseia no fato de 'Você deve compartilhar seu código porque isto faz de você uma boa pessoa. Não compartilhar seu código faz de você uma má pessoa. Você não quer ser uma má pessoa, quer? Bom, uma dica para vocês: isto não funciona. .... Open Source não é rival de Software Livre, é exatamente a mesma coisa, porém com um foco diferente...

Por exemplo, não adianta chegar para uma pessoa de negócios e dizer: 'Ei, você deve usar software livre porque isto é bom'. Para uma pessoa de negócios, você tem que dizer: 'Olha, o seu negócio é baseado neste software para ser controlado não? Bem, se você precisar de uma modificação, isto vai ser feito no seu cronograma ou no cronograma do seu vendedor de software? Se você precisar de uma atualização, isto vai ser de acordo com o seu cronograma e a sua receita ou de acordo com o seu vendedor de software? Você consegue ver o que este software está fazendo com os dados do seu negócio? Sabe exatamente como eles estão sendo manipulados? Então, eu acho qeu você não controla seu negócio: o vendedor do software é quem controla. Agora... você quer ter o controle?' Ovacionado, foi pra mim o ponto mais alto do evento.

Muitas pessoas tentam diminuir a importancia dele e das ideias dele com base em argumentos sobre outras idéias dele sobre assuntos diversos, usando aquelas conhecidas falácias e erros de raciocínio, usando a técnica de ataque pessoal ou argumento ad hominem, porém ignorar e descartar estas idéias é no mínimo ter uma mente muito limitada, e lutar contra um ideal maior do que egos e discursos. Aguardamos ansiosamente a divulgação da palestra, que também foi transmitida online e deve ser liberada logo pelo InfomediaTV, que colaborou em toda a transmissão do Forum.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pizza
Concordo plenament Eric Raymond disse tudo: Com certeza o ponto mais alto do evento, muito bom o resumo da Sulamita. Esta passagem do Eric ainda vai dar muito o que falar, surpreendeu muita gente, com certeza, mas com certeza abriu os olhos de muitos outros, se alguém contra esteve presente deve ter pensado: "puxa vida, esse cara mostrou o caminho, agora estamos ferrados.".

Comentário de Fuhr
Incrível: Veio, foi muito boa mesmo. É uma palestra que ninguém pode deixar de assistir. A parte em que o pessoal fez perguntas também foi algo. Afudê pah caraio!

Führ
Comentário de vmedina
Muito Legal!: Realmente, ele diz tudo.

Não adianta você querer dizer que é algo digno de ser feito, tem que mostrar que é a melhor coisa para o seu negócio!

Tem muita gente por aí que deveriam acompanhar isso para não serem chamados de demagogos.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de bogus
Vamos com calma...: A palestra foi muito boa mesmo, não há como negar a importância do Eric Raymond na comunidade FOSS e como foi muito bem dito é uma figura que merece todo respeito independente das idéias controversas que ele manifesta em outras áreas. Eric volte sempre!

Mas eu discordo de uma coisa, o melhor da palestra foi a pergunta do Alexandre Oliva, um dos maiores representantes do Brasil na comunidade FOSS, com contribuições para vários projetos e que já de longa data está engajado no movimento. Basicamente o Eric martelou durante boa parte de sua palestra que foco de abordagem deve ser não sobre os profissionais de TI mas sobre as pessoas que tomam decisões nas empresas e que estas em última instância tratariam de “impor
Comentário de nemesis
Eric Raymond...: ... o Stallman que deu certo! :P


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tiago Cruz
Eric: Eu gostei da palestra dele e talz, concordei com muita coisa e me abriu os olhos para outras que eu não tinha percebido antes dele.

Mas gostei mesmo é de ve-lo do Barba Azul zuando com a galera e encoxando a mulherada, hahahhahaha... aí sim, ele subiu no meu conceito ;)

Mas, a parte da "Não precisamos da GPL" foi a melhor! =)

http://linuxrapido.org

Comentário de nemesis
"Não precisamos da GPL": Considerando que boa parte dos projetos de software open-source bem sucedidos usam a GPL ao invés de licensas mais liberais, acredito que ele falou merda.

Por exemplo: Linux, MySQL, GCC, Qt, JBoss e muitos outros. Os únicos projetos open-source de grande relevância que me vêm a mente e que não usam a GPL são aqueles originários de grandes empresas que queriam de alguma forma impor seu controle e seus próprios termos à licensa: Mozilla, Eclipse, NetBeans, OpenOffice...

O Apache é algo à parte, assim como os BSDs e outros softwares relacionados com a cultura da Universidade de Berkeley ( como o PostgreSQL ), e surgiu bem antes de empresas começarem a se interessar por software open-source.

Eu acredito que licenciamento duplo sob a GPL e uma licensa comercial é um modelo bastante atrativo para empresas criarem uma comunidade em torno de seus produtos e também ter retorno financeiro...

O Raymond veio pro Brazil mais para comer bundas apetitosas do que para qualquer outra coisa. Depois da farra, fica difícil raciocinar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
não adianta tentar esconder a verdade...: ;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
Únicos?: Xfree / Xorg?
Comentário de nemesis
esses são tão antigos quant: esses são tão antigos quanto o Apache ou PostgreSQL que mencionei acima...

*edit* correção: o xorg é o fork moderno do XF86...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Sobre a palestra do ESR.: Tenho minhas restrições com relação ao que ele falou. Para não me repetir, vou passar e endereço de onde escrevi algumas coisas a respeito.

E é isso.

-- ofranja
Comentário de nemesis
nesse ponto...: ... não discordo de Raymond ou dos sábios conselhos de Sun Tzu ( The art of war ).

Se você está lutando pela sua sobrevivência, vale tudo, meu amigo. Inclusive golpes baixos.

Acha justo as campanhas multibilionárias de FUD da M$ e outras e a agressividade das patentes de software enquanto a comunidade do software livre fica assistindo a tudo impassível?

Vale tudo, desde que devidamente fundamentado. FUD sem fundamentos é estúpido, mas se fundamentada é ponto a favor.


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004