Sulamita Garcia (toskinha@gmail.com) enviou este
link e acrescentou:
No inicío de sua palestra, Eric Raymond avisa que não via sentido no propósito original da sua palestra. Nos três dias anteriores onde ele circulava no evento, por tudo que ouviu e por tudo que conversou com as pessoas, não haveria necessidade de repetir conceitos tão bem conhecidos. Então ele iria avançar no assunto e mostrar estratégias avançadas de divulgar o trabalho originado pela comunidade FOSS. Numa palestra que para o público técnico, o público que ja batalha nisto a anos, que desenvolve, que põe a grande roda do FOSS a funcionar, o sentimento durante a palestra era indescritível. Após a palestra, o sentimento era de alma lavada. Quando questionados sobre como foi a palestra, o único gesto capaz de traduzir a sensação foi ajoelhar e prestar reverencia a Eric Raymond.
Uma figura indescritível, que passou todos os dias de evento no meio dos grupos de usuários, esclarecendo, conversando, e segundo ele mesmo, aprendendo. E com a experiência de quem figura entre os grandes papas, mestres e dinossauros de todo este movimento, de facetas tão amplas e complexas, que infelizmente deixa de se apoiar ao inves de unir forças. A palestra começou dizendo porque a estratégia da Free Software Foundation era fraca. Nas palavras de Eric Raymond: 'É um discurso fraco. Se baseia no fato de 'Você deve compartilhar seu código porque isto faz de você uma boa pessoa. Não compartilhar seu código faz de você uma má pessoa. Você não quer ser uma má pessoa, quer? Bom, uma dica para vocês: isto não funciona. .... Open Source não é rival de Software Livre, é exatamente a mesma coisa, porém com um foco diferente...
Por exemplo, não adianta chegar para uma pessoa de negócios e dizer: 'Ei, você deve usar software livre porque isto é bom'. Para uma pessoa de negócios, você tem que dizer: 'Olha, o seu negócio é baseado neste software para ser controlado não? Bem, se você precisar de uma modificação, isto vai ser feito no seu cronograma ou no cronograma do seu vendedor de software? Se você precisar de uma atualização, isto vai ser de acordo com o seu cronograma e a sua receita ou de acordo com o seu vendedor de software? Você consegue ver o que este software está fazendo com os dados do seu negócio? Sabe exatamente como eles estão sendo manipulados? Então, eu acho qeu você não controla seu negócio: o vendedor do software é quem controla. Agora... você quer ter o controle?' Ovacionado, foi pra mim o ponto mais alto do evento.
Muitas pessoas tentam diminuir a importancia dele e das ideias dele com base em argumentos sobre outras idéias dele sobre assuntos diversos, usando aquelas conhecidas falácias e erros de raciocínio, usando a técnica de ataque pessoal ou argumento ad hominem, porém ignorar e descartar estas idéias é no mínimo ter uma mente muito limitada, e lutar contra um ideal maior do que egos e discursos. Aguardamos ansiosamente a divulgação da palestra, que também foi transmitida online e deve ser liberada logo pelo InfomediaTV, que colaborou em toda a transmissão do Forum.